Pesquisa de Desejos da Comunidade de 2015

This page is a translated version of the page Community Wishlist Survey 2015 and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

A Pesquisa de Desejos da Comunidade de 2015 terminou, e agora a equipe da Comunidade Técnica começa a trabalhar nos 10 recursos e correções principais.

Em novembro e dezembro de 2015, convidamos colaboradores de todos os projetos da Wikimedia para que enviassem propostas sobre no que gostariam de ver a equipe da Comunidade Técnica trabalhando pelo propósito de melhorar ou produzir ferramentas de curadoria e moderação para colaboradores ativos.

634 pessoas participaram da pesquisa, onde propuseram, discutiram e votaram em 107 ideias. Houve um período de duas semanas em novembro para enviar e endossar as propostas, seguido por duas semanas de votação. As 10 propostas principais com o maior número de votos a favor se tornaram os principais projetos da equipe da Comunidade Técnica para avaliar e solucionar.

Os 10 desejos principais

Todas as ligações nessa seção estão em inglês.

  1. Migrar ligações inativas aos arquivos (111 votos a favor) - notas
  2. Tela de comparação de diferenças melhorada (104) - notas
  3. Repositório central global para predefinições, gadgets e módulos Lua (87) - notas
  4. Lista de páginas vigiadas global (84) - notas
  5. Classificação por ordem numérica em categorias (84) - notas
  6. Permitir categorias em todos os idiomas no Commons (78) - notas
  7. Ferramenta de Estatísticas de Visualizações de Página (70) - notas
  8. Páginas Usuário Discussão globais (66) - notas
  9. Melhorar o robô de detecção de plágios (63) - notas
  10. Adicionar uma lista de usuários vigiados (62) - notas

Você pode conferir a lista inteira com ligações a todas as propostas e ao Phabricator nesta página: Community Wishlist Survey 2015/Results.

O que acontece a partir de agora?

O próximo passo será a avaliação preliminar das 10 principais pela equipe e entender o que está envolvido. Precisamos ter uma definição clara do problema e da solução propostos, e começar a entender os desafios técnicos, de concepção e comunitários para cada um. Estaremos discutindo sobre a avaliação preliminar no Encontro de Desenvolvedores da Wikimedia de 2016 na primeira semana de janeiro, e então publicaremos um relatório de progresso após o encontro.

Alguns dos 10 desejos principais parecem relativamente simples, e poderemos começar a trabalhar neles no ano novo. Alguns desejos precisarão de muita investigação e discussão com outros desenvolvedores, equipes de produto, designers e membros da comunidade. Pode ser que haja alguns muito complexos ou difíceis de serem feitos.

Nossa análise terá em conta os seguintes fatores:

  • Apoio: apoio geral da proposta, incluindo as discussões na página da pesquisa. Isto tomará em conta os votos neutros e contra. Algumas destas ideias também têm um histórico rico de discussões nas wikis e no Phabricator. Para alguns desejos, precisaremos de mais discussões entre a comunidade para ajudar a definir o problema e aceitar as soluções propostas;
  • Viabilidade: quanto trabalho é envolvido, incluindo bloqueadores e dependências existentes;
  • Impacto: avaliar quantos projetos e colaboradores serão beneficiados, sendo uma solução a longo prazo ou uma correção temporária, e a melhora na produtividade e felicidade geral dos colaboradores; e
  • Risco: potenciais inconvenientes, conflito com o trabalho de outros desenvolvedores e efeitos negativos em algum grupo de colaboradores.

Nosso plano para 2016 é completar todos os desejos principais possíveis. Para os que não consigamos, estaremos responsáveis por investigá-los completamente e relatar a análise.

Por tanto, haverá séries de experimentos ao longo do ano, onde apresentaremos o estado atual dos 10 desejos principais. A primeira apresentação será no Encontro de Desenvolvedores da Wikimedia na primeira semana de janeiro. Estamos planejando discutir sobre a avaliação preliminar lá, e então compartilhá-la mais amplamente.

Caso tenha ansiedade em seguir o todo o processo enquanto avançamos, estaremos documentando e mantendo notas em dois lugares (ambos em inglês):

O que acontece com as outras 97 propostas?

Houveram várias propostas boas e importantes que não obtiveram tantos votos de apoio, e tenho certeza que todos tinham pelo menos uma proposta que queriam que fosse realizada. Novamente, a lista inteira está aqui: 2015 Community Wishlist Survey/Results (em inglês).

Discutiremos com as outras equipes de produto da Wikimedia para ver se podem se encarregar de algumas ideias que a comunidade expressou interesse. Também trabalharemos com a equipe de Relações de Desenvolvedores para ver se alguns desenvolvedores voluntários podem se encarregar delas.

Também é possível que a Comunidade Técnica possa se encarregar de uma proposta de pequena escala e bem definida abaixo das 10 principais, caso não interferir com nosso compromisso com os 10 desejos principais.

Portanto, há muito trabalho pela frente, e urra, temos um ano inteiro para realizá-los. Se este processo fizer sucesso, então planejaremos outra pesquisa no final de 2016, para dar mais oportunidades de pessoas participarem e trazerem mais ideias geniais.

Para todos que propuseram, endossaram, discutiram, debateram e votaram na pesquisa, assim como para todos que nos disseram coisas agradáveis recentemente: muito obrigado por saírem e apoiarem o desenvolvimento de recursos “ao vivo”. Estamos ansiosos pelo trabalho que teremos pela frente.

Também gostaríamos de agradecer a equipe da Comunidade Técnica (Technischer Communitybedarf) da Wikimedia Alemanha — eles que deram a ideia de todo este processo de pesquisa e estiveram trabalhando com sucesso em vários desejos da comunidade desde sua primeira pesquisa em 2013.

Adicione Community Tech/News (em inglês) à sua lista de páginas vigiadas para anúncios futuros da Comunidade Técnica!

Arquivos

Veja todas as propostas e discussões da pesquisa nas seguintes páginas:

Propostas fechadas

As propostas fechadas foram movidas à página 2015 Community Wishlist Survey/Archive (em inglês).

Ver também