Pesquisa de desejos comunitários 2017

This page is a translated version of the page Community Wishlist Survey 2017 and the translation is 100% complete.

A pesquisa de desejos da comunidade 2017 se encerrou…

Total: 214 propostas, 1137 contribuidores, 6613 votos a favor

Ver proposta aleatória

 

  • Envio, discussão e revisão das propostas: 6 a 20 de novembro de 2017
  • Revisão e organização das propostas pela comunidade técnica: 20 a 26 de novembro
  • Votação para as propostas: 27 de novembro a 11 de dezembro
  • Publicação dos resultados: 15 de dezembro
  • Triagem e análise dos desejos mais votados feitas pela equipe da Comunidade Técnica: fim de dezembro
  • Apresentação da análise inicial: início de janeiro de 2018
  • Trabalho nos desejos: janeiro – dezembro de 2018!
 

A equipe da comunidade técnica é uma equipe da Fundação Wikimedia focada nas necessidades de colaboradores ativos da Wikimedia de ferramentas aprimoradas de curadoria e moderação. Os projetos nos quais trabalhamos principalmente são decididos pela comunidade da Wikimedia, através da pesquisa anual de desejos da mesma.

Uma vez por ano, os contribuidores ativos da Wikimedia podem enviar propostas de recursos e correções nas quais você gostaria que nossa equipe trabalhasse. Depois de duas semanas, você pode votar nas ideias que mais lhe interessam.

Esse tipo de pesquisa foi desenvolvido pela equipe de desejos técnicos da Wikimedia Alemanha, a mesma que organizou uma pesquisa de desejos na Wikipédia alemã. O processo internacional de desejos é auxiliado pela equipe de colaboração técnica.

Esta é a nossa terceira pesquisa anual de lista de desejos da comunidade. Veja 2016 Community Wishlist Survey/Status report 1 para as últimas informações sobre os desejos do ano passado!

 

Uma quantidade razoável! Aqui está o estado do andamento de nosso trabalho até agora neste ano:

 
O mascote da comunidade técnica: um cão vestindo um gorro de natal.

A fase de propostas é durante as primeiras duas semanas da pesquisa.

Na fase de propostas, colaboradores de todos os projetos e idiomas podem enviar propostas de recursos e correções que gostariam de ver em 2017. As propostas podem ser submetidas em qualquer idioma. Se você enviar uma proposta em um idioma diferente do inglês, tentaremos traduzi-la para que todos possam ler e votar nela com mais facilidade.

As propostas devem ser tarefas discretas e bem definidas que beneficiarão diretamente os colaboradores ativos da Wikimedia. As propostas devem responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o problema que você quer resolver?
  • Quais usuários são afetados? (editores, administradores, editores do Wikisource, etc.)
  • Como esse problema está sendo resolvido agora?
  • Quais são as soluções propostas? (se houver alguma ideia)

Sua proposta deve ser o mais específica possível, especialmente na declaração do problema. Não diga apenas que “(característica x) está desatualizada”, “precisa ser melhorada” ou “tem muitos erros”. Isso não é informação suficiente para descobrir o que precisa ser feito. Uma boa proposta explica exatamente qual é o problema e quem é afetado por ele. Tudo bem se você não tem uma solução específica para propor, ou se você tem algumas soluções possíveis e você não sabe qual é o melhor.

O envio de uma proposta é apenas o começo do processo. A fase de propostas (de duas semanas) é um momento em que a comunidade pode colaborativamente trabalhar em uma proposta que apresente a ideia de uma maneira que provavelmente terá sucesso na fase de votação. Quando uma proposta é enviada, todos são convidados a comentar sobre essa proposta e a ajudar a torná-la melhor, fazendo perguntas e sugerindo alterações. Propostas semelhantes podem ser combinadas; propostas muito amplas devem ser divididas em ideias mais específicas. O objetivo é criar a melhor proposta possível para a fase de votação.

A pessoa que envia uma proposta deve manter-se ativa na discussão e ajudar a fazer mudanças ao longo do caminho. Por isso, vamos limitar as propostas a três por conta. Se você postar mais de três propostas, pediremos que você reduza para três. Traga suas melhores ideias!

Da mesma forma, apenas usuários registrados podem fazer propostas para garantir que eles possam acompanhar a discussão e responder a perguntas. Assim como na votação, você deve ser um editor ativo em pelo menos um projeto da Wikimedia. Se você não atender a esses critérios, ou tiver atingido o limite de sua proposta, mas tiver mais ideias, poderá procurar outros usuários para adotar suas propostas.

Mais uma observação: propostas que exigem a remoção ou desativação de um recurso no qual uma equipe de produto da WMF trabalhou estão fora do escopo possível da comunidade técnica. Eles não estarão na fase de votação.

 

Sim, definitivamente há propostas de valor que não conseguiram apoio o suficiente no ano passado e merecem uma segunda chance.

