Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Vinicius Siqueira/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Vinicius Siqueira and the translation is 94% complete.

Vinicius Siqueira (Vini_175)

Vini_175 (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
Statement's video (also in Spanish and Portuguese)
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2007
    • Atividade nas Wikis: ptwiki, Commons
Declaração (Não mais que 450 palavras) Nosso movimento está passando por grandes mudanças à medida que criamos novos pontos de referência e discutimos novos modelos de governança. Uma dessas mudanças - que foi destacada no processo de estratégia - foi a importância de dar poder às vozes do Sul Global e das comunidades marginalizadas no Norte Global. Esta candidatura surge em certa medida deste processo.

Sobre mim:

Quero mudar o mundo para torná-lo mais justo e democrático, e mais alinhado com uma compreensão radical de justiça social. Essa é exatamente a visão que me levou quando eu tinha 14 anos a fazer minhas primeiras edições na Wikipedia em português, em 2007, e isso tem orientado meu engajamento com o movimento desde então.

Atualmente sou vice-presidente do afiliado brasileira Wiki Movimento Brasil e atuei como seu contato com a WMF. Sou especialmente ativo em nossos comitês de diversidade e de comunicação e em nossos projetos de descolonização, e estive envolvido em diferentes períodos com outros afiliados, especialmente o Wiki Project Med, como ex-membro do conselho. A Wikipédia em português é minha wiki de origem. Minha disponibilidade de tempo voluntário é compatível com a carga de trabalho esperada como membro do conselho diretor da Wikimedia.

Moro no Brasil e trabalho como médico em bairros pobres do Rio de Janeiro. Também sou professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá. Sou ativista do movimento pelo acesso a medicamentos essenciais e pela cobertura universal de saúde.

Eu sou um homem gay e um defensor ativo dos direitos LGBTQIA + em meu país de origem.

Meus objetivos:

Para cumprir nossa missão, precisamos avançar para uma arquitetura e um sistema de governança que garanta uma maior diversidade de usuários e conteúdos. Progredimos na concepção desse sistema; agora precisamos ter certeza de que os processos de tomada de decisão são significativos, empoderam, e são iguais para todos.

Precisamos de mais wikimedistas do Sul Global e de comunidades marginalizadas no Norte Global em instâncias importantes do movimento, incluindo o Conselho Diretor. Uma maior diversidade contribuirá para promover mais engajamento de comunidades e de grupos demográficos que têm sido sistematicamente desempoderados em nosso movimento; também estará associada ao surgimento de novas lideranças locais e regionais de que precisamos à medida que avançamos em direção a uma estrutura mais descentralizada. Uma maior diversidade também contribuirá para aumentar a prestação de contas e desenvolver projetos inovadores de consulta à comunidade.

Resumindo, meu objetivo como membro do conselho diretor é contribuir para concretizar a visão que estabelecemos na Estratégia do Movimento, sabendo que a Fundação Wikimedia deve liderar pelo exemplo.

Top 3 prioridades do Conselho 1. Garantir a equidade nas tomadas de decisões

2. Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança

3. Aumentar a sustentabilidade do nosso movimento

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento 1. Assegurar a governança participativa empoderadora.

2. Garantir diversidade e equidade nos processos de tomada de decisão.

3. Defender uma internet para e de todos, na qual investimos na democratização do acesso e da produção de conhecimento, empoderando as comunidades do Sul Global e as comunidades marginalizadas do Norte Global.

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:29, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:11, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

10 + anos: Eu editei a Wikipedia pela primeira vez quando tinha 14 anos, em 2007. Já desempenhei várias funções editoriais na Wikipedia em português. Também sou membro fundador do Wiki Movimento Brasil e do Wiki Projeto Med.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

2-5: Sou vice-presidente do Wiki Movimento Brasil desde 2017. Atualmente é a única afiliada no Brasil, um grupo de usuários em processo de candidatura ao reconhecimento de capítulo.
Executive experience = <1 ano: Não tenho experiência executiva em uma organização do mesmo nível de complexidade e escopo que nem a Fundação Wikimedia. Minha atividade tem sido principalmente voltada para organizações de base em comunidades pobres brasileiras, particularmente na Rocinha, a maior favela no Brasil.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

10 + anos: Eu tenho sido um ativista da justiça social e dos direitos humanos em todos os períodos da minha vida. Eu era um líder no movimento estudantil. Tornei-me médico para trabalhar com os pobres em áreas urbanas. Como professor universitário, pretendo envolver os alunos na compreensão da medicina como prática de justiça social. Eu me juntei ao movimento Wikimedia porque todo conhecimento é importante e transformador.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Sim.

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Sim.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Sim.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Sim. Quando nasci, o Brasil havia transitado recentemente para uma democracia, por isso não tenho experiência direta com o período do regime autoritário. No entanto, como tenho dedicado minha vida ao trabalho nas favelas brasileiras, onde a violência policial é a norma e onde a democracia é uma abstração, sinto que tenho uma forte compreensão do que significa viver em um contexto repressivo.