Destaques da Wikimedia, outubro 2013

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, October 2013 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de outubro de 2013, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Projeto piloto para acesso móvel gratuito à Wikipédia via mensagens de texto no Quénia

Wikipedia Zero, o programa para dar acesso à Wikipédia em telemóveis sem custos de dados, foi disponibilizado no Quénia este mês. A parceria com o provedor móvel Airtel também inclui um projeto piloto de acesso gratuito à Wikipédia via USSD/SMS. Pela primeira vez, este serviço permite que pessoas que não possam comprar um smartphone com acesso a dados possam ler a Wikipédia através de SMS em telemóveis de baixo valor ("feature phones").

Uma carta para acesso gratuito a Wikipédia

Video sobre os esforços de um movimento de estudantes do Sul de África para conseguir acesso gratuito nos seus telemóveis

Em novembro de 2012, os estudantes da Escola Secundária de Sinenjongo, no Sul de África, escreveram uma carta no Facebook a incentivar as operadoras de serviço de telemóveis a renunciarem a cobrança dos acessos à Wikipédia, para que pudessem fazer o trabalho de casa. Victor Grigas e a cineasta Charlene Music visitaram-nos e pediram-lhes que lessem a sua carta para a câmara, o que resultou num curto vídeo que foi publicado neste mês de outubro. Ajuda é bem-vinda com a tradução, o design e a promoção deste vídeo e do documentário, um pouco mais longo, que retratará o pedido dos estudantes para que as operadoras adiram à parceria organizada pela Fundação Wikimedia, a Wikipédia Zero.

Planeamento da substituição do data center na Florida

O time de Operações Técnicas da Fundação Wikimedia [1] publicou um processo de licitação detalhado, requisitando ofertas para a localização de um novo centro de processamento de dados nos Estados Unidos. Este será adicionado ao centro de processamento de dados primário já existente em Virginia, e irá subtituir o centro de processamento de dados em Tampa, na Flórida. Wikipédia e seus projetos-irmãos têm sido hospedados na Flórida desde 2004.

Dados e Tendências

 
Dario Taraborelli a apresentar uma análise de tendências nos números de editores ativos

Visitantes globais únicos em setembro:

506 milhões (+1.82% comparado com agosto; +6.54% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de outubro em meados de novembro)

Pedidos de páginas em outubro:

27.05 biliões (+4.4% comparado com setembro; +36.6% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projetos da Fundação Wikimedia incluindo acessos móveis)

Editores Registados Ativos em setembro de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

76.959 (+0.76% comparado com agosto / -5.83% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

 
Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 30 de setembro de 2013
 
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por funções a partir de 30 de setembro de 2013

(Só estava disponível a informação financeira de setembro de 2013 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 30 de setembro de 2013.

Receitas $7,868,439
Despesas
Grupo de Engenharia $4,046,942
Grupo de Donativos $825,991
Grupo de atribuição de verbas $441,816
Grupo de programas $424,627
Subsídios $674,032
Grupo de Gestão $152,461
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $843,218
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $1,982,059
Total de Despesas $9,391,146
Défice total ($1,522,707)
  • A receita para o mês de setembro foi de $2.46MM versus valor planeado de $0.99MM aproximadamente $1.47MM ou 149% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $7.87MM vs previsão de $2.98MM, aproximadamente $4.89MM ou 164% acima do planeado.
  • As despesas do mês de setembro foram de $3.33MM vs previsão de $3.48MM, aproximadamente $157K ou 5% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, despesas de capital, alojamento de internet, taxas legais, despesas com subsídios e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores subsídios, custos de taxas de processamento de pagamento e serviços de contrato externo.
  • Gastos Year-to-date são $9.39MM contra o plano de $11.17MM, aproximadamente $1.78MM ou 16% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, despesas de capital, alojamento de Internet, taxas legais, subsídios (FDC), e gastos de viagens parcialmente compensados por custos mais elevados nas taxas de processamento de pagamento.

A posição económica é de $37.77MM a 30 de setembro de 2013.

Vídeo da reunião de métricas e atividades mensal respeitante ao mês de outubro (7 de novembro de 2013)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Um vídeo que mostra captura de movimentos dos dedos de dois pianistas a tocar a mesma peça. Importado pela OAMI de umjornal de pesquisa de acesso livre

Prêmio de ciências para simulador de computador que importa multimídia de publicações acadêmicas para o Wikimedia Commons

O Open Access Media Importer Bot (OAMI) procura na database PubMed Central artigos acadêmicos que incluem arquivos de áudio e vídeo como material suplementar. Se encontra arquivos que estão sob um acordo de licensa livre adequado, o bot manda os arquivos para o Wikimedia Commons. A maioria do material vem de artigos de pesquisa biomédica. mais de 14.000 arquivos de multimídia desde 2012; a maioria destes são vídeos. Eles formam uma grande parte dos 38.000 arquivos de vídeo hoje existentes no Wikipedia Commons. Mais de 700 dos arquivos importados já são usados em projetos do Wikimedia, em páginas que coletivamente recebem por volta de 3 milhões de visitas por mês.

A 21 de outubro, num evento em Washington, DC (EUA) durante a Open Access Week anual, User:Daniel Mietchen recebeu um prémio ASAP pelo trabalho por trás da OAMI. O "Accelerating Science Award Program" é patrocinado por 27 organizações que apoiam acesso aberto. Cada vencedor recebe US$30,000.

Novo projeto encoraja comunidades africanas a contribuir com conteúdo local para projetos da Wikimedia

Kumusha Takes Wiki é um novo projeto para ajudar pessoas em África "a criar e contribuir com informação, textos, imagens e media de licença livre sobre as suas comunidades (aldeias, distritos, subúrbios, cidades do interior, etc.)." É financiado pela Orange Foundation(Fundação Laranja). Fotos serão enviadas para a Wikimedia Commons, e o texto será fornecido de forma adequada para reutilização na Wikipédia e noutros projetos Wikimedia.

"Kumusha" é uma palavra da Língua Chona (que se usa no Zimbabué e em países vizinhos), e que significa "o lugar de onde vens." O projeto "Kumusha Takes Wiki" é parte da "Activate Africa", uma rede de projetos e iniciativas que visam o encorajamento de contribuições a projetos Wikimedia em África, lançado na Wikimania de 2013.

 

Terceiro summit "Iberoconf" na Cidade do México

O Iberocoop é uma iniciativa que junta chapters e outros grupos no movimento desde a América Latina, Espanha, Portugal e Itália. De 12 a 15 de outubro, representantes destas organizações, bem como alguns membros do conselho e do staff da Fundação Wikimedia, juntaram-se na Cidade do México para a Iberoconf 2013, a terceira destas reuniões depois de 2011 (Buenos Aires) e de 2012 (Santiago de Chile).

Entre os resultados, esteve a decisão para selecionar um coordenador para a Iberocoop. Carmen Alcázar da Wikimedia do México é a primeira a servir este papel.