Destaques da Wikimedia, Dezembro de 2015

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, December 2015 and the translation is 100% complete.



"Wikidata Birthday Talk Magnus Manske.jpg" by Jason Krüger, freely licensed under CC BY-SA 4.0; "Solomon_Northup_by_Nebro,_edit.jpg" from Twelve Years a Slave (1853), public domain.; "(2011 Education for All Global Monitoring Report) -Government primary school in Amman, Jordan - Young girls reading.jpg" by Tanya Habjouqa, freely licensed under CC BY-SA 3.0 IGO; Collage by Andrew Sherman.

Aqui estão os destaques do blog da Wikimedia para dezembro de 2015.

Wikipédia celebra 15 anos de conhecimento livre

 
Com a Wikipédia marcando seu 15º aniversário, sua comunidade celebrou-o com quase 150 eventos em seis continentes. Enquanto isso, a Fundação Wikimedia está anunciando uma doação para sustentar a Wikipédia no futuro. Photo by Tanya Habjouqa, freely licensed under CC BY-SA 3.0 IGO.

Em 15 de janeiro, celebramos não só a Wikipédia como o nascimento de uma ideia: a de que qualquer um pode contribuir ao conhecimento mundial. Como parte deste marco, a Fundação Wikimedia tem o prazer de anunciar a Doação à Wikimedia, uma fonte permanente de arrecadação para garantir a disponibilidade da Wikipédia para as próximas gerações. A meta da Fundação será alcançar 100 milhões de dólares nos próximos 10 anos. Você pode acompanhar o aniversário marcando o @Wikipedia, usando a hashtag #wikipedia15 e visitando 15.wikipedia.org.

Há quinze anos atrás, a Wikipédia era um lugar muito diferente: Magnus Manske

 
Magnus Manske, colaborador da Wikipédia desde 2001, fez uma palestra na festa do terceiro aniversário do Wikidata em 2015 na Wikimedia Alemanha. Photo by Jason Krüger, freely licensed under CC BY-SA 4.0.

Manske recorda vividamente dos primeiros dias da Wikipédia: “Em 2001, a Wikipédia era o novo cara do pedaço. Éramos os oprimidos, começando do zero, lidando com entidades como a Brockhaus e a Britannica, parecendo eternas gigantes do mundo das enciclopédias. Lembro da Página principal dizendo ‘Atualmente, temos 15 artigos não tão ruins. Queremos chegar aos 100 000, portanto contribua’. ‘Não tão ruins’ se referia aos esboços contendo pelo menos uma vírgula”. Naqueles dias, até o MediaWiki — o software que sustenta a Wikipédia e outras wikis ao redor do mundo — não existia. No entanto, o crescimento do site apresentou problemas para o código original do UseModWiki, já que não conseguia atender a demanda. Manske desenvolveu um substituto ao UseMod, que ele chamou de Phase II. Este apresentou numerosas inovações usadas ainda hoje por editores, como espaços nominais e listas de páginas vigiadas e de contribuições de usuários.

Tornando nossos dados de visualizações mais acessíveis

 
Solomon Northup foi o artigo mais visitado da Wikipédia em 12 de dezembro, de acordo com o Top 100 do HatNote — um novo aplicativo que aproveita da API de visualizações de página. Illustration from Twelve Years a Slave (1853), public domain.

A Wikipédia e seus projetos irmãos recebem mais de 16 bilhões de visualizações por mês — mais do que o dobro da população mundial. A popularidade de diferentes artigos da Wikipédia pode refletir nas tendências sociais se fizermos algumas perguntas simples: qual é mais popular na Wikipédia espanhola, fideuà ou paella? Quantas visualizações a Wikipédia punjabi recebeu após o último edit-a-thon? Quais são os destinos mais populares procurados no Wikivoyage alemão?

Agora é possível usar a nova API de visualizações de página da Fundação Wikimedia para saber estas perguntas rápida e facilmente. A API foi compilada na arquitetura RESTful, tornando mais fácil o recolhimento de dados com uma URI. Isto se deve a um cliente em R e o novo em Python.

Em resumo

Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation

Social Media
  • Nos últimos 15 anos, muitas coisas já aconteceram com a Wikipédia. Há até uma nova API de visualizações de página para ver uma parte do histórico. Confira estas histórias e mais destaques do último mês no blog da Wikimedia.
  • Confira a nova API de visualizações de página da Wikipédia e mais destaques do último mês no blog da Wikimedia.
  • Conhece alguém que talvez queira ler o melhor do blog da Wikimedia neste idioma? Compartilhe esta publicação!