This page is a translated version of the page Wikidata/Help and the translation is 100% complete.

Wikidata é um projeto da Wikimedia para criar um banco de dados aberto e colaborativo. A partir de fevereiro de 2013, o projeto do Wikidata é migrar interlanguage wiki links de artigos individuais em um banco de dados central para facilitar a manutenção.

Todas as Wikipédias agora podem usar os links de Interlíngua armazenado no Wikidata. Por exemplo, os Interlíngua contém links que aparecem no lado esquerdo do en:Douglas Adams e fr:Douglas Adams provêm de d:Q42.

No futuro, Wikidata vai incluir outros tipos de dados de relação, tais como informações usadas em infoboxes.

Links Interlíngua (fase 1)

 
Wikidata, fase 1: Links para todas as línguas de um ponto central
 
Sistema antigo: links de Interlíngua entre todas as línguas

Cada página da Wikipédia com uma entrada em Wikidata usa as línguas links armazenadas lá para preencher as línguas links que mostram na coluna da esquerda. A tradicional interwiki links em wiki-texto de uma página ainda são reconhecidas, eles simplesmente substituem as informações para esse idioma (se houver) do Wikidata.

Se o artigo é ligado a partir da Wikidata, em seguida, ele irá exibir todos os links listados lá, além de todos os links inseridos no artigo wiki-texto. No caso de um conflito, ou intencional diferença, entre uma ligação local e uma ligação de Wikidata para um determinado idioma, será exibido o link local; Wikidata links para todos os outros idiomas ainda exibirá.

Se o artigo não é ainda ligados a partir da Wikidata, em seguida, ele irá exibir os links que estão no artigo wiki-texto, como antes. Em alguns casos, pode haver um item de Wikidata que corresponde ao artigo, mas o artigo em uma Wikipédia local ainda não foi associado a ele. No curso de manutenção de rotina no Wikidata, essas instâncias serão corrigidas.

Gerenciamento de links Interlíngua com Wikidata

Artigos Novos

  • Q1. Eu apenas criei um artigo sobre 'XEN '; Eu sei que já há um artigo sobre o German|French|Suaíli Wikipédia sobre o mesmo assunto chamado XSW. Como criar um link de InterWikis?
    Vá para XSW. À esquerda, deve haver uma lista de links InterWikis, seguido por uma caneta. Clique na caneta, isto levará você para a página de Wikidata (item) para XSW. Ir para o fundo do item, clique em "Adicionar", preencher casos a aberto o código do idioma (en para inglês) e o nome do artigo que você criou ("XEN"). Em seguida clique em "salvar". Você já era.
    Se a caneta não aparecer, vá para Wikidata.
    No painel principal (na interface de vetor, à esquerda) Localize "Item pelo título".
    Clique no "Item pelo título".
    Na página resultante, preencha o código de línguagem (por exemplo, de para alemão) e o nome da página na Wikipedia correspondente ("XSW"). Em seguida, clique em Pesquisar.
    Se o item já existir, vá para o fundo do item, clique em "Adicionar", preencher casos a aberto o código do idioma (en para inglês) e o nome do artigo que você criou ("XEN"). Em seguida clique em "salvar". Você já era.
    Se o item não existir, crie-a clicando em "criar o item", preenchendo o seu nome ("XEN") e (de preferência) uma descrição do item. Em seguida, adicione o item os links de Interlíngua, conforme descrito acima.
    Se você está planejando adicionar links de Interlíngua, muitas vezes, você pode querer ligar o gadget "slurpInterwiki", disponível em your Wikidata gadgets. Uma vez que o gadget é sobre, e você está na página do item, clique em "Import InterWikis" no menu à esquerda.
    Pelo menos por algum tempo, a velha maneira de adicionar links de Interlíngua (apenas adicioná-los para as páginas da Wikipédia) ainda vai funcionar, mas provavelmente menos bots será verificar novos artigos e o tempo até que as ligações se propague para outros artigos será mais longo.

