Training modules/Dealing with online harassment/slides/some-common-forms-of-harassment-on-our-projects/pt-br
Noções básicas: algumas formas comuns de assédio em nossos projetos
O assédio vêm em diversos tamanhos e formatos. Alguns deles são infantis e podem parecer fáceis de ignorar – insultos descartáveis por vândalos, por exemplo. Mas apesar de poder ser fácil para um administrador ou patrulheiro de vandalismo deixar esse tratamento de lado, recém-chegados ao movimento podem ser desencorajados ou ofendidos por isso. Eles também podem ser incentivados a quebrar regras entrando em pequenas guerras de edição ou a responder a palavrões com palavrões.
Alguns vândalos podem se tornar focados na perseguição de um ou de um grupo de editores. Essa perseguição pode assumir formas sutis, como "wikicaça" – a prática de "perseguir" as edições de alguém para constantemente reverter ou se opor a elas. Ser wikicaçado pode fazer com que o editor se torne desiludido, chateado ou frustrado. A wikicaça também pode levar a perseguições on-line mais genéricas em locais como e-mail, mídias sociais e blogs pessoais. Os assediadores podem coletar informações pessoais dessas fontes e usar a divulgação ou ameaça de divulgação dessas informações para intimidar os contribuidores.
Outra forma de assédio é as ameaças diretas contra um editor ou editores. As ameaças à vida e membros devem ser consideradas graves e devem ser comunicadas à equipe da Wikimedia Foundation Support and Safety através do endereço de e-mail emergency@wikimedia.org. Ameaças legais não são incomuns e podem ser usadas para "forçar" editores a excluir conteúdo ou censurar artigos. Mesmo que essas ameaças não sejam plausíveis, elas podem ser angustiantes.