Wikimedia Foundation elections/2021/Voting/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Voting and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

A eleição terminou em 31 agosto 2021. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no 7 setembro 2021. Por favor, considere enviar qualquer feedback sobre a eleição de 2021 na página de análise de pós-eleições.

As eleições do Conselho Diretor de 2021 vão de 18 de agosto de 2021 a 31 de agosto de 2021. Os membros da comunidade Wikimedia têm a oportunidade de eleger quatro candidatos para um mandato de três anos. Esta página contém instruções de votação, elegibilidade do eleitor e perguntas frequentes do eleitor.

Eleições para o Conselho 2021
Página principal
Candidatos
Informação de votação
Voto Único Transferível
Resultados
Discussões
Perguntas frequentes
Perguntas
Organização
Tradução
Documentação
Esta caixa : ver · discutir · editar

Votar

Se você está qualificado para votar:

  1. Leia as apresentações dos candidatos
  2. Revise a avaliação de habilidades feita pela diretoria existente
  3. Decida quais candidatos você apoiará.
  4. Vá para a página segura de votação.
  5. Siga as instruções dessa página.

Como votar

 
Um exemplo da interface de votação do SecurePoll que os eleitores verão.

Abaixo estão algumas informações úteis para garantir que sua experiência de votação ocorra sem problemas. Por favor, leia esta seção com atenção antes de votar.

  • Esta eleição está usando a metodologia Voto Único Transferível. Uma explicação do processo de cálculo pode ser encontrada aqui.
  • Na página de votação, o eleitor verá uma sequência de caixas suspensas. O eleitor classificará os candidatos de “Preferência 1” (mais preferida) a “Preferência 19” (menos preferida).
  • A partir do topo, o eleitor começará a classificar os candidatos que considera mais adequados para serem eleitos. Os candidatos que o eleitor acredita serem os menos adequados devem ser marcados no final da lista.
  • O eleitor pode parar de classificar os candidatos a qualquer momento durante o processo de votação. Por exemplo, de 19 candidatos, o eleitor pode apenas classificar os 6 primeiros e não classificar os 13 restantes.
  • Os candidatos precisam ser classificados sem pular os números intermediários. Pular números resultará em erro. Por exemplo:
Preferência um: Susan
Preferência dois: (em branco)
Preferência três: Joseph
Isso não é permitido. A preferência três não pode ser adicionada sem adicionar a preferência dois.
  • Um eleitor não pode classificar o mesmo candidato várias vezes. Classificar o mesmo candidato várias vezes resultará em erro. Por exemplo:
Preferência um: Susan
Preferência dois: Susan
Preferência três: Joseph
Isso não é permitido. A candidata Susan foi avaliada duas vezes.
  • As pessoas podem votar novamente na eleição. Isto substituirá o voto anterior. Elas podem fazer isso quantas vezes quiserem.

Exemplo de Votação e Melhores Práticas

Houve algumas perguntas sobre a votação e como funciona a classificação dos candidatos. Aqui está uma breve explicação. O Voto Único Transferível ajuda a classificar as preferências para você poder compartilhar mais de uma escolha com o seu voto. Vamos usar as cores das camisas como exemplo desta vez.

Seu empregador está encomendando camisas para todos os funcionários e você precisa escolher uma cor de camisa. Seu empregador pedirá as mesmas duas cores de camisas para todos. Eles decidem permitir que todos votem. As cores das camisas são:

  • Amarelo
  • Azul
  • Laranja
  • Verde

Você absolutamente ama a cor azul! Verde é sua próxima cor favorita. O amarelo é uma cor fina. Laranja não é uma cor boa para você. Você não gosta da cor laranja.

Here is how you should vote:

  • Azul
  • Verde
  • Amarelo

Mas você não deve classificar laranja de forma alguma.

Aqui está o por quê

Azul é a cor da camisa que você absolutamente deseja usar. Uma camisa verde é sua próxima preferência, e você ficaria bem com uma camisa amarela. Você não ficaria nada feliz em usar uma camisa laranja.

O que acontece se você adicionar laranja ao seu voto:

Você tem mais chance de acabar vestindo uma camisa laranja.

Aqui está o por quê

Se outras pessoas votarem e elas classificarem as camisas laranja mais altas do que as azuis, verdes ou amarelas, seu voto pode ir para a laranja. Se você não votar no laranja, nenhum voto seu poderá ir para o laranja. Votar em laranja aumenta a chance de seu empregador pedir camisetas laranja.