Artigos Movidos

  • Q2. Eu só mudei um artigo na "YEN" para "NEY" na Wikipedia local, e todos os seus links InterWikis desapareceram. O que devo fazer?
    Vá para Wikidata e localize o item "YEN" conforme descrito no Q1.
    Na página de item, encontrar o link de InterWikis, clique em Editar, substituir "YEN" com "NEY", então salve.
    Observe que pode levar alguns minutos antes da página local que você moveu ajusta-se para a mudança. Isto pode ser ignorada pelo limpando a página.

Links Interwiki Incorretos

 
O link para editar a página Wikidata, em cinza, na skin Vector.
  • Q3. Acabei de notar que o artigo "ZEN" está relacionada com o artigo errado "XSW" sobre o German|French|Wikipédia Swahili. Como posso corrigir isso?
    Na seção de links InterWikis do artigo ' ZEN ' clique na caneta os interwiki links abaixo. Isto irá levá-lo para o item Wikidata para 'ZEN '.
    Na seção "Lista de páginas ligadas a este item" do item na Wikidata, localizar a entrada de Swahili para 'XSW '.
    Clique no botão "Editar" ao lado da entrada e clique em "remover".
    Repita isto com outras entradas errôneas.
    Se a caneta não aparece na sua Wikipedia, o item não ainda foi adicionado para Wikidata. Então aja como em Q1 acima.

Mais de uma família de InterWikis

  • Q4. Acabei de notar que o iene: artigos "en:YEN", "de:YDE" e "fr:YFR" estão ligados entre si, e que "cs:YCS" e "hu:YHU" são vinculados juntos. Na verdade todos os cinco artigos são sobre o mesmo assunto. Como faço para localizar e fundir suas entradas na Wikidata?
    Você pode encontrar suas entradas, como mostrado no Q1 acima – neste caso, você poderia tentar d:Special:ItemByTitle/pt/YEN e/d:Special:ItemByTitle/cs/YCS; Se isso não funcionar, tente procurar por títulos de todas as outras wikipédias, como em alguns casos é possível que um item foi criado por um título, mas não o artigo que está ligado ao.
    Se você encontrar "dois itens", em seguida, remover todos os links de uma (geralmente aquele com o maior número de Q, mas é bem usar o outro, se tem muitos menos artigos vinculados), adicioná-los para um segundo e requisição de exclusão do item agora vazio.
    Se você encontrar "um item", basta adicionar os links para os artigos pertinentes.
    Se você não encontrar nenhum item, então basta criar um item para todos os cinco artigos, conforme explicado no Q1 acima.

Migrando novos links InterWikis

  • Q5. No artigo que tem sua entrada Wikidata e os links foram removidos pelo bot há muito tempo atrás, alguém adicionou um link de InterWikis Swahili. O que devo fazer?
    Verifique se o artigo de Swahili existe e é sobre o mesmo tema;
    Se isso, considerá-la como uma solicitação para adicionar o link do Swahili para Wikidata, agir como em Q1.
    Se ele não existir, exclua o link.

Persistentes conflitos

  • ' ' Q6 ' ' eu estou tentando fazer tudo isso, mas continua a existir conflitos com outras wikis.
    Só ir à w:Wikipedia conversa: Wikidata #Interwiki conflitos <!..--colocar no conselho local ou nenhum! Por Favor, não incluir a página de conflito interwiki en.wikipedia para traduções não-Inglês. --> e trazê-lo. Vai ser tratado o mais rápido possível, ou encaminhada para d:WD:IWC, se requerer a atenção de outras wikipédias.
    Se precisar de ajuda para qualquer outra razão, sinta-se livre para entrar em contato com qualquer um dos usuários na caixa de seção "Alguma pergunta?" , ou ir para #wikimedia-wikidataconectar.

