Open main menu

Destaques da Wikimedia, abril de 2014

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, April 2014 and the translation is 100% complete.

Destaques da Fundação Wikimedia

A Migração do Wikimedia Labs está completa

A plataforma Wikimedia Labs hospeda ferramentas de software de voluntários; estas ferramentas suportam o trabalho da comunidade e permite que estes voluntários se envolvam nas operações técnicas dos servidores Wikimedia. Como parte do constante trabalho da Fundação para reduzir a dependência do antigo centro de dados em Tampa, Florida (USA), o Labs foi movido para o novo centro de dados em Ashburn, Virginia em abril, completando vários meses de trabalho do staff da WMF e de voluntários que operam os projetos Labs. Entre as vantagens está a mudança para um novo sistema de ficheiros (NFS) que é muito mais fiável do que o utilizando no antigo centro de dados (GlusterFS, o qual foi o provocador de muitas das falhas e períodos de indisponibilidade do Labs nos passados meses). Para além disso, no novo centro de dados, muitos projetos Labs passaram agora a utilizar o proxy interno do Labs, cuja utilização confere alguns benefícios como acesso HTTPS e maior privacidade de dados dos utilizadores. O Toolserver, o antecessor do "Tool Labs" que faz parte do Labs, deverá encerrar a 30 de junho.

O novo MediaViewer começa a ser lançado nos sites Wikimedia

A equipa de multimédia da Fundação lançou o Media Viewer v0.2 em 14 sites piloto em abril, como preparação para uma maior distribuição em maio. A generalidade da resposta foi favorável, e uma crescente maioria dos inquiridos estavam a considerar este novo explorador de multimédia útil. A equipa também desenvolveu um conjunto de painéis de métricas para manter um registo da frequência com que o MediaViewer e as suas várias funcionalidades são utilizados, e quão rapidamente funciona na internet, bem como painéis de métricas locais para sites selecionados: os primeiros resultados mostraram decréscimo no tempo do carregamento da imagem, e sugerem que o Media Viewer carrega mais depressa do que as antigas páginas de descrição do ficheiro.

 
Lila Tretikov

Nova Diretora Executiva e Diretora de Comunicações

 
Katherine Maher

Em abril tiveram lugar as preparações para dar as boas vindas à nova Diretora Executiva da Fundação, Lila Tretikov, que foi anunciada a 1 de maio. Lila Tretikov sucederá Sue Gardner no dia 1 de junho, sendo que a antiga diretora terá um novo papel como conselheira. Lila Tretikov nasceu na União Soviética e, enquanto adolescente, moveu-se para os Estados Unidos. Ela tem estado a trabalhar para empresas de tecnologia, principalmente em open source, na área da baía de São Francisco durante os últimos 15 anos e mais recentemente na SugarCRM.

Também em abril, Katherine Maher foi anunciada como a nova Diretora de Comunições da Fundação.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em março:

495 milhões (+4.44% comparado com fevereiro; -4.33% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de abril em meados de maio)

Acessos a páginas em abril:

20,697 biliões (-1.6% comparado com março; -0.6% comparado com o ano anterior)
(Dados do servidor, todos projetos da Fundação Wikimedia incluindo acesso de dispositivos móveis mas excluindo a Wikidata e o portal da página inicial da Wikipédia.)

Editores Registados Ativos em março de 2014(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

79.352 (+4.59% comparado com fevereiro / -2.84% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projetos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

 
Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado até 31 de Março de 2014
 
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por funções a partir de 31 de março de 2014

(Só estava disponível a informação financeira de março de 2014 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de março de 2014.

