Wikidata/Notas/Requisitos

This page is a translated version of the page Wikidata/Notes/Requirements and the translation is 100% complete.

Wikidata tem recebido uma quantidade surpreendente de atenção, antes mesmo de uma única linha de código ser escrita. Isso é muito encorajador, mas também leva a expectativas extremamente altas. Wikidata é um monte de coisas para muita gente. Ele é baseado em idéias, propostas e tecnologias que foram desenvolvidas há quase uma década dentro do movimento Wikimedia, e mesmo muito mais tempo antes. É óbvio que, enquanto Wikidata avança e enquanto as decisões estão sendo feitas, não vamos atender a todas essas expectativas.

Esta breve nota tem como objetivo recolher alguns requisitos fundamentais para Wikidata, a fim de garantir que a discussão e a coleção de idéias pela comunidade, tem boa base, a fim de ser eficaz.

Os seguintes requisitos não são negociáveis​​:

  1. Wikidata será um projeto Wikimedia, eventualmente, mantida e operada pela Wikimedia Foundation. Esta determina que Wikidata seguirá os princípios e diretrizes do movimento Wikimedia.
  2. O software para executar o Wikidata será desenvolvido sob uma licença Open Source, e dependerá apenas de software que é Open Source.
  3. A configuração para Wikidata deve misturar-se na atual infra-estrutura Wikimedia Foundation tão facilmente quanto possível. Isto significa que devemos encaixar na mesma infra-estrutura de dumping, backup e operações, tanto quanto possível. Isso obriga que usamos MediaWiki, PHP, MySQL, etc
  4. O conteúdo Wikidata será disponibilizado sob uma licença livre.
  5. O conteúdo Wikidata será exportado usando formatos padrão livres.
  6. O sucesso do Wikidata não é medido pela quantidade de dados que armazena, mas pela criação de uma comunidade saudável e sua utilidade para a Wikipedia e outras aplicações.
  7. Wikidata não será sobre a verdade, mas sobre as declarações e as suas referências. Estas podem ser contraditórias.
  8. Wikidata será totalmente internacionalizado, e está disponível em todas as línguas dos projetos Wikimedia.
  9. A expressividade do Wikidata será limitado. Sempre haverá exemplos de conhecimento que Wikidata não será capaz de transmitir. Esperamos que esta expressividade pode aumentar ao longo do tempo
  10. Os desenvolvedores do Wikidata não decidir sobre o conteúdo do Wikidata, assim como os desenvolvedores do MediaWiki não decidir sobre o conteúdo da Wikipedia. Eles também podem ser editores a Wikidata, mas eles não recebem direitos especiais dentro da comunidade.

Os seguintes requisitos são usados ​​como linhas diretrizes fortes que aplicamos no projeto de Wikidata:

  1. Wikidata é um sistema sócio-técnico. Em vez de tentar ser excessivamente inteligente, contamos com as comunidades Wikimedia.
  2. O primeiro objetivo do Wikidata é atender casos de uso reais na Wikipedia, para não permitir alguma forma de perfeição hipotética em representação do conhecimento.
  3. Wikidata tem que equilibrar a facilidade de uso e expressividade de declarações. A interface de usuário não deve ficar complicado para apenas cobrir alguns casos extremos excepcionais.
  4. O que é um caso excepcional, e o que não é, será definido pela freqüência com que eles aparecem na Wikipédia. Em vez de evidências anedóticas ou exemplos hipotéticos, vamos analisar Wikipedia e ver como os casos específicos freqüentes são.
  5. Vamos ser pragmáticos. Terminar é melhor do que ser perfeito.
  6. Wikidata irá fornecer uma grande quantidade de dados que podem apoiar a investigação. Queremos garantir que ele é facilmente utilizável.
  7. Wikidata irá fornecer uma interface API para criar UIs alternativas que são mais inteligentes do que o Wikidata padrão.
  8. Wikidata será editável por seres humanos e por bots igualmente. Mas as pessoas que executam os bots devem estar conscientes da sua responsabilidade aumentada para não sobrecarregar a comunidade.