Migração de links interlanguage

Links locais Interlíngua em páginas da Wikipédia podem ser removidas com segurança se a lista local e a lista de Wikidata correspondem. Entendo que inexplicáveis remoção de links de Interlíngua pode aparecer ser vandalismo. Para evitar ser revertido, embora um Resumo de edição quando remover links locais, de preferência vinculando a esta página.

Em geral, é melhor remover ligações InterWikis em artigos da Wikipédia, uma vez que eles estão associados com Wikidata. (Você pode dizer que a página é "associada" Wikidata pela presença do texto "Editar links" abaixo da lista de idioma). Isso ocorre porque o interwiki links sobraram sempre substituirá as informações mais atuais que Wikidata empenha-se em fornecer. Tamanhos de página também diminuem visivelmente quando longas listas de interwikis são removidas. No entanto, você não deve remover links, se você não verificou que eles foram copiados para Wikidata. Esta tarefa agora é feita por um bot (Addbot), assim você não precisa fazer isso manualmente na maioria das páginas.

Migração Automática de links

Operadores de bot, utilizando a estrutura de pywiki devem atualizar para um mínimo de pyrev:11073. Operadores de bot usando bots interwikis usando outros quadros ou métodos de edição devem parar correndo seus bot até repararam seus códigos para evitar alterar interwikis. Veja w:Wikipedia:Bot_owners'_noticeboard/Archive_8#Wikidata..

Migração semi-automática de links

Abaixo estão os métodos que podem ser usados para alterar os links de uma forma mais automática, que diminui a chance de que você vai fazer um erro ao transferir os links:

  • Você pode querer adicionar o seguinte JavaScript your.js página no seu home wiki, que permitirá que você, ao editar uma página, clicar em um botão "remover interwikis", que irá remover todos os links de Interlíngua que foram copiados para Wikidata:
mw.loader.load('//www.wikidata.org/w/index.php?title=User:Yair_rand/checksitelinks.js&action=raw&ctype=text/javascript');
 
Para usar o Checksitelinks (uma vez instalado), clique para editar um artigo e, em seguida, vá para o menu dropdown. (No MonoBook skin, o guia simplesmente aparece na parte superior da página, à direita do "Pahud".)
 
Um screenshot da interface "slurpInterwiki". O botão para iniciá-la, "Importação InterWikis", pode ser visto no canto inferior esquerdo da tela, juntamente com vários outros botões gerados pelo gadget.
  • "slurpInterwiki" é um gadget de Wikidata, que pode ser usado para puxar automaticamente links semi novos do artigo. Veja o Wikidata gadgets painel.

Migração Manual de links

O método a seguir é a forma básica para editar um link de Interlíngua:

  1. Vá para o item Wikidata. Existem dois métodos manuais para fazer isso:
    • Clique no link "Editar links" cinza na parte inferior da barra de "Línguas"
    • Vá para d:Special:ItemByTitle e para a sua página de busca
  2. Comparar os links do artigo
  3. Edite os links em Wikidata. Isso deve ser simples; cada link da wiki Interlíngua tem uma [editar] ao lado dele. Clique em que link expõe vários formulários:
    • A primeira é para o código de idioma
    • O segundo é para ligação das línguas
    • Onde estava o link [editar] deve aparecer três opções: salvar, remover e cancelar.
      • Salvar é usado quando completamente terminar de alterar as informações na entrada do
      • Remove remove completamente a entrada do banco de dados
      • Cancelar cancela a interação com a interface
  4. Adicione quaisquer vínculos ausentes em Wikidata se for o caso. Isso pode ser feito indo até o final da lista de link do wiki de Interlíngua e clicar em "Adicionar link". Isto expõe na maior parte as mesmas formas como uma edição normal.
  5. Uma vez que todos os links são contabilizados, Visualizar uma versão do artigo na Wikipédia com todos os links de Interlíngua removidos e compará-lo com a versão atual do artigo. Olhe para ver se há quaisquer diferenças entre o texto processado. Se não houver, eles podem ser removidos com segurança. Se há "diferenças", você "não" deve remover os links que são diferentes, ou, melhor ainda, retornar à edição Wikidata e depois removê-los do artigo.

