Destaques da Wikimedia, julho de 2015

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, July 2015 and the translation is 100% complete.



"Darshan Kandolkar talks about Konkani Wikipedia.webm" by Wikimedia India, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.; "File:Leigh Thelmadatter-7697.jpg" by Karen Sayre for the Wikimedia Foundation, released under the CC BY-SA 3.0 license; "London-Eye-2009.JPG" by Kham Tran, feely licensed under CC BY-SA 3.0.; "IFTTT Logo.svg" by IFTTT, public domain; "File:Albert_V_Bryan_Federal_District_Courthouse_-_Alexandria_Va.jpg" by Tim Evanson, freely licensed under CC BY-SA 2.0.; Collage by Andrew Sherman.

Estes foram os destaques do blog da Wikimedia em julho de 2015.

A Wikipedia Konkani arranca ao vivo

O Wikimedian Darshan Kandolkar compartilha a sua experiência de contribuir para a Wikipedia Konkani. Vídeo em Konkani.Video by Wikimedia India, freely licensed under CC-BY-SA 4.0.

A Wikipedia Goa Konkani entrou ao vivo em 18 de junho depois de sair da sua incubação de nove anos. O projeto passou algumas barreiras, mas devendo sobretudo ao trabalho dos editores da comunidade, na sua maioria do estado indiano de Goa, conseguiram trazer o projeto fora da sua incubação

Eu tenho um sonho de começar um projeto para os defensores da liberdade de Goa e envolvem um conjunto diversificado de pessoas, desde estudantes a jornalistas e colunistas. Eu também quero construir parceria com instituições de ensino para que pudéssemos envolver com os alunos para um longo prazo e a comunidade Koncani existente poderia orientá-las.

"Envolver-se em fazer alterações que queremos ver": Leigh Thelmadatter

 
Leigh Thelmadatter, em pose para a campanha de recolha de fundos para a Fundação Wikimedia em 2012. Photo by Karen Sayre for the Wikimedia Foundation, released under the CC BY-SA 3.0 license.

Um professor da universidade e um voluntário da Wikipedia, Leigh Thelmadatter ajudaram a escrever artigos que vão desde comida mexicana e bebidas até biografias e igrejas. Na atualidade, ela trabalha com estudantes para melhorar a cobertura e a cultura do uso da Wikipedia no México, também viaja à volta do país em busca de informação que valha a pena compartir.

Eu creio que a Wikimedia e movimentos similares oferecem ao menos a ideia de que podemos fazer que a informação seja de fácil acesso a mais pessoa.

Wikidata, em breve a um menu perto de você

 
O desafio do logotipo para o menu da Wikidata Logo by Offnfopt, freely licensed under CC0 1.0

Na Wikimedia Sverige (Suécia), gostamos de alimentos, viajar, e dados abertos. Por isso iniciamos pensando: O que podemos fazer para facilitar a vida ao viajante frequente? Com a ajuda da Wikidata, membros decidiram fazer um desafio do menu para os restaurantes, ao redor do mundo, de expandir seus menus com informação pertinente. Participantes usam a Wikidata para prover etiquetas (labels), traduções (translations), e imagens.

Wikidata é uma coleção de dados estruturados que podem ser editados tanto por computadores e pessoas. Um foco principal é, naturalmente a Wikipedia, mas as possibilidades são ilimitadas, que era o que queríamos mostrar com este projeto.

Wikimedistas instam a União Europeia que proteja a liberdade de panorama

 
As imagens do London Eye podem ser compartilhadas em linha baixo o direito a libertade de panorama Photo by Kham Tran, feely licensed under CC BY-SA 3.0.

Recentemente, o Parlamento Europeu alterou as recomendações que colocavam restrições em todos os Estados membros da União Europeia. A comunidade Wikimedia mobilizou-se em resposta.

'Atualização (13 de Julho):' Em 9 de julho, o Parlamento Europeu votou o relatório Reda. O parágrafo que abordava a Liberdade de Panorama acabou por ser excluída do relatório. Isto significa que, por enquanto, nada mudou: os países que tiveram Liberdade de direitos Panorama sob as respectivas leis nacionais ainda os têm. Os países que não tinham a liberdade de direitos Panorama sob suas leis nacionais ainda não os têm.

A ACLU entrega uma queixa emendada em nome da Fundação Wikimedia

 
Blind Justice junta-se com scales aloft sobre o caso Albert V. Bryan United States Courthouse em Alexandria, Virgínia. Photo by Tim Evanson, freely licensed under CC BY-SA 2.0.

No dia 10 de março, a Fundação Wikimedia juntou-se a uma ação contra a NSA sobre o seu programa de vigilância a montante. Uma audiência está marcada para o final de setembro sobre o pedido recente do governo de excluir o processo.

Recebe facilmente novidades com IFTTT

 
If This Then That, or IFTTT, (traduzido Se Isto Depois Que), introduz novas ferramentas para tornar a conexão com os dados públicos da Wikipédia mais simples do que nunca. Logo by IFTTT, public domain.

O novo canal da Wikipedia sobre IFTTT torna mais fácil do que nunca compartilhar conhecimento livre. Receitas incluem:

  • Imagem do dia: Um alerta com a imagem Wikimedia Commons do dia
  • Artigo do dia: Um artigo interessante da Wikipedia, escolhido diariamente entre os melhores artigos da Wikipédia
  • Palavra do dia: A definição da palavra Wiktionary do dia
  • Novas edições para um artigo da Wikipédia: Novas edições em qualquer página da Wikipédia (semelhante à sua lista de Wikipedia)
  • Novas edições de um usuário específico: Novas contribuições de um usuário específico Wikipedia
  • Nova edição com um hashtag no sumário de edição: Vigiar um hashtag no sumário de edição (tentar uma hashtag para sua próxima #editathon!)
  • Artigo atualizado numa categoria: Novas edições para qualquer página da Wikipédia numa categoria
  • Artigos adicionados a uma categoria: Cada vez que um artigo é adicionado a uma categoria

Andrew Sherman,Interne de Comunicações Digitais, Fundação Wikimedia