This page is a translated version of the page Wikibooks and the translation is 81% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikilivros, anteriormente chamado de Projeto de Textos Didáticos Livres da Wikimedia e de Wikimedia-Textos Didáticos, é um projeto da Fundação Wikimedia, iniciado em 10 de julho de 2003. O Wikilivros é o lar do Wikijúnior.

Logotipo original do Wikilivros
Logotipo original do Wikilivros

O projeto é uma coleção de textos didáticos e manuais livres. Todos podem editar os módulos de um livro clicando em Editar, que aparece em todos os módulos do Wikilivros.

O projeto foi lançado em resposta a um pedido do colaborador da Wikipédia Karl Wick por um lugar onde fosse possível desenvolver livros didáticos de conteúdo aberto sobre, por exemplo, química orgânica e física para trazer educação à humanidade e reduzir os custos e outras limitações no acesso a bons materiais de aprendizagem. Este foi lançado em 10 de julho de 2003 e desde então teve um firme crescimento. Como resultado, o Wikilivros foi dividido em vários subdomínios linguísticos em 21 de julho de 2004.

Todo o conteúdo do site está sob a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0. Uma parte dos primeiros livros era totalmente original, e a outra parte era copiada de outras fontes didáticas encontradas na Internet. Contribuições são de propriedade de seus criadores, enquanto o licenciamento de copyleft garante que o conteúdo sempre permanecerá livremente distribuível e reproduzível. Veja copyrights para mais informações.

O site está trabalhando na conclusão de vários livros didáticos, os quais acabarão por ser seguidos pela adoção e o uso tradicional de textos lá desenvolvidos e localizados. Versões em PDF agora podem ser geradas rapidamente, além de serviços de impressão fornecidos pela PediaPress. Um comunicado da Fundação Wikimedia tem mais detalhes.

Ligação

Para ligar wikilivros, use a ligação [[b:| ]]

Trabalho atual

Páginas importantes

Discussões

Notícias

Mídia

Cooperação entre idiomas

A página da embaixada fornece uma lista de embaixadas do Wikilivros - a melhor maneira de entrar em contato com as outras versões linguísticas do projeto.

Lista de Wikilivros

Fonte Externa, classificação em critérios dinâmicos, atualiza-se a cada seis horas por um agendador de tarefas

Fonte Externa, sintaxe wiki gerada, a qual está sendo colada nesta página manualmente

Nota: Esta lista inclui wikis fechadas. Os seguintes projetos do Wikilivros estão fechados: aa, ak, als, as, ast, ay, ba, bi, bm, bo, ch, co, ga, gn, got, gu, kn, ks, lb, ln, lv, mi, mn, my, na, nah, nds, ps, qu, rm, se, simple, su, sw, tk, ug, uz, vo, wa, xh, yo, za, zh-min-nan, zu (44 no total).

Languages that use Wikipedia to serve their Wikibooks

  • Nota: O Wikilivros alemânico foi mesclado com a Wikipédia alemânica. Agora, possui um espaço nominal separado als:wp: (Alemannische Biecherei (Wikibooks)).
  • The Bavarian Wikibooks has been created as separate namespace within Bavarian Wikipedia: Buach:Start.
  • The Rhine Franconian Wikibooks has been created as separate namespace within Rhine Franconian Wikipedia: Buch:Hauptseite.

Links externos

  • Wikilivros: desenvolvendo e disseminando livros didáticos e outros do tipo.