Pesquisa de Desejos da Comunidade de 2015

This page is a translated version of the page Community Wishlist Survey 2015 and the translation is 57% complete.
Outdated translations are marked like this.

A Pesquisa de Desejos da Comunidade de 2015 terminou, e agora a equipe da Comunidade Técnica começa a trabalhar nos 10 recursos e correções principais.

Em novembro e dezembro de 2015, convidamos colaboradores de todos os projetos da Wikimedia para que enviassem propostas sobre no que gostariam de ver a equipe da Comunidade Técnica trabalhando pelo propósito de melhorar ou produzir ferramentas de curadoria e moderação para colaboradores ativos.

634 pessoas participaram da pesquisa, na qual proporam, discutiram e votaram em 107 ideias. Houve um período de duas semanas em novembro para enviar e endossar as propostas, seguido por duas semanas de votação. As 10 propostas principais com o maior número de votos a favor se tornaram os principais projetos da equipe da Comunidade Técnica para avaliar e endereçar.

Os 10 desejos principais

  1. Migrar ligações inativas à Wayback Machine (111 votos a favor)
  2. Tela de comparação de diferenças melhorada (104)
  3. Repositório central global para predefinições, gadgets e módulos Lua (87)
  4. Classificação por ordem numérica em categorias (84)
  5. Lista de páginas vigiadas global (84)
  6. Permitir categorias em todos os idiomas no Commons (78)
  7. Ferramenta de Estatísticas de Visualizações de Página (70)
  8. Páginas Usuário Discussão globais (66)
  9. Melhorar o robô de "detecção de copiar-colar" (63)
  10. Adicionar uma lista de usuários vigiados (62)

Você pode conferir a lista inteira com ligações a todas as propostas e ao Phabricator nesta página: 2015 Community Wishlist Survey/Results (em inglês).

=então o que acontece agora?

O próximo passo será a avaliação preliminar das 10 principais pela equipe e entender o que está envolvido. Precisamos ter uma definição clara do problema e da solução propostos, e começar a entender os desafios técnicos, de concepção e comunitários para cada um. Estaremos discutindo sobre a avaliação preliminar no Encontro de Desenvolvedores da Wikimedia de 2016 na primeira semana de janeiro, e então publicaremos um relatório de progresso após o encontro.

Alguns dos 10 desejos principais parecem relativamente simples, e poderemos começar a trabalhar neles no ano novo. Alguns desejos precisarão de muita investigação e discussão com outros desenvolvedores, equipas de produto, designers e membros da comunidade. Pode ser que haja alguns muito complexos ou difíceis de serem feitos.

A nossa análise levará em conta os seguintes fatores:

  • Apoio: o apoio geral da proposta, incluindo as discussões na página da pesquisa. Isto levará em atenção os votos neutros e contra. Algumas destas ideias também têm um histórico rico de discussões nas wikis e no Phabricator. Para alguns desejos, precisaremos de mais discussões entre a comunidade para ajudar a definir o problema e aceitar as soluções propostas;
  • Feasibility: How much work is involved, including existing blockers and dependencies.
  • Impacto: Avaliar quantos projetos e colaboradores serão beneficiados,sendo estas, uma solução à longo prazo ou uma correção temporária; e a melhora de produtividade e felicidade geral dos colaboradores.
  • Risco: Potenciais empecilhos; conflitos com o trabalho de outros desenvolvedores e efeitos negativos sobre alguns grupos de colaboradores.

Nosso plano para 2016 é completar todos os desejos, listados entre os 10 principais, que conseguirmos. Para desejos na lista dos 10 principais que não for possível completar, nós nos responsabilizaremos por investiga-los completamente e relatar a análise feita.

Portanto, durante o ano, haverão uma série de experimentos; onde apresentaremos o atual rendimento de nossa listagem dos 10 principais desejos. A primeira apresentação será no Encontro de Desenvolvedores da Wikimedia, na primeira semana de Janeiro. E lá, nós pretendemos discutir sobre a avaliação preliminar, e então compartilha-la mais amplamente.

Se vocês estiver ansioso para seguir todo o processo enquanto avançamos, nós documentaremos e manteremos notas em dois lugares distintos em simultâneo.

O que acontecerá com as outras 97 propostas?

Houveram diversas propostas boas e importantes, mas que não obteram tantos votos de apoio quanto necessário; e eu estou certo, que todos tinham uma ao menos uma proposta a qual queriam realizada. Novamente, a lista inteira está aqui: 2015 Community Wishlist Survey/Results (em inglês).

We're going to talk with the other Wikimedia product teams, to see if they can take on some of the ideas the the community has expressed interest in. We're also going to work with the Developer Relations team to see if some of these could be taken on by volunteer developers.

It's also possible that Community Tech could take on a small-scale, well-defined proposal below the top 10, if it doesn't interfere with our commitments to the top 10 wishes.

So there's lots of work to be done, and hooray, we have a whole year to do it. If this process turns out to be a success, then we plan to do another survey at the end of 2016, to give more people a chance to participate, and bring more great ideas.

For everybody who proposed, endorsed, discussed, debated and voted in the survey, as well as everyone who said nice things to us recently: thank you very much for coming out and supporting live feature development. We're excited about the work ahead of us.

We'd also like to thank Wikimedia Deutschland's Technischer Communitybedarf team -- they came up with this whole survey process, and they've been working successfully on lots of community wishes since their first survey in 2013.

You can watch Community Tech/News for further Community Tech announcements!

Archives

You can see all of the survey proposals and discussions on the following pages:

Closed proposals

Closed proposals have been moved to the Community Wishlist Survey 2015/Archive page.

See also