Translation requests/WMF/Board of Trustees/pt

26 de Abril de 2008 Reestruturação do Conselho


O Conselho Diretivo da Wikimedia gerencia a fundação e supervisiona a disposição e solicitação de doações. O Conselho Diretivo é a principal autoridade da Wikimedia Foundation (artigo IV, seção 1 do regimento interno da Wikimedia Foundation) e atualmente consiste de sete diretores.

Os membros atuais são:

  • Michael Snow, Presidente (mandato a ser mantido até que os capítulos façam a sua própria nomeação)
  • Jimmy Wales, Presidente Emérito (mandato até dezembro de 2008)
  • Jan-Bart de Vreede, Vice-Presidente (mandato até dezembro de 2008)
  • Domas Mituzas, Secretário-executivo (mandato a ser mantido até que os capítulos façam a sua própria nomeação)
  • Stuart West, tesoureiro (mandato até dezembro de 2008)
  • Kat Walsh (mandato até julho de 2009)
  • Ting Chen (mandato até julho de 2009)

Michael Snow edit

Michael Snow

Michael Snow foi nomeado Presidente do Conselho da Wikimedia em Julho de 2008. Entrou para o Conselho em Fevereiro de 2008, depois de participar nos projetos da Wikimedia desde 2003. Uma de suas contribuições foi a criação do Wikipedia Signpost, um jornal para a comunidade da Wikipédia em língua inglesa. Nascido em Pfullendorf, Alemanha, ele agora vive na região de Seattle. Michael é advogado e conquistou o doutorado pela Universidade de Washington.

Jimmy Wales edit

Jimmy Wales

Jimmy Wales é o co-fundador da Wikipédia. Ele é um empreendedor da Internet e um entusiasta do sistema wiki.

Wales nasceu na cidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama, e possui diploma da Auburn University e da Universidade do Alabama. Ele trabalhou como Diretor de Pesquisa da Chicago Options Associates, uma empresa atuante no mercado de futuros e opções que, então, tinha sede na cidade de Chicago. Na metade da década de 1990, Wales fundou o Bomis, um portal de busca focado em aspectos da cultura popular e que foi um dos primeiros a utilizar as informações com licença livre do Open Directory Project.

Em 1999, Jimmy desenvolveu o conceito de uma enciclopédia que pudesse ser distribuída livremente, e fundou a Nupedia, contratando o filósofo Larry Sanger como diretor-geral e encarregando dois programadores de desenvolver softwares para o projeto. A Nupedia falhou, talvez devido à sua estrutura hierarquizada de cima para baixo, o oposto da Wikipédia, que é o bazar definitivo. Após dois anos trabalhando com o conceito da Nupedia, a equipe inaugurou a Wikipedia como forma de canalizar conteúdo para a Nupedia; a Wikipédia tornou-se um sucesso instantâneo, mas não da maneira planejada, e a Nupedia foi fechada. Em 2003, Jimmy criou a Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos baseada em Tampa, na Flórida, para gerenciar a Wikipédia e seus projetos associados.

Em 2004, Jimmy fundou a Wikia. Em meados de 2005, ele foi nomeado para um cargo em associação com o Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Faculdade de Direito de Harvard, e, em outubro de 2005, passou a integrar o Conselho Diretivo da Socialtext, uma empresa que fornece tecnologia wiki para negócios. Jimmy vive em St. Petersburg, na Flórida, Estados Unidos.


Jan-Bart de Vreede edit

Jan-Bart de Vreede

Jan-Bart de Vreede é o vice-presidente da Wikimedia Foundation desde 14 de Janeiro de 2007. Jan-Bart integrou o Conselho da Wikimedia em Dezembro de 2006.

O trabalho na Fundação Escolar Kennisnet Ict op permitu que ele passasse seu tempo promovendo o uso de software wiki e de projetos da Wikimedia na educação, entre outras coisas. A Fundação Kennisnet é uma organização pública holandesa. Dentro dessa organização, ele é responsável pelos portais educacionais e algumas ferramentas de criação de conteúdo. Através de seu trabalho na Escola Kennisnet Ict op, ele esteve envolvido com a Wikimedia desde 2004, e participou das duas conferências da Wikimedia como palestrante.

Jan-Bart de Vreede passou a maior parte da sua infância na Holanda, também vivendo no Sri Lanka, nas Maldivas, no Quênia e nos Estados Unidos. Ele estudou Administração de Negócios na Escola de Gestão de Roterdã.