Se você encontrar quaisquer conflitos de InterWikis (mais notavelmente situações onde você obterá uma mensagem de erro informando que um link que você tentou adicionar já está em uso em outro item), você pode levantar a questão no w:Wikipedia talk:Wikidata#Interwiki conflitos <!..--Remover este link da Wikipédia em Inglês em traduções--> ou d:Wikidata:Interwiki conflicts, embora se você pode pensar de uma maneira de resolvê-lo você mesmo, por favor faça.

Se você topar com qualquer confusão no processo de transferência de links da Wikipedia para Wikidata, sinta-se livre para aparecer no d:Wikidata:Project Chat ou pedir conselhos sobre IRC na #wikimedia-wikidataconectar. Você também poderá ver a ""Alguma pergunta?" na seção abaixo para obter mais ajuda.

Informações relacionadas

Indicadores de status no artigo

Bons artigos e artigos destacados em outras wikipédias são indicados por uma estrela ao lado do link do idioma. Esta estrela é gerada por um modelo. Desde que Wikidata não armazena essas informações, esses modelos não deve ser removido. O próprio link idioma correspondente pode ser removido.

Interlíngua links com âncoras

Às vezes um link de Interlíngua inclui uma âncora, que é um link para uma "seção" de um artigo. A âncora é representada pelo caractere "#" (por exemplo, [[fr:Analyse de survie#Fonction de survie]]). Essa ligação é usada quando a Wikipédia vinculada não tem um artigo exatamente correspondente, mas tem um artigo que trata em parte com o mesmo assunto. Ligações de linguagem do Wikidata não suporte âncoras por design, portanto língua links com âncoras deve ser mantido na Wikipédia, se desejado. Para um exemplo, consulte o fim do wikitexto no artigo w:Survival função: Wikidata está fornecendo todas as ligações de linguagem — através de d:Q2915096 — exceto para um na Wikipédia francesa, uma vez que é um link da seção, em vez disso, enumerados localmente no artigo em si.

Supressão de Wikidata links

Um artigo individual completamente pode suprimir Wikidata links usando a palavra mágica de {{noexternallanglinks}}. A palavra mágica também suporta supressão de apenas idiomas específicos, o formulário "{{noexternallanglinks:es|fr|it}}", que suprimiria os links de espanhol, francês e italianos.

Ligações de linguagem do Wikidata escopo

A Comunidade Wikidata concordou em uma RFC que todos os namespaces da Wikipédia projetos diferente de "Usuário" são elegíveis para armazenamento em Wikidata. Isso significa que a interwiki links para páginas de política da Wikipédia, modelos e categorias também pode ser armazenado no Wikidata e removido localmente se efetuado por ambas as comunidades. Para obter um exemplo de um item de Wikidata, referindo-se ao namespace Wikipédia, ver item Q4167836, que refere-se a w:Wikipedia:Categories.

Links de Interlíngua Inline

Links de Interlíngua inline (aqueles do formato [[:<language>:<article>]]) continuam a funcionar como antes e não foram alterados por Wikidata. Por exemplo, você pode vincular na versão alemã desta página de informações sem de qualquer maneira afetar suas ligações de Interlíngua, aqui ou no Wikidata. (Basta lembrar de começar com um cólon!)

Mudanças recentes

Alterações na Wikidata que se relacionam com artigos sobre esta Wikipédia vão aparecer em mudanças recentes se a opção está habilitada pelo usuário. Veja Special:Preferences#mw-prefsection-rc.

Infoboxes (fase 2)

Wikidata pretende armazenar informações em muitos idiomas que eventualmente podem ser re-usados na wikipedia, particularmente em infoboxes. A escolha de usar essa informação é deixada inteiramente para a Comunidade da Wikipédia em si — as futuras alterações ao software wiki fornecerá apenas uma "opção" para recuperar informações do Wikidata, se desejado. (Por exemplo, algum wiki-texto pode pedir para o atomic number de um elemento químico, ou a população de um país). Wikidata apoiará citações para todos os dados. Esta fase do projeto Wikidata é grande, e ainda está em desenvolvimento.