Receitas 40 957 259
Despesas:
 Grupo de Engenharia 12 358 813
 Grupo de Donativos 2 989 855
 Grupo de atribuição de verbas 1 198 163
 Grupo de programas 1 358 725
 Subsídios 3 961 161
 Grupo de Gestão 582 854
 Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações 2 831 941
 Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração 5 034 754
Total de Despesas 30 316 266
Excedente total (10 640 993)
em dólares US
  • A receita para o mês de março foi de $1.71MM versus valor planeado de $0.01MM aproximadamente $1.70MM ou 29,215% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $40.96MM vs previsão de $45.05MM, aproximadamente $4.09MM ou 9% abaixo do planeado.
  • As despesas do mês de março são de $3.22MM vs previsão de $4.57MM, aproximadamente $1.35MM ou 30% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, alojamento de internet, despesas com subsídios FDC, taxas de processamento de pagamento e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores custos de taxas legais e serviços de contrato externo.
  • Gastos Year-to-date são $30.32MM contra o plano de $36.37MM, aproximadamente $6.05MM ou 17% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, despesas de capital, alojamento de Internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento, custos de desenvolvimento do staff, subsídios e gastos de viagens parcialmente compensados por custos mais elevados de serviços de contrato externo.
  • Dinheiro e Investimentos - $50.69MM a 31 de março de 2014.

Outros destaques do movimento Wikimedia

 
Fotografia de grupo dos participantes da Conferência Wikimedia de 2014

Conferência Wikimedia anual junta-se às organizações Wikimedia em Berlim

De 10 a 13 de abril, representantes de vários chapters Wikimedia, da Fundação Wikimedia e de outras organizações e comités do movimento Wikimedia estiveram na Conferência Wikimedia 2014 em Berlim, hospedada pelo chapter Alemão. Nos anos anteriores, muitas apresentações cobriram programas de atividades dos chapters, mas a conferência deste ano focou-se mais em problemas organizacionais e no futuro do movimento Wikimedia em geral. Alguns pontos do cronograma:

  • A Wikimedia Alemã apresentou os resultados do seu projeto Chapters Dialogue, o qual avaliou as necessidades, os objetivos e histórias de chapters Wikimedia. Representantes de todos os chapters foram entrevistados para o projeto, bem como outros atores.
  • Várias outras sessões e workshops na conferência discutiram como avaliar o sucesso de atividades programadas do movimento.

Wikimedianos relembram Adrianne Wadewitz e Cynthia Ashley-Nelson

 
Adrianne Wadewitz em 2012
 
Slides de uma apresentação sobre Cynthia Ashley-Nelson durante a Conferência Wikimedia 2014 pouco tempo depois da sua morte.

O movimento Wikimedia lamentou a inesperada morte de duas Wikipedianas proeminentes em abril.

Adrianne Wadewitz (User:Wadewitz) começou a editar a Wikipédia em 2004, atingindo mais de 50,000 edições. Ela era conhecida como uma estudiosa que defendia a utilização da Wikipédia na educação e ajudou a promover as contribuições de estudantes à Wikipédia como parte dos seus cursos (hoje o Wikipedia Education Program). O seu trabalho para superar a diferença de géneros na Wikipédia concedeu-lhe grande reconhecimento.

Cynthia Ashley-Nelson (User:Cindamuse) começou a editar a Wikipédia em 2007, atingindo mais de 33,000 edições. Ela participou na Volunteer Response Team (OTRS) e foi uma moderadora da mailing list do gender-gap. Ela faleceu na Conferência Wikimedia em Berlim onde tinha acabado de ser eleita vice-presidente do Comité de Afiliações.

Wiki Education Foundation (Fundação para a Educação Wiki) recebe subsídio de $1.39 milhões

A Wiki Education Foundation foi criada em 2013 como uma iniciativa derivada da Fundação Wikimedia, assumindo responsabilidade por suportar o Programa de Educação Wikipédia (Wikipedia Education Program) nos Estados Unidos e no Canadá, antes suportado pela Fundação Wikimedia. O programa, no qual os estudantes escrevem artigos Wikipedia em vez de uma tese de fim de curso, criou o equivalente a cerca de 7,000 páginas impressas de conteúdo novo e de alta qualidade durante o período do outono de 2013 e o equivalente a mais de 36,000 páginas impressas de conteúdo desde o seu princípio, em 2010.

No dia 14 de abril, a Wiki Education Foundation anunciou que tinha recebido um subsídio de $1.39 milhões da Fundação Stanton. Este subsídio cobre o primeiro de um período de 3 anos de financiamento, e suporta melhorias no programa de educação nos EUA e no Canadá, bem como programas adicionais para melhorar as áreas com conteúdo subdesenvolvido na Wikipédia.

See also