Domas Mituzas edit

Domas Mituzas

Domas Mituzas aderiu ao Conselho da Wikimedia em Fevereiro de 2008. Ele está envolvido com a tecnologia da Wikipedia desde 2004, e tem trabalhado pelo desempenho e operações do site desde então. Ele também trabalha com a divisão de serviços de MySQL AB (recentemente adquirida pela Sun Microsystems). Antes disso ele construiu uma rede de serviços na Lituânia e em outros estados bálticos. Ele nasceu e vive em Vilnius, na Lituânia.

Kat Walsh edit

Kat Walsh

Kat Walsh é um membro da comunidade Wikimedia de Herndon, Virgínia, que fica próxima a Washington, D.C.. Atualmente, ela estuda Lei da Tecnologia e da Propriedade Intelectual na Escola de Direito da Universidade George Mason.

Kat trabalhou para a Wikia, Inc., como parte da equipe de Apoio Comunitário, de fevereiro a agosto de 2006. Membro do Comitê de Comunicações da Wikimedia, ela freqüentemente conversa com a imprensa sobre os projetos da Wikimedia e responde às mensagens enviadas à Fundação. Em outubro de 2005, foi conduzida ao Comitê de Arbitramento da Wikipédia em inglês, no qual ela serviu até juntar-se ao Conselho Diretivo. Kat toca fagote e é formada em Música pela Universidade Stetson.


Stu West edit

Stuart West

Stuart West entrou para a Wikimedia Board em Abril de 2008. Stuart traz mais de 15 anos de experiência na área financeira, incluindo o papel de executivo sênior de grandes companhias incluindo a Yahoo! Inc., TiVo Inc., e em bancos de investimento como a J.P. Morgan & Co. Ele também trabalhou com a Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas. O histórico educacional de Stuart inclui uma graduação em História pela Yale University, quando focou na Diplomacia do Século 20, e o Executive Program for Growing Companies pela Stanford Business School. Possui dupla cidadania britânica e estado-unidense, e atualmente reside na região da baía de San Francisco.

Ting Chen edit

Ting Chen

Ting Chen foi eleito pelos membros da comunidade para o Conselho da Wikimedia em Junho de 2008 e entrou oficialmente no Conselho em Julho de 2008.

Ting Chen nasceu em Xangai, China em 1968. Ele cresceu em Harbin, China, no noroeste do país, onde ele fez o ensino fundamental e o secundário. Em 1989 foi para Braunschweig, Alemanha e começou seus estudos em Engenharia Elétrica. Era especialmente interessado em semicondutores e seus aspectos físicos. Graduou-se em 1993 e agora ele trabalha como especialista em TI em Mainz, Alemanha.

Sua primeira experiência com uma comunidade virtual foi durante seu tempo de universitário na Fido-Net alemã, quando foi moderador de um fórum sobre ciência e conhecimento durante muitos anos. Aprendeu sobre a Wikipédia e outros projetos Wikimedia através do noticiário sobre um marco da Wikipédia em alemão em 2003. A partir de então a Wikipedia se tornou um novo hobby para ele. Começou na Wikipédia em alemão e logo mudou para a então jovem Wikipédia em chinês, que naquela altura estava ainda no começo. Ting Chen assistiu ao primeiro Wikimania (Wikimania 2005) em Frankfurt, onde ele participou de um painel de discussão e introduziu a comunidade chinesa. Ele também ajudou a organizar o terceiro Wikimania (Wikimania 2007) em Taipei.

