Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Working Groups and the translation is 100% complete.


Grupos de Síntese

 
Linha temporal detalhada Outubro 2019 - Junho 2020 (Versão a partir de Janeiro 2020)
 
Participantes do Sprint de harmonização em Tunis (setembro de 2019).

Entre novembro de 2019 e março de 2020, o foco principal da estratégia de movimento passará a sintetizar as recomendações produzidas pelos nove grupos de trabalho em um conjunto coerente. As perspectivas do movimento e as avaliações de viabilidade serão reunidas como base para a criação do produto final e aprovado. Os próximos passos imediatos envolverão os grupos de trabalho classificando e refinando suas recomendações (se assim o desejarem) e concluindo seu dever como grupos de áreas temáticas. Um novo grupo de trabalho/escrita com os membros interessados e disponíveis para continuar trabalhando ajudará a desenvolver o produto final.

Escritores fará a síntese e o sentido reais das recomendações em um conjunto coerente e finalizará o produto final, levando em consideração as informações recebidas dos conectores (como conversas da comunidade, pesquisas, avaliações de viabilidade). Os escritores usarão as sobreposições que foram identificadas nas recomendações para sintetizar várias recomendações e descrever onde as mudanças podem ser feitas para resolvê-las.

Conectores ajudará os escritores a digerir, referenciar e (onde aplicável) usar o material existente, pesquisa, contribuições de conversas da comunidade (incluindo material existente e participação ativa nas próximas conversas com grupos organizados e colaboradores on-line).

Eles analisarão o material e reunirão os principais pontos a serem apresentados aos escritores. Isso pode ser na forma de resumos para os escritores ou, quando necessário, informações direcionadas que possam ser relevantes para uma recomendação específica. O objetivo disso será apoiar os escritores na integração do material no produto final.

Revisores trará perspectivas específicas, adicionais, conhecimentos, contextos e conselhos em diferentes momentos do processo. Isso pode variar de revisões semanais/mensais de questões específicas a apenas uma revisão do rascunho antes de ser finalizado.

O objetivo aqui seria garantir que:

  • a produção dos nove grupos de trabalho é refletida no produto final;
  • um leque diversificado de perspectivas e contextos são contabilizados;
  • entrada da fase 1, pesquisas e conversas com a comunidade estão bem integradas;
  • as recomendações são relevantes e significativas para o movimento mais amplo.

Linha do Tempo de Grupos de Trabalho

A cronologia do processo tem em conta os eventos do movimento (por exemplo, Wikimania, Wikimedia Summit) bem como os procedimentos gerais de planejamento no nosso movimento. Espera-se que todos os Grupos de Trabalho ajustem a cronologia de acordo com as suas próprias necessidades e expectativas.

  1. Junho-Julho de 2018: Chamada para membros do Grupo de Trabalho.
  2. Agosto-Novembro de 2018": criação de grupos de trabalho, acordo sobre o modo de trabalho, definição das necessidades de apoio, e primeiros passos na exploração de conteúdos.
  3. Até Março de 2019: Os grupos de trabalho desenvolvem o âmbito do seu trabalho, definem as questões orientadoras e participam em conversas comunitárias para refinamento.
  4. Wikimedia Summit (fim de Março de 2019): O âmbito do seu trabalho é revisto e revisado, trazendo muitas perspectivas diferentes, de modo a poderem depois passar à análise.
  5. Abril-Agosto de 2019: Análise de dados, investigação e resultados de conversas comunitárias; desenvolvimento de recomendações.
  6. Wikimania 2019 (Agosto de 2019): O primeiro rascunho das recomendações é publicado online e apresentado durante as sessões dos grupos de trabalho no Wikimania. O feedback e os contributos recolhidos pessoalmente e online são utilizados para refinar as recomendações.
  7. Setembro-Outubro de 2019: refinar os esboços de recomendações utilizando o contributo da pesquisa e das conversas comunitárias. Começar a identificar e cartografar sobreposições em cada um dos nove grupos de trabalho. Dê os retoques finais nas recomendações, classifique as recomendações. Dissolver os grupos de trabalho (até 1 de Novembro).
  8. Novembro-Dezembro de 2019: Novo grupo de trabalho criado para começar a sintetizar recomendações e desenvolver um conjunto coerente e abrangente.
  9. Fevereiro-Maio 2020: Recomendações sintetizadas apresentadas ao Board of Trustees. Finalização das recomendações. Conclusão oficial do compromisso do grupo de trabalho.
  10. "2020': Inicia-se a implementação; estrutura de implementação e criação de apoio.

A linha do tempo está sujeita a alterações em função do progresso das conversas e dos fluxos de trabalho. As etapas do processo não acontecerão simultaneamente para todos os Grupos de Trabalho. Alguns poderão ser mais rápidos, e outros poderão precisar de mais tempo, especialmente se tiverem fortes interdependências com outros grupos.

