This page is a translated version of the page Wikipedia 15/15 years and the translation is 100% complete.
Estamos coletando 15 dos nossos momentos favoritos e coisas que aconteceram desde 2001 para compartilhar com o mundo todo no nosso novo relatório anual. Por favor, ajude corrigindo e comentando, adicionando novas coisas ou seus favoritos (Você já deve ter notado que há mais de 15).

15 coisas incríveis desde o lançamento da Wikipédia ao mundo em 15 de janeiro de 2001

O 15 de janeiro é conhecido por wikipedistas como o dia da Wikipédia.

Antes de 2001, uma enciclopédia poderia custar milhares de dólares, árvores, água e tinta, e sejamos sinceros, não era tão fácil de levá-la na mão.

Hoje podemos alcançar milhões de artigos referenciados, fotos, ilustrações, fontes e definições de palavras de qualquer lugar acessível da internet. E os voluntários que estiveram criando este incrível trabalho por 15 anos não cobram nada por isto. Querem compartilhar todo o conhecimento com todas as pessoas. Muitos de nós têm esta oportunidade bem nos bolsos.

  1. Milhões de pessoas reuniram todo este conhecimento trabalhando juntos de todas as partes do mundo. Ward Cunningham projetou a wiki, a primeira plataforma que permitia várias pessoas de trabalharem em um documento ao mesmo tempo. Ele chamou-a de wiki, uma palavra havaiana que significa “rápido” (Há até um sistema de transporte chamado “Wiki Wiki” em Honolulu).
  2. Você conhece a enciclopédia, mas sabia que também há o dicionário e o guia de turismo livres, a biblioteca livre, as citações e ferramentas de aprendizagem livres, além de muito mais?
  3. Nos “bastidores”, robôs fazem alguns trabalhos em série para que voluntários não precisem os fazer. Há quase 2 000 robôs aprovados para uso apenas na Wikipédia inglesa, e até têm nomes. O PhotoCatBot ajuda pessoas a encontrar artigos necessitando de imagens.
  4. 17 de março de 2006: A primeira exibição sobre a Wikipédia é aberta na Biblioteca da Universidade de Gotinga, Alemanha.
  5. A Wikipédia se torna um dos 10 sites mais principais do mundo em 2007, o único sem fins lucrativos.
  6. Pessoas que trabalham com a Wikipédia são chamadas de wikipedistas. Construir o maior banco de dados informacionais do mundo com pessoas de todos os cantos pode ser desafiador. Wikipedistas fazem regras, diretrizes e ensaios para ajudar outros a os entender. “Não existem mastodontes furiosos”, um ensaio, sugere que você não deva editar quanto tiver fome ou estiver intoxicado(a).
  7.  
    A primeira fotografia do mundo, agora no Wikimedia Commons, é totalmente inescrutável. A primeira foto enviada ao Commons foi sobre dois codorniz-comuns. Falando de aves e fotos, não há nada como fotografias com pombos, “Um pombo-correio foi equipado com um cinto de alumínio no peito para que uma câmera miniatura temporizada pudesse ser anexada” (Havia um selo de pombos-correio, era adorável e em forma de triângulo).
  8. Um dos primeiros artigos escritos foi sobre o poodle. Simplesmente dizia, “Um cão pelo qual todos os outros são medidos”. A página sobre poodles da Wikipédia inglesa agora possui mais de 5 000 palavras e inclui as inventadas por pessoas para nomear poodles cruzados com outras raças: Labradoodle, Poochon, Cockapoo, Spoodle, Maltipoo, Goldendoodle, Schnoodle, Pekapoos, Cavapoo, and Bernedoodle.
  9. A Wikipédia ajuda a manter a internet livre e aberta: em 2012, as comunidades da Wikipédia apagaram o site para protestar contra a Lei de Combate à Pirataria Online (SOPA).
  10. Pesquisadores podem prever a propagação de doenças pelos dados da Wikipédia: “Pesquisadores do Laboratório Nacional de Los Alamos puderam fazer previsões extremamente precisas sobre a propagação da febre de dengue no Brasil e a gripe nos EUA, Japão, Polônia e Tailândia examinando três anos dignos de dados de pesquisas da Wikipédia”.
  11. Levaria mais de 21 anos para uma pessoa normal ler toda a Wikipédia inglesa (sem pausas nem descansos).
  12. O segundo artigo mais editado da Wikipédia inglesa de todos os tempos é sobre luta livre profissional.
  13. Uma das entradas na competição para o novo logotipo do Wikivoyage foi uma cobra num tapete mágico.
  14. Einstein era parado tantas vezes em público que costumava dizer “Perdoem-me, desculpa! Sempre me confundem com o Professor Einstein” (Rohin Dhar nomeou isto como o fato mais interessante do mundo baseando-se em dados no subreddit TIL (Today I Leaned) do reddit).
  15. Uma ligação para o artigo do oficial do exército britânico Sir Adrian Carton de Wiart foi retweetado por mais de 3 500 vezes.
    Sir Adrian Paul Carton Ghislain de Wiart (5 de Maio de 1880 - 5 de junho de 1963) Foi um oficial militar do exército Britânico, de origem belga e irlandesa, serviu na Guerra do Bôeres, na I Guerra Mundial e na II Guerra Mundial, tendo sofrido um tiro no rosto, cabeça, estômago, tornozelo, quadril e ouvido, sobreviveu a um acidente de avião, cavou um túnel para fuga de um campo de prisioneiros, e arrancou os próprios dedos da mão esquerda a dentadas, depois que um médico se recusou a amputá-los. Ao falar sobre as guerras que participou, Wiart escreveu: “Eu apreciei a guerra”.
  16. Wikipedistas mantêm listas de controvérsias e mentiras da Wikipédia. Uma mentira afirmava que Lord Byron possuía um crocodilo e um ratel como animais de estimação. No entanto, ele levou um urso à escola quando descobriu que cães não eram permitidos.
  17. A QRpédia permite que visitantes de locais como museus, cidades históricas, edifícios e zoológicos possam acessar os artigos da Wikipédia relacionados em qualquer idioma e celular simplesmente escaneando um simples ícone gráfico.
  18. O “Projeto Introdução de Voz” convida pessoas que possuem artigos bibliográficos sobre elas na Wikipédia para gravar uma breve amostra de suas vozes para que possamos saber como são suas vozes e como pronunciar seus nomes. Pode ser feito em qualquer idioma de escolha.
  19. O Monumento à Wikipédia.
  20. A conferência “Wikipedia trifft Altertum” de 2011 em Gotinga juntou a ciência à comunidade da Wikimedia.
  21. Wikipédia pode referir-se a: um asteroide.