Como isso se relaciona com a eleição do Conselho Diretor?

Vote nos candidatos que você deseja incluir no Conselho na ordem de sua preferência. Não classifique candidatos que você não deseja incluir no Conselho. Classifique apenas os candidatos que gostaria de ver no Conselho Diretor da Fundação Wikimedia.

Agora que você sabe disso, deseja alterar seu voto? Sem problemas. Os eleitores podem votar novamente e esta nova votação substituirá a votação anterior.

Elegibilidade para votação

A elegibilidade para voto é definida pelo Comitê Eleitoral. Entre em contato com o Comitê Eleitoral por e-mail em board-elections wikimedia org até 27 de agosto de 2021 se você não puder votar, mas acredita que deveria poder com base nos critérios listados.

Editores

Você pode votar através de qualquer conta registrada que você possua em uma wiki da Wikimedia. Você só pode votar uma vez, independentemente de quantas contas você possui. Para se qualificar, esta conta deve:

  • ser bloqueado em não mais do que um projeto;
  • e não ser um robô;
  • e ter realizado pelo menos 300 edições antes de 5 de julho de 2021 nas wikis da Wikimedia;
  • e ter realizado pelo menos 20 edições entre 5 de janeiro de 2021 e 5 de julho de 2021.

A ferramenta AccountEligibility pode ser usada para verificar rapidamente a elegibilidade de votação básica do editor.

Desenvolvedores

Os desenvolvedores se qualificam para votar se:

  • são administradores de servidor Wikimedia com acesso shell
  • ou realizaram pelo menos uma commit mesclada a qualquer repositório da Wikimedia no Gerrit, entre 5 de janeiro de 2021 e 5 de julho de 2021.

Critérios adicionais

  • ou ter feito pelo menos um compromisso mesclado com qualquer repositório em nonwmf-extensions ou nonwmf-skins, entre 5 de janeiro de 2021 e 5 de julho de 2021.
  • ou fez pelo menos um commit mesclado em qualquer repositório de ferramentas da Wikimedia (por exemplo: magnustools) entre 5 de janeiro de 2021 e 5 de julho de 2021.
  • ou fez pelo menos 300 edições antes de 5 de julho de 2021 e 20 edições entre 5 de janeiro de 2021 e 5 de julho de 2021, no Translatewiki.
  • ou mantenedores/contribuintes de quaisquer ferramentas, bots, scripts de usuário, gadgets e módulos Lua nos wikis da Wikimedia.
  • ou tenham se envolvido substancialmente no projeto e/ou revisão de processos de desenvolvimento técnico relacionados à Wikimedia.

Nota: Se você atender aos critérios principais, poderá votar imediatamente. Devido às limitações técnicas do SecurePoll, as pessoas que atendem aos critérios adicionais podem não ser capazes de votar diretamente, a menos que atendam a qualquer um dos outros critérios. Se você acha que atende aos critérios adicionais, envie um e-mail para board-elections wikimedia org com o raciocínio pelo menos quatro dias antes da última data de votação, ou seja, em ou antes de 13 de agosto de 2021. Se você atender aos critérios, iremos adicioná-lo a uma lista manual, para ser capaz de votar.

Funcionários e contratados da Fundação Wikimedia

Os atuais funcionários e contratados da Fundação Wikimedia podem votar se tiverem sido empregados pela Fundação em 5 de julho de 2021.

Funcionários e contratados dos afiliados do movimento Wikimedia

O atual Capítulo da Wikimedia, organização temática ou equipe de grupo de usuários e contratados podem votar se tiverem sido empregados por sua organização em 5 de julho de 2021.

Membros do conselho da Fundação Wikimedia, membros do conselho consultivo, membros do comitê da FDC

Membros atuais e antigos do Conselho Diretor da Fundação Wikimedia, do Conselho Consultivo da Fundação Wikimedia e do Comitê de Disseminação de Fundos estão qualificados para votar.

Voto único transferível

Este sistema de votação permite que os eleitores classifiquem os candidatos. A vantagem disso é que os eleitores podem classificar suas escolhas em ordem de preferência. Isso ajuda a compartilhar suas preferências com mais clareza do que apoiar ou se opor. Se o candidato de sua escolha já tiver votos suficientes para ser selecionado, seu voto será movido para o seu candidato de segunda escolha. Se o candidato de sua primeira escolha não vencer, seu voto será movido para o seu candidato de segunda escolha. E assim por diante.