Visão geral dos grupos de recomendações de rascunho

Em julho de 2018, 90 membros de nossa comunidade global formaram nove Grupos de Trabalho. Esses grupos de trabalho estavam no centro desse processo; eles eram os agentes da mudança. Cada grupo de trabalho havia se dedicado a uma das nove áreas temáticas principais do movimento, que os membros estavam colocando sob o microscópio, explorando a aparência dele em 2030 e finalizando um conjunto de perguntas norteadoras. As respostas a essas perguntas formaram a base de recomendações para mudanças estruturais, para que possamos avançar com sucesso e fortemente em nossa Direção Estratégica.

 
  • Cada grupo de trabalho estava trabalhando em:
    • Escopo: mapear a situação atual da área temática, os obstáculos e as oportunidades, usando todos os dados já coletados ao longo dos anos e pesquisas adicionais, se necessário. Identificar as mudanças necessárias e construir um caso para explicar por que essas mudanças nos ajudam a progredir em nossa direção estratégica.
    • Recomendações de rascunho: identificar possíveis estratégias para fazer essas mudanças e desenvolver recomendações concretas para o movimento sobre como ratificá-las e implementá-las.
    • Implementação: aconselhar e iterar alterações com base nas recomendações.
  • Os grupos de trabalho existem para complementar as estruturas existentes do movimento, e não criar redundâncias. Os grupos não são responsáveis por tomar decisões, mas desenvolverão recomendações como base para a tomada de decisão.
  • Cada grupo representa a diversidade do movimento, bem como a diversidade de habilidades e experiência necessárias para trabalhar na respectiva área temática.
  • A conexão e a colaboração entre os grupos de trabalho são essenciais. Os coordenadores do grupo de trabalho identificarão as necessidades e oportunidades de colaboração, bem como manterão ativamente as colaborações entre os grupos por meio de um grupo de coordenação.
  • A equipe principal fará protótipos e melhorará o método do grupo de trabalho à medida que o usamos, para que se ajuste às necessidades e à cultura do movimento. Feedback é sempre bem-vindo.

Estruturas e configuração do grupo de trabalho

Em junho de 2018, um comitê de coordenação apoiou a equipe principal na seleção dos membros do grupo de trabalho e os grupos foram estabelecidos entre junho e setembro de 2018. Espera-se que os membros dos grupos de trabalho atuem no interesse do movimento, não no interesse de sua própria organização ou comunidade.

Cada grupo de trabalho decide como organizar o seu trabalho e a equipe principal oferece orientação e suporte a nível de processo. O tamanho ideal do grupo é de 10 a 15 membros, e esses membros têm que representar as diferentes perspectivas e funções do nosso movimento. Temos uma variedade de funcionários e membros do conselho, de grupos organizados a colaboradores individuais nos grupos. Membros adicionais são bem-vindos para aplicar e podem ser nomeados durante todo o processo, dependendo das necessidades de cada grupo.

O suporte aos grupos de trabalho referente à comunicação com o movimento é feito por meio de relatórios, conversas comunitárias, participação em eventos e reuniões, e publicação de atualizações ou dos resultados do trabalho em suas respectivas páginas meta. Para assegurar a comunicação entre os grupos de trabalho, um grupo de coordenação foi formado.

O Conselho diretivo da Fundação Wikimedia está comprometido com o processo de estratégia do movimento e cada membro integrou um dos grupos de trabalho.

Opções de suporte

Os grupos de trabalho serão apoiados pela equipe principal do processo de estratégia, e o gerente de informação e conhecimento será o principal ponto de contato. O suporte inclui logística, como agendar chamadas, anotar e resumir reuniões, criar modelos e kits de ferramentas para serem usados na estruturação e criação do fluxo de trabalho dos grupos de trabalho, bem como gestão dos fluxos de informação para permitir que os grupos de trabalho tenham discussões informadas e tomem decisões informadas. A equipe de gestão da informação e conhecimento também assegurará que o progresso das discussões do grupo de trabalho seja compartilhado com o movimento mais amplo em tempo hábil.

Além disso, suporte para facilitação, viagem, tradução, pesquisa ou treinamento pode ser organizado com a equipe principal de acordo com as necessidades de cada grupo de trabalho.

Procedimentos do grupo de trabalho

Áreas temáticas

As principais áreas temáticas evoluíram a partir das conversas que tivemos em nosso movimento por anos, por exemplo, em várias sessões da Conferência Wikimedia e discussões em grupo sobre governança, recursos, diversidade, parcerias, etc. Para cada uma dessas áreas, a equipe principal mapeou o foco e algumas perguntas essenciais que precisam ser respondidas para que possamos cumprir a missão da Wikimedia e promover a direção estratégica. As principais perguntas que esses grupos de trabalho estão abordando se concentram no nível estrutural, não no trabalho programático. Muitas dessas perguntas têm sido persistentes ao longo dos anos; são perguntas duradouras. Pela primeira vez, não temos apenas um processo para respondê-las, também temos um mandato e os recursos necessários. Clique no nome da área temática para saber mais:

Área temática Descrição preliminar Lista de distribuição

Defesa

  • regimes jurídicos, políticas públicas e pautas para definir áreas nas quais a defesa ativa e o envolvimento político apoiam a nossa missão e a nossa direção estratégica;
  • desenvolver capacidades para quebrar as barreiras políticas;
  • identificar parceiros para obter impacto político.
wg2030-advocacy wikimedia.org