Prevê-se que os artigos serão capazes de incorporar fatos a partir de correspondente Wikidata página usando um {{#property:}} sintaxe, descrito em Wikidata/Notes/Inclusion syntax. Tais transclusions terão que ser adicionados in-line, para artigos explicitamente em uma base por página ou modelo-por-modelo, manualmente ou por bots, e "não" serão anexados automaticamente para artigos da forma que são links InterWikis de fase 1.

Alguma Pergunta?

Se você ainda tiver dúvidas ou quiser alguma ajuda de um usuário que fala a sua língua, você pode tentar ler os links sobre o Main Page da Wikidata, especialmente o introdução, Ajuda:conteúdo, a FAQ(perguntas e respostas) e o glossário. Se você gostaria de pedir a alguém, você pode ir para a "projeto bate-papo" em seu idioma e pergunte lá. Mais técnicos podem fazer perguntas em a página de "entrar em contato com a equipe de desenvolvimento".

Você também pode visitar #wikidataconectar na IRC (freenode) para ajuda. Note que o canal é registrado publicamente.

Abaixo está uma lista de usuários que estão dispostos a ajudar, listadas juntamente com as línguas que eles falam e a lista de wikis na qual eles são administradores.

Ambassadors for Wikidata
Nome de Usuário Apelido no IRC Idiomas que fala Administrador Ativo
Ajraddatz ajr en-ca, fr-1 Wikidata
Dan Koehl DanKoehl sv, en-3, de-2, da-1, nb-1, nn-1 Wikispecies, Wikvoyage (Swedish)
Kaioduarte-TB kaioduarte pt-3, pt-BR-3
Esteban16 Esteban16 es, en-2, pt-1, it-1 Wikidata
FlyingAce FlyingAce es, en-5, de-1, it-1 Wikidata
Harmonia Amanda Harmonia_Amanda fr, en-2, es-2 Wikidata, Wikipédia francophone
HakanIST HakanIST tr, en-4, az-3, es-2, de-1 Wikidata, Turkish Wikipedia, Steward
Jon Harald Søby Jhs nb, en-4, nn-3, sv-3, da-2, de-2, sw-2, eo-1, es-1, ro-1 Norwegian (Bokmål) Wikipedia
koavf koavf en, es-2, de-1, pt-1 Wikidata, English Wikiquote, English Wiktionary, multilingual Wikisource, outreach, species, test projects
Legoktm Legoktm en, es-1, gu-1 MediaWiki.org, English Wikipedia
MisterSynergy MisterSynergy de-N, en-4 Wikidata
Moheen Reeyad #MoheenReeyadconectar bn-N, as-1, bpy-1, en-3, hi-1, hif-1 Bengali Wikipedia, Wikimedia Commons
PinkAmpersand PinkAmpersand (find me on #PinkAmpersandconectar) en, fr-3, es-1, it-1
Ricordisamoa it, en-2
Rschen7754 Rschen7754 en, es-2 Wikidata, English Wikipedia
Sjoerddebruin sjoerddebruin nl, en-3, de-1, fr-1 Wikidata, Dutch Wikipedia
Viswaprabha ml, en-3, hi-3, ta-2, sa-2,ar-1,ur-1 Malayalam Wikipedia, Malayalam Wiktionary
wd-Ryan en Wikidata
Yahya Yahya bn, en-2 Wikidata, Bangla Wikipedia, Bangla Wikivoyage
Aminwa 21 Aminwa 21 en
S8321414 zh-Hant-TW, nan-3, en-2, lzh-2 Wikidata, Chinese Wikivoyage
WikiBayer bar, de4 Wikidata, Bavarian Wikipedia, metawiki, Global Sysop


Ver também

Links Externos