Ex-membros do Conselho edit

Angela Beesley (Junho de 2004 - Julho de 2006)
Colaboradora em projectos Wikimedia desde fevereiro de 2003, Angela Beesley foi um dos primeiros membros do Conselho Diretivo, encontrando-se no presente no Advisory Board. Angela é co-fundadora do serviço de hospedagem wiki Wikia e é vice-presidente de Relações Comunitárias do Wikia, Inc. Angela Beesley é uma das autoras do livro Wikis: Tools for Information Work and Collaboration. Antes do seu envolvimento com a Wikipédia, Angela era uma pesquisadora educacional e desenvolvedora de taxas estudantis. Angela nasceu na Inglaterra e viveu na Alemanha e Austrália.
Angela esteve na Board of Trustees até que ela se resignasse do cargo; seu sucessor foi eleito em 26 de setembro de 2006.
Mais sobre Angela: Biografia na Wikipedia (em inglês) | Wikia, Inc.
Michael Davis (2003 - Novembro de 2007)
Michael Davis é formado pelo Williams College e pela Universidade de Chicago. Ex-executivo-chefe da Chicago Options Associates, uma empresa de mercados e futuros em Chicago, Michael é Chief Operating Officer do serviço de hospedagem wiki focado na comunidade Wikia, Inc. e vive em St. Petersburg, Flórida.
Mais sobre Michael: Wikia, Inc.
Erik Möller (Julho de 2006 - Dezembro de 2007)
Erik Möller é diretor-adjunto da Wikimedia Foundation, posto assumido em Janeiro de 2008, após sua saída do Board of Trustees. Ele é editor ativo da Wikipédia desde 2001 e também tem contribuído ao software por trás dela, o MediaWiki. Möller desenvolveu a proposta do Wikinotícias, um projeto Wikimedia, e organizou a votação para que fosse implementado. Erik é também um jornalista freelancer e autor de Die heimliche Medienrevolution: Wie Weblogs, Wikis und freie Software die Welt verändern (A revolução doméstica dos meios de mídia: Como Weblogs, Wikis e o software livre uniram o mundo). Ele também gerencia projetos relacionados ao desenvolvimento de software wiki. É formado em Ciência da Computação. Além da Wikimedia, ele promove o conteúdo livre, o software livre e legislação balanceada para a propriedade intelectual. Até tomar sua posição na Wikimedia Foundation, vivia em Berlim, na Alemanha.
Mais sobre Erik: Página de usuário
Tim Shell (2003 - Novembro de 2006)
Tim Shell é um empreendedor da Internet com interesse em auto-organização e ordem descentralizada, como exemplificado na Wikipédia. Em 1996, ele estava se graduando em Ciência da Computação quando decidiu interromper o curso e entrar no mundo dos negócios, juntando-se com Jimmy Wales para iniciar o Bomis. Tim viveu em Chicago, Flórida e San Diego, e atualmente reside em Las Vegas. Em 15 de dezembro de 2006, Shell saiu do Conselho.
Mais sobre Tim: Página de usuário no Meta
Oscar van Dillen (Novembro de 2006 - Junho de 2007)
Oscar van Dillen é um editor e burocrata da Wikipédia em neerlandês e outros projetos da Wikimedia naquela língua. Ele também tem o papel de steward desde maio de 2005, ajudando e dando conselho a muitos projetos em várias línguas. Oscar é membro do comitê de Projetos Especiais, que ajuda a Fundação a conseguir doações, a expandir em outros países e a encorajar parcerias entre a Fundação e outras organizações. Profissionalmente, Oscar é um músico e compositor, ensinando composição de world music assim como Teoria Musical no Departamento Musical de Jazz, Pop e World Music do Conservatório de Roterdã.
Mais sobre Oscar: Página de usuário
Florence Nibart-Devouard (Junho de 2004 - Julho de 2008)
Florence foi presidente do Conselho da Wikimedia de Outubro de 2006 a Julho de 2008. Era uma das representantes eleitas ao Conselho desde junho de 2004. Florence nasceu em Versalhes, França. Ela cresceu em Grenoble e tem vivido, desde então, em várias cidades francesas, assim como na Antuérpia, na Bélgica, e Tempe, no Arizona, Estados Unidos. Ela é engenheira agrônoma (ENSAIA), também especializada em Genética e Biotecnologia (INPL). Ela tem trabalhado em pesquisa pública, principalmente na melhoria genética das flores e também em microbiologia, para estudar a viabilidade da bioremediação de solo poluído. Até recentemente, ela trabalhava numa empresa francesa para conceber ferramentas para tomada de decisões em agricultura sustentável. Ela juntou-se à aventura da Wikipédia em fevereiro de 2002 e é conhecida como contribuidora sob o pseudônimo "Anthere". Florence tem 39 anos e vive em Clermont Ferrand com seu marido Bertrand e seus três filhos: Anne-Gaëlle (9), William (11) e Thomas (2).
Mais sobre Florence: Biografia na Wikipédia (em inglês), Página de usuária
Frieda Brioschi (Julho de 2007 - Setembro de 2008)
Frieda (Italiana, 30) entrou no Conselho em Julho de 2007. Participa na Wikipedia e em outros projetos da Wikimedia Foundation desde Maio de 2003. Em Junho de 2005 ajudou a fundar a Wikimedia Italia e foi a presidente dessa organização desde esse momento até Setembro de 2007. Atualmente, vive em Roma e trabalha como programadora. Afastou-se do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation em Setembro de 2008.
Mais sobre Frieda: Página de usuária


Papéis dos administradores e funcionários edit