Destaques da Wikimedia, Julho de 2015

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, July 2015 and the translation is 100% complete.



"Darshan Kandolkar talks about Konkani Wikipedia.webm" by Wikimedia India, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.; "File:Leigh Thelmadatter-7697.jpg" by Karen Sayre for the Wikimedia Foundation, released under the CC BY-SA 3.0 license; "London-Eye-2009.JPG" by Kham Tran, feely licensed under CC BY-SA 3.0.; "IFTTT Logo.svg" by IFTTT, public domain; "File:Albert_V_Bryan_Federal_District_Courthouse_-_Alexandria_Va.jpg" by Tim Evanson, freely licensed under CC BY-SA 2.0.; Collage by Andrew Sherman.

Estes foram os destaques do blog da Wikimedia em Julho de 2015.

A Wikipédia concani é lançada

O wikimedista Darshan Kandolkar compartilha sua experiência de contribuição para a Wikipédia concani. Vídeo em concani.Video by Wikimedia India, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.

A Wikipédia concani de Goa foi lançada em 18 de junho após estar no Incubator por nove anos. O projeto teve vários desafios, mas o trabalho duro da comunidade de edição, na sua maioria do estado indiano de Goa, valeu a pena fazendo com que o projeto saísse de sua incubação.

Sonho em iniciar um projeto para os defensores da liberdade de Goa e involver um conjunto diversificado de pessoas, de estudantes a jornalistas e colunistas. Também desejo criar uma parceria com instituições educacionais para que possamos nos relacionar com os estudantes por um longo tempo e a comunidade concani existente poderia orientá-las.

“Envolver-se em fazer as mudanças que queremos ver”: Leigh Thelmadatter

 
Leigh Thelmadatter, fotografada para a campanha de arrecadação de fundos da Wikimedia Foundation de 2012. Photo by Karen Sayre for the Wikimedia Foundation, released under the CC BY-SA 3.0 license.

Professora universitária e voluntária da Wikipédia, Leigh Thelmadatter ajudou a escrever artigos, que vão de comidas e bebidas mexicanas até biografias e igrejas. Hoje, ela trabalha com estudantes para melhorar a cobertura da Wikipédia do México e sua cultura, e viaja ao redor do país pesquisando informações que valem a pena compartilhar.

Creio que a Wikimedia e outros movimentos semelhantes oferecem, ao menos, a ideia de levar mais informações a mais pessoas e com mais facilidade.

Wikidata, em breve num menu perto de você

 
O logotipo do Desafio de Menu da Wikidata. Logo by Offnfopt, freely licensed under CC0 1.0

Na Wikimedia Sverige (Suécia), gostamos de comer, viajar e de dados abertos. Então começamos a pensar: O que podemos fazer para facilitar a vida de viajantes frequentes? Com ajuda do Wikidata, membros decidiram organizar desafio de menu para restaurantes, ao redor do mundo, a fim de expandir seus menus com informações pertinentes. Os participantes usaram o Wikidata para fornecer rótulos, traduções e imagens.

O Wikidata é uma coleção de dados estruturados editáveis por computadores e pessoas. Seu foco principal é, obviamente, a Wikipédia, mas as possibilidades são ilimitadas, e queremos mostrá-las com este projeto.

Wikimedistas pressionam a União Europeia para proteger a liberdade de panorama

 
Imagens da London Eye podem ser compartilhadas online sob liberdade dos direitos de panorama. Photo by Kham Tran, feely licensed under CC BY-SA 3.0.

Recentemente, o Parlamento Europeu alterou recomendações que restringiam em todos os Estados-membros da UE. A comunidade wikimedista mobilizou-se em resposta.

Atualização (13 de julho): Em 9 de julho, o Parlamento Europeu votou o Relatório Reda. O parágrafo que se referia à Liberdade de Panorama acabou sendo excluído. Isso significa que até agora nada mudou: países que tinham direito de Liberdade de Panorama sob suas leis nacionais ainda os têm. Países que não os tinham continuam não tendo.

ACLU entra com queixa emendada em nome da Wikimedia Foundation

 
A justiça equilibra os pratos de sua balança no Tribunal Americano Albert V. Bryan em Alexandria, Virgínia, Estados Unidos. Photo by Tim Evanson, freely licensed under CC BY-SA 2.0.

Em 10 de março, a Wikimedia Foundation se juntou a uma ação contra a NSA sobre seu programa de vigilância. Uma audiência está marcada para o final de setembro sobre o pedido recente do governo de descartar a ação.

Receba as últimas atualizações da Wikipédia com o IFTTT

 
O If This Then That (Se Isto Então Aquilo, em tradução literal), ou IFTTT, introduz novas ferramentas para tornar a conexão aos dados públicos da Wikipédia mais simples do que nunca. Logo by IFTTT, public domain.

o novo Canal da Wikipédia no IFTTT torna mais fácil do que nunca compartilhar conhecimento livre. As receitas incluem:

  • Imagem do dia: Um alerta com a imagem do dia do Wikimedia Commons
  • Artigo do dia: Um artigo interessante da Wikipédia, escolhido diariamente entre os melhores artigos dela
  • Palavra do dia: A definição da palavra do dia do Wikcionário
  • Novas edições a um artigo da Wikipédia: Novas edições em qualquer página da Wikipédia (semelhante à sua lista de páginas vigiadas na Wikipédia)
  • Novas edições por certo(a) usuário(a): Novas contribuições por um(a) wikipedista
  • Novas edições com uma hashtag em seu sumário: Vigie uma hashtag no sumário de edição (experimente uma hashtag para sua próxima #editathon!)
  • Artigo atualizado em uma categoria: Novas edições a qualquer página da Wikipédia em uma categoria
  • Artigos adicionados a uma categoria: Cada vez que um artigo é adicionado a uma categoria

Andrew Sherman,Estagiário de Comunicações Digitais, Wikimedia Foundation