Wikimedia LGBT+/Atividades

This page is a translated version of the page Wikimedia LGBT+/Activities and the translation is 94% complete.
Wikimedia LGBT+ logo - without text.svg
Wikimedia LGBT+

Esta página descreve as atividades atuais e propostas do Wikimedia LGBT+.

Projetos

Colaborações

Artigo principal : Wikimedia LGBT+/Colaborações

Projetos LGBT+ que podem ser realizados com grupos de usuários, organizações temáticas, movimentos parceiros ou organizações LGBT+.

Artigo principal : Outros WikiProjetos relacionados

Wikimedia LGBT encourages collaboration among various LGBT-related efforts in all Wikimedia projects. Established projects are listed on each wiki.

Divulgação

"It Gets Better"

Artigo principal : Wikimedia LGBT+/It Gets Better

Durante a Wikimania de 2013, foi proposto que o Wikimedia LGBT+ produzisse uma série de submissões "It Gets Better" ("As Coisas Melhoram" em português) por wikipedistas e wikimedistas em vários idiomas.

Eventos LGBT+

Artigo principal : Wikimedia LGBT+/Eventos LGBT+

Atividades de alcance LGBT+ que podem ser realizadas em eventos LGBT+ de fora.

Organizações LGBT+

Quaisquer organizações LGBT+ que trabalham com clientes que adquirem informação pela internet possuem interesse na qualidade de informação presente na Wikipédia e projetos relacionados da Wikimedia. Para vários grupos demográficos e tópicos, a Wikipédia é a fonte mais consultada sobre informação LGBT+.

Organizações LGBT+ que desejam participar em projetos da Wikipédia para realizar divulgação educacional precisam de segmentação especializada. Algumas de suas necessidades:

  1. Apresentações da Wikipédia e estatísticas sobre como as pessoas utilizam a Wikipédia explicadas de maneira específica para organizações LGBT+
  2. Materiais de treinamento para profissionais que servirão para introduzi-los aos aspectos da Wikipédia que são de seu interesse. Em muitos casos, profissionais possuem pouco tempo de sobra, então preferem aprender primeiro sobre aquilo que é mais relevante para a área que pretendem contribuir
  3. Uma coleção preservada e curada de literatura acadêmica descrevendo a natureza, escopo e qualidade de conteúdo da Wikipédia de interesse para grupos LGBT+
  4. Uma forma de contato para que possam requisitar conversas com membros da comunidade LGBT+ na Wikipédia sobre como sua organização pode se conectar à comunidade da Wikipédia e aprender a contribuir com conteúdo
  5. Um espaço para networking comunitário
  6. Um repositório histórico para a coleta de estudos de caso sobre experiências da comunidade durante o desenvolvimento de conteúdo LGBT+ para a Wikipédia

Wiki Loves Pride

Artigo principal : Wiki Loves Pride

"Wiki Loves Pride" é uma campanha global com o objetivo de expandir e melhorar conteúdo LGBT+ nos vários projetos da Wikimedia. As atividades do Wiki Loves Pride são focadas nos meses de junho e outubro. Milhares de eventos culturais e celebrações LGBT+ são realizados ao redor do mundo durante junho. Já outubro é definido em várias nações como o Mês da História LGBT+ (outros definem fevereiro - mês que pode ser adicionado no futuro) e é também quando a "saída do armário" é celebrada.

Wikimedia

Atividades de sensibilização LGBT+ que podem ser realizadas durante ou para a Wikimania e outros eventos da Wikimedia.

Atividades propostas

Conteúdo Wikimedia LGBT+

O Wikimedia LGBT+ busca promover e coordenar o desenvolvimento de conteúdo LGBT+ por todos os projetos relevantes da Wikimedia. See also: Wikipedia:Wiki Loves Pride/Tasks.

Cultura LGBT+

Grupos LGBT+ ao redor do mundo estão decidindo como conectar suas comunidades locais a recursos culturais online. Toda cidade que possui uma organização LGBT+ tem sua história sobre ativismo LGBT+ local, incluindo pessoas avaliando a legalidade de realizar congregações, a história sobre a organização da comunidade, e como a globalização das comunidades LGBT+ está mudando a vida de todos. Alguns tópicos de grande importância que são normalmente publicados por fontes fiáveis são casos legais relacionados a assuntos LGBT+, a realização de eventos de orgulho LGBT+ e a fundação de organizações LGBT+.

O Wikimedia LGBT+ busca apoiar organizações LGBT+ regionais em seu trabalho de decidir como documentar as notícias publicadas por fontes fiáveis sobre a história de sua comunidade informando-as da opção de utilizar projetos da Wikimedia como um repositório de sua história que podem compartilhar entre si e com o resto do mundo.

WikiProjeto Estudos LGBT+

Esta organização irá promover participação em e promover o Wikipedia:WikiProject LGBT studies e projetos equivalentes em todos os idiomas e projetos.

Relacionamento com pesquisadores

A organização permanecerá como ponto de contato para pesquisadores que desejam estudar as informações LGBT+ presentes na Wikipédia. Várias organizações precisam ser aconselhadas sobre como podem realizar pesquisas para definir a extensão na qual o público utiliza conteúdo LGBT+ na Wikipédia. Esta organização irá trabalhar com o Comitê de Pesquisa para dar assistência a pesquisadores na coleta de dados e na apoio para administrar suas próprias pesquisas sobre a Wikipédia em suas instituições.

Wikipedia Loves (LGBT+) Libraries

Wikipedia Loves Libraries (Wikipédia Ama Bibliotecas) é o nome de um programa de divulgação que ajuda bibliotecários e a comunidade da Wikipédia a trabalharem juntos no apoio de comunidades que utilizam bibliotecas e recursos da Wikipédia. Esta organização participa do programa Wikipedia Loves Libraries através da promoção de eventos em bibliotecas orientadas aos temas LGBT, estudos de gênero e sexualidade.

Diretório de arquivos

O Wikimedia LGBT+ hospeda um diretório de mídia internacional contendo coleções de ficheiros e mídia de materiais LGBT através da promoção do desenvolvimento de artigos da Wikipédia que descrevem essas coleções e ao direcionar pessoas que realizam estudos de gênero e sexualidade a essas coleções. Seus membros também descrevem essas coleções de maneira informal no espaço do projeto quando tais coleções não foram documentadas suficientemente por fontes fiáveis, algo que acontece com frequência com coleções especiais de arquivos e bibliotecas.

  • Biblioteca Pública de New York
    • armazena e cataloga os arquivos do Gay Men's Health Crisis e ACT-UP, os quais provavelmente constituem os registros mais antigos de organizações comunitárias sobre a ocorrência do e resposta ao HIV.

Pedidos de mídia

Se qualquer voluntário desejar fazer um pedido a uma organização LGBT para que ela aplique uma licença compatível à Wikimedia para a mídia que possuem os direitos autorais, então o Wikimedia LGBT+ irá revisar o pedido e pode endossá-lo com o apoio da comunidade