Se você decidir copiar uma proposta da pesquisa antiga na nova, esperamos que você “adote” a proposta – o que significa que você terá que participar ativamente da discussão sobre ela e deve estar disposto a fazer mudanças para que ela se torne uma ideia mais forte para a fase de votação. Como dissemos acima, há um limite de três propostas por pessoa, e postar uma proposta do ano anterior conta.

É útil se você postar um link para a discussão anterior, mas por favor não copie os votos e a discussão do ano passado. Se há bons pontos que pessoas escreveram nas discussões de outrora, inclua as sugestões ou avisos na nova proposta.

 

Após a fase de propostas, fazemos uma pausa para analisar as propostas antes do começo da fase de votação.

Todos os colaboradores ativos podem revisar e votar nas propostas que desejam apoiar. Você pode votar em quantas propostas diferentes quiser. Para garantir uma votação justa, apenas os usuários registrados podem votar, e os votos de novas contas podem ser removidos.

Os únicos votos que são contabilizados são os votos a favor. A lista final de desejos será ordenada pelo maior número de votos a favor. Se você está fazendo uma proposta, um voto de apoio seu já é automaticamente computado para a mesma.

Entretanto, discussões ativas são encorajadas durante a fase de votação. Se você quiser postar um voto contra ou neutro em um comentário, sinta-se livre. Essas discussões podem ajudar pessoas a se decidirem se querem votar nas propostas. Elas também proporcionam informações úteis para guiar o trabalho que acontecerá durante o ano.

Uma quantidade razoável de cross-posting é aceitável. Você tem a oportunidade de vender a sua ideia para quantas pessoas você conseguir alcançar. Sinta-se livre para procurar outras pessoas em seu projeto, WikiProjeto ou grupo de usuários. Obviamente, isso não deve envolver sockpuppets, ou importurnar pessoas para votar ou mudar seus votos. Mas uma campanha de votação de boa-fé é aceita.

 

É comum que a maioria das propostas que acabam virando as 10 principais sejam para os maiores projetos – as grandes Wikipédias e o Commons. Há muitos grupos e projetos menores que não têm “poder de voto” suficiente para impulsionar suas propostas para as 10 principais, mas que estão fazendo um trabalho importante para o nosso movimento.

Nossa equipe tem o compromisso de trabalhar em projetos que ajudam grupos menores, incluindo organizadores de campanhas e programas, participantes do GLAM, projetos menores como o Wikisource e o Wikcionário, e stewards e verificadores de contas.

É importante ter propostas de projetos menores na pesquisa de desejos – isso ajuda a nossa equipe e a Fundação Wikimedia a saberem amplamente o que as pessoas de grupos menores precisam. Então sim, por favor, venha e poste suas propostas, mesmo que você não pense que entrarão nas 10 principais!

Nossa equipe tem um compromisso para trabalhar em projetos que ajudam grupos pequenos, incluindo organizadores de programas e campanhas, participantes GLAM, pequenos projetos como Wikisource e Wikdicionário, administradores e CheckUsers. Aqui estão alguns projetos em que trabalhamos em 2017:

 

As classificações de votos de suporte criam um backlog priorizado de desejos e a equipe de tecnologia da comunidade é responsável por avaliar e atender aos desejos populares. Para fazer isso, a Comunidade Técnica investiga todos os desejos principais e analisamos os fatores de risco técnicos e sociais/de política.Os votos Discordo e Neutro são muito úteis para levantar potenciais desvantagens. Para desejos controversos, a Comunidade Técnica equilibra a votação com uma revisão mais baseada no consenso.

Por exemplo, isso funcionou na pesquisa de 2015: O desejo de "adicionar uma lista de observação do usuário" recebeu muitos votos, mas também alguns votos sinceros de oposição. A Comunidade Técnica ouve todos os lados e tomamos uma decisão se devemos prosseguir com o projeto ou não.

 
Todo cão que usa um chapéu de natal trabalha para a comunidade técnica.

…em vez de atender a outras propostas mais antigas?

A principal razão pela qual estamos fazendo da pesquisa um evento anual é que queremos incluir mais pessoas! Mais pessoas conhecem a equipe e a pesquisa agora, e depois de um ano em que muitos dos principais desejos foram concluídos, esperamos que as pessoas fiquem ainda mais interessadas e entusiasmadas com a participação. Queremos dar a todos a chance de trazer novas ideias.

Também queremos ter certeza de que ideias mais antigas ainda são desejadas. Conforme o software evolui, as necessidades do usuário também evoluem. Às vezes, um desejo muito bom do ano passado não é mais tão importante ou a descrição simplesmente ficou desatualizada. Realizar a pesquisa anualmente ajuda a reconfirmar as necessidades da comunidade.

Se há desejos da pesquisa do ano passado que você acha que merecem outra chance, veja “[[Posso reenviar uma proposta de pesquisas anteriores?|Posso reenviar uma proposta de pesquisas anteriores?]]” acima.