Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Dariusz Jemielniak/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Dariusz Jemielniak and the translation is 87% complete.
Outdated translations are marked like this.

Dariusz Jemielniak

Dariusz Jemielniak (ele) (pundit)

pundit (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
Dariusz Jemielniak
Candidate video statement
  • Pessoal:
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2007
    • Atividade nas Wikis: plwiki, enwiki, Commons
Declaração (Não mais que 450 palavras) Faço parte da diretoria da WMF desde 2015. O trabalho da Diretoria sugou todo o meu tempo de wiki e muito mais. É frustrante, difícil e duro. Ainda assim, também acho fascinante, acredito que sou bom nisso, e dada a rápida expansão do Conselho este ano, bem como o fato de que sou o único curador que concorre à reeleição, acho que é importante que eu concorra para meu último mandato, para dar continuidade e também supervisão com experiência, pois compreender a forma como os conselhos funcionam realmente leva tempo.

Sobre mim: Servi como administrador, burocrata, verificador, steward, ombudsman e como presidente do Comitê de Difusão de Fundos. No meu trabalho diário, sou professor (integral) de administração, professor de faculdade no Berkman Klein Center for Internet & Society em Harvard e estudo colaboração on-line. Eu escrevi Conhecimento Comum? (2014, Stanford Uni Press), a primeira etnografia da Wikipédia, assim como recentemente Collaborative Society (MIT Press). Você pode ler em Wired sobre porque eu acho que Wikipedia é um RPG massivo ;) Eu sirvo em duas outras diretorias e tenho experiência em consultoria estratégica. Sou feminista e defensor dos direitos LGBTQ: Sou conselheiro da Women's Strike e tenho servido no comitê honorário da Parada do Orgulho na Polônia por muitos anos. Meu formulário de auto-avaliação do Comitê Diretor está disponível aqui.

Sobre meus objetivos: Se eu for reeleito, espero continuar os objetivos que comecei. Minhas maiores esperanças para o termo incluem: o sucesso na incorporação de novos curadores e do novo CEO (a quem ajudo a procurar), assegurando que a WMF desenvolva melhores procedimentos para ouvir as comunidades (embora eu goste de pensar que já tenha melhorado muito), assegurando que sejamos capazes de desenvolver ferramentas para o retorno (feedback) agregado da comunidade, assegurando que os afiliados tenham um papel claro e importante no ecossistema, e crescer à medida que a Fundação cresce (também, assegurando que o crescimento não seja o objetivo em si mesmo). Meus grandes sonhos são combater o assédio e a desinformação (um campo no qual sou especialista, já que atualmente administro 3 bolsas de pesquisa com um orçamento próximo a 2,5 milhões de dólares), reduzir a lacuna regional e de gênero, bem como desenvolver treinamento em liderança e estratégia dentro de nosso movimento - minha esperança idealista é que dentro de alguns anos possamos desenvolver internamente a capacidade para a maioria dos cargos de liderança organizacional, e talvez possamos até ter um programa estruturado com um certificado, que as pessoas poderiam usar para seu trabalho diário, já que nossos voluntários merecem ser retribuídos. Finalmente, espero que nós, tanto como Fundação quanto como movimento, possamos começar a olhar mais para o exterior e nos preparar para os desafios tecnológicos vindouros (tais como a revolução AR).

Top 3 prioridades do Conselho 1. Terminar a reforma da governança e a integração,

2. Enfrentar a desinformação e outros novos desafios tecnológicos;

3. Solidificar a governança e o financiamento do movimento, incluindo o Sul Global.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento 1. desenvolvimento da liderança (especialmente em regiões menos representadas);

2.escuta à audiências mais amplas e vozes menos ouvidas e asfixiadas;

3. Melhorar a governança e a colaboração entre a Fundação e os afiliados (e fazer uma divisão mais clara de responsabilidades).

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:15, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 22:46, 28 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

'Mais de 10 anos: Sou Wikimedista desde 2007. Servi nas funções de administrador, burocrata, verificador, ombudsman, steward e presidente da FDC (por três mandatos), entre outros.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

Mais de 10 anos: tenho servido o Conselho da WMF desde 2015. Sou fiduciário e vice-presidente da Escola S.A., uma empresa de capital aberto na Polônia (líder no desenvolvimento de aplicativos móveis). Também fiz parte da diretoria do Copernicus Science Center (com 1 milhão de visitantes por ano) desde 2011.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Eu não tenho experiência executiva nesta escala. No entanto, tenho experiência executiva. Atualmente dirijo um departamento universitário com 20 pessoas e sozinho decido sobre um orçamento de pesquisa de ~2,5 milhões de dólares. Fundei, escalei e vendi ling.pl (o maior dicionário on-line da Polônia, com 15 milhões de visualizações mensais no topo). Fui co-fundador da InstaLing, uma plataforma educacional utilizada atualmente por mais de 220 mil estudantes semanais, onde lidero uma equipe de 15 pessoas. 1998-2004 eu também fui ED de uma ONG (Collegium Invisibile, da Rede Soros) com um orçamento anual de aproximadamente 65 mil dólares.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

Mais de 10 anos: Eu consulto sobre estratégia profissionalmente e atualmente sou um estrategista comunitário chefe na Foap, uma empresa com 3 milhões de usuários que visa fazer com que os criadores de conteúdo recebam uma parte mais justa dos royalties. Como professor de administração, tive vários compromissos de longo prazo nas melhores escolas, incluindo a Universidade Cornell, Berkeley, MIT ou Harvard (onde atualmente sou docente no Berkman-Klein Center for Internet and Society). Eu sirvo como conselheiro para Women's Strike, um movimento polonês que combate as limitações das leis reprodutivas draconianas (as mais rígidas da UE). Também fiz parte do comitê honorário da Parada do Orgulho Polonês por muitos anos.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Em parte: sou um CIS branco, um homem heterossexual, o que já me coloca em um grupo altamente privilegiado no mundo inteiro, sem qualquer dúvida. No entanto, por muitos anos vivi por cerca de 20 dólares por mês, não podia viajar (ainda me lembro da primeira vez que voei de avião e fui para um país ocidental, já como adulto... Os cheiros, as cores - me chocaram :) Só quando estava muito acima dos 30 anos é que deixei de tratar todos os ocidentais como mais inteligentes e melhor educados por padrão...) e venho de uma região historicamente raramente representada nas estruturas do poder.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Sim: Minha casa é na Polônia, e também vivi por mais de 2 anos nos EUA e na Dinamarca.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Sim (polonês)

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Sim: Cresci na Polônia comunista. Tive que observar constantemente o que eu dizia para não colocar meus pais na cadeia e sei o que é censura real (também, sou muito bom em ler conversa fiada, seja RP corporativa ou propaganda estatal). De forma deprimente o suficiente, meu país hoje está resvalando novamente para um regime autoritário.