Wikimedia Highlights, January 2016/pt

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, January 2016 and the translation is 93% complete.



"Sara Mörtsell.jpg" by Victor Grigas, freely licensed under CC-BY-SA 3.0.;"Wikimania_Translathon_20150718_162444.jpg" by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.; "I_am_a_Wikipedian.webm" uploaded by Giselle Bordoy WMAR, freely licensed under CC BY-SA 3.0.; Collage by Andrew Sherman.

Estas são as noticias destacadas do blog da Wikimedia em Janeiro de 2016.

Ferramenta Tradutor de Conteúdo terá sido utilizada em mais de 50 000 artigos

 
Secção de tradução de conteúdos na Wikimania 2015. Photo by Amire80, freely licensed under CC BY-SA 4.0.

O Tradutor de Conteúdo está disponível como recurso beta para usuários autenticados em 289 Wikipédias. Um ano após sua implantação, a ferramenta foi usada por mais de 11 000 editores para criar mais de 50 000 novos artigos.

Podes compartilhar a tua opinião sobre a ferramenta Tradutor de Conteúdo com a equipa de Idiomas da Wikimedia na página de discussão do projeto.

Quem edita a Wikipédia?

Neste documentário são apresentados sete editores da Wikimedia. Video uploaded by Giselle Bordoy WMAR, freely licensed under CC BY-SA 3.0.

Ao longo de 2015, a Wikimedia Argentina realizou uma série de entrevistas para atender a comunidade da Wikimedia na Argentina. Qual foi o primeiro artigo escrito? Quais os problemas que tiveram? Como foi a sua abordagem para a Wikimedia Argentina? Estas são apenas algumas das perguntas que este documento tenta explicar. O documentário estreou em 15 de janeiro, como parte das comemorações dos 15 anos da Wikipédia.

“Wikipedia is a testament to what we can create together as a global community”: Sara Mörtsell

 
Sarah Mörtsell trabalha com a Wikimedia Sueca para educar escolas sobre o conhecimento livre. Photo by Victor Grigas, freely licensed under CC-BY-SA 3.0.

As diferenças entre “livre” e “aberto” são matizadas, porém podem ser enormes. Então, como pode um sistema de educação gratuita tirar o máximo proveito do conhecimento e da educação aberta? É aí que Sara Mörtsell entra.

Como Gerente de Educação da Wikimedia Suécia (WMSE), o capítulo sueco da Wikimedia, Sara é responsável pela formação e pelo incentivo de educadores e alunos para conhecer a melhor forma de incorporar a Wikipédia no processo de aprendizagem.

Em resumo

Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation

Social Media
  • Um ano mais tarde, e a ferramenta de tradução do conteúdo tem sido utilizado por mais de 11.000 usuários criar mais de 50.000 novos artigos; Isto e mais destaques do último mês no blog da Wikimedia.