Desenvolvimento de capacidades

  • metas de investimento em desenvolvimento de capacidades no nosso movimento;
  • compreensão das capacidades necessárias dentro do movimento e identificação das prioridades para grupos-alvo;
  • desenvolvimento de habilidades de liderança para desenvolver liderança e conhecimento especializado no nosso movimento (para voluntários e funções da equipe);
  • abordagens sistemáticas para prospectar, recrutar e conservar pessoas com os conjuntos de habilidades necessários (voluntários e equipe) para apoiar o nosso trabalho rumo à direção estratégica como um movimento global;
  • implementação de mudanças organizacionais e culturais.
wg2030-capacitybuilding wikimedia.org

Saúde da comunidade

  • as estruturas, práticas e recursos necessários para apoiar uma cultura de confiança e colaboração nas comunidades e organizações da Wikimedia;
  • a perspectiva futura de envolver e incluir os recém-chegados de maneira sustentável;
  • equilibrar a carga horária e a saúde pessoal;
  • as funções fundamentais nas comunidades e o oferecimento de apoio para preservar as pessoas com essas funções e responsabilidades.
wg2030-communityhealth wikimedia.org

Diversidade

  • mapear as áreas atuais de diversidade e as lacunas de diversidade dentro do movimento, bem como os projetos que têm se concentrado em preencher essas lacunas;
  • encontrar maneiras de aumentar a conscientização sobre o privilégio e superar as barreiras culturais, institucionais, tecnológicas e comportamentais relacionadas à inclusão e à equidade de conhecimento;
  • maneiras de incluir as vozes ausentes e preencher as lacunas de conteúdo, alcance e usuários (em termos de acesso e contribuições).
wg2030-diversity wikimedia.org

Parcerias

  • oportunidades e desafios relacionados à construção de parcerias a nível local, regional e global;
  • abordagens estratégicas para dimensionar o trabalho que fazemos de formas além da nossa própria capacidade e alcance;
  • colaboração com outras organizações e movimentos para promover a nossa visão e os nossos valores;
  • e avançar rumo à nossa direção estratégica com oportunidades para um impacto mais amplo.
wg2030-partnerships wikimedia.org

Produto e tecnologia2

  • juntamente com um espectro mais amplo de partes interessadas, mapear cenários futuros para o desenvolvimento de produtos e tecnologia;
  • desenvolver estruturas para comunicação e conexões contínuas entre equipes de produtos/tecnologia, grupos, comunidades e outras partes interessadas no movimento e além;
  • mapear as necessidades e expectativas para o desenvolvimento de capacidade tecnológica local.
wg2030-productandtechnology wikimedia.org

Alocação de recursos

  • princípios de equidade nas nossas estruturas para distribuição e uso dos nossos recursos financeiros dentro e além do nosso movimento;
  • responsabilidades locais, regionais e globais para alocação de recursos e financiamento em todo o movimento, inclusive órgãos de financiamento e processos de tomada de decisão;
  • avaliação de modelos de alocação de recursos globais e locais;
  • o impacto dos fundos gastos e a prestação de contas das entidades do movimento.
wg2030-resourceallocation wikimedia.org

Fluxos de receita

  • princípios de fluxos de receita do movimento;
  • modelos de fluxos de receita que já existem no movimento e em outras organizações e movimentos sem fins lucrativos;
  • desenvolvimento de modelos de fluxos de receita em alinhamento com o desenvolvimento do produto;
  • maneiras de explorar todo o potencial das partes interessadas do movimento (como organizações, grupos, aliados, parceiros e doadores) para geração de fluxos de receita;
  • avaliação e melhoria das estruturas e responsabilidades atuais para a geração de fluxos de receita para o movimento.
wg2030-revenuestreams wikimedia.org

Funções e responsabilidades1

  • o modelo organizacional e afiliado do movimento Wikimedia;
  • as diferentes funções, objetivos e relações da Fundação e de suas respectivas afiliadas e comitês;
  • responsabilidades globais, regionais, locais e temáticas das organizações do movimento (existentes e prospectivas);
  • liderança em todo o movimento, processos de governança e tomada de decisão;
  • equidade nas nossas estruturas e distribuição de responsabilidades para funções fundamentais necessárias ao movimento (jurídico, captação de recursos, proteção de dados, desenvolvimento de software, comunicação).
wg2030-rolesandresponsibilities wikimedia.org

1 Durante a Conferência Wikimedia 2018, o grupo de trabalho “Funções e responsabilidades” propôs “Dinâmica de poder” como título. Como o poder é apenas uma parte da conversa mais ampla sobre as responsabilidades e funções globais, regionais e locais, e não queremos que o grupo se concentre somente neste aspecto, a equipe principal de estratégia decidiu manter o nome original.

2 Na Conferência Wikimedia 2018, este grupo de trabalho foi chamado de “Tecnologia”, mas após algumas considerações sobre o amplo escopo do grupo, a equipe principal decidiu renomear o grupo para “Produto e tecnologia”.