SecurePoll foi atualizado para este sistema de votação. Voto único transferível manso com cota Droop é o sistema específico usado.

Perguntas frequentes sobre votação

1. Como posso verificar minha elegibilidade?

Os editores podem utilizar a ferramenta AccountEligibility para verificar a elegibilidade na eleição atual. A página de informações da conta global está disponível para aprender mais sobre a sua contagem de edições e histórico de contribuições.

2. Como são definidos os requisitos de elegibilidade?

O Comitê Eleitoral define os requisitos de elegibilidade antes do início da eleição.

3. O eleitor elegível não pode votar

Você pode receber uma mensagem: "Sorry, you are not in the predetermined list of users authorized to vote in this election." ("Desculpe, você não está na lista pré-determinada de usuários autorizados a votar nesta eleição.")

Soluções

  1. Certifique-se de estar logado.
  2. Certifique-se de que está votando no Meta, você pode usar este link para ir para a página inicial de votação.
  3. Se você é um desenvolvedor, membro da equipe da Fundação Wikimedia ou membro do Conselho Consultivo, o Comitê Eleitoral pode não ter conseguido identificá-lo com um nome de usuário específico. Você deve entrar em contato com board-elections wikimedia org para ser adicionado à lista.
  4. Se você ainda não consegue votar e acredita que deveria poder deixar uma mensagem na página de discussão das eleições ou entre em contato com o Comitê de Eleições em board-elections wikimedia org. Uma resposta deve ser enviada dentro de 72 horas.

4. Não consigo entrar no VoteWiki

Você não precisa entrar no VoteWiki para votar. Se você vir a votação secreta, o SecurePoll o identificou com sucesso. Por razões de segurança, apenas um número limitado de contas são registradas no VoteWiki.

5. Alguém consegue ver em quem votei?

Não, a eleição é segura. A eleição usa o software SecurePoll. Os votos são secretos. Ninguém do Comitê Eleitoral, da Diretoria ou qualquer membro da equipe da Fundação Wikimedia tem acesso a eles. Um membro da equipe Confiança & Segurança da Fundação Wikimedia possui a chave de criptografia para a eleição. Uma vez que a chave é ativada, a eleição é interrompida.

6. Que dados são coletados sobre os eleitores?

Alguns dados de identificação pessoal dos eleitores podem ser visualizados por algumas pessoas selecionadas que auditam e contabilizam a eleição (o Comitê Eleitoral). Isso inclui o endereço IP e o agente do usuário. Esses dados são excluídos automaticamente 90 dias após a eleição.

7. Como esses dados serão usados?

As métricas sobre esta eleição serão resumidas nas páginas de eleição do Conselho Diretor no Meta e no relatório Pós-Análise da eleição de 2021 do Conselho Diretor. Nenhuma informação de identificação pessoal será publicada. Essas informações de identificação pessoal podem ser usadas para determinar o número de eleitores independentes e a distribuição global dos eleitores.

8. When I vote, I see no acknowledgement that the vote was received, and an automated message appears saying that I need to be logged in to vote. What is happening?

You do not need to log into votewiki to vote. This error is likely a caching issue. We apologise for this hassle: please try to vote again at https://meta.wikimedia.org/wiki/Special:SecurePoll/vote/Wikimedia_Foundation_Board_Elections_2021 This should prompt you with a message saying "The vote will be conducted on a central wiki. Please click the button below to be transferred." Clicking on the button will send you to the voting server and should allow you to vote.

Also note that you are free to assign or change your voting preferences as many times as you like. Only one vote per user will be stored, and the system will simply replace your old vote(s) with the new one, and discard any previous vote(s).

When your voting process is complete, a receipt is displayed on your screen, which you may retain as evidence that you have voted.

9. How is the voting system safeguarded from users entering multiple votes?

Only one vote per user is stored on the system. You are free to assign or change your voting preferences as many times as you like. The system will simply replace your old vote(s) with the new one, and discard any previous vote(s).

8. Outra questão não mencionada aqui

Para erros técnicos ou de sistema de votação, envie um e-mail para board-elections wikimedia org. Especifique o nome de usuário com o qual está tentando votar e o projeto no qual está tentando votar. Um membro da comissão eleitoral responderá ao seu e-mail assim que possível.