Destaques da Wikimedia, Janeiro de 2016

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, January 2016 and the translation is 100% complete.



"Sara Mörtsell.jpg" by Victor Grigas, freely licensed under CC-BY-SA 3.0.;"Wikimania_Translathon_20150718_162444.jpg" by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.; "I_am_a_Wikipedian.webm" uploaded by Giselle Bordoy WMAR, freely licensed under CC BY-SA 3.0.; Collage by Andrew Sherman.

Estes são os destaques do blog da Wikimedia para janeiro de 2016.

Ferramenta Tradutor de Conteúdo é usada em mais de 50 000 artigos

 
Sessão com o Tradutor de Conteúdo na Wikimania 2015. Photo by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.

O Tradutor de Conteúdo está disponível como recurso beta para usuários autenticados em 289 Wikipédias. Um ano após sua implantação, a ferramenta foi usada por mais de 11 000 editores para criar mais de 50 000 novos artigos.

Você pode compartilhar sua opinião sobre a ferramenta Tradutor de Conteúdo com a equipe de Idiomas da Wikimedia na página de discussão do projeto.

Quem edita a Wikipédia?

Sete editores da Wikipédia são apresentados neste vídeo documentário. Video uploaded by Giselle Bordoy WMAR, freely licensed under CC BY-SA 3.0.

Ao longo de 2015, a Wikimedia Argentina realizou uma série de entrevistas para atender a comunidade da Wikimedia na Argentina. Qual foi o primeiro artigo escrito? Quais os problemas que ele apresentava? Como foi a sua abordagem para a Wikimedia Argentina? Estas são apenas algumas das perguntas que este documento tenta explicar. O documentário estreou em 15 de janeiro, como parte das comemorações dos 15 anos da Wikipédia.

“Wikipedia is a testament to what we can create together as a global community”: Sara Mörtsell

 
Sarah Mörtsell trabalha com a Wikimedia Suécia para educar escolas sobre o conhecimento livre. Photo by Victor Grigas, freely licensed under CC-BY-SA 3.0.

As diferenças entre “livre” e “aberto” são matizadas, porém podem ser enormes. Então, como pode um sistema de educação gratuita tirar o máximo proveito do conhecimento e da educação aberta? É aí que Sara Mörtsell entra.

Como Gerente de Educação da Wikimedia Suécia (WMSE), o capítulo sueco da Wikimedia, Sara é responsável pela formação e pelo incentivo de educadores e alunos sobre a melhor forma de incorporar a Wikipédia no processo de aprendizagem.

Em resumo

Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation

Social Media
  • Um ano mais tarde, e a ferramenta de tradução do conteúdo tem sido utilizado por mais de 11.000 usuários criar mais de 50.000 novos artigos; Isto e mais destaques do último mês no blog da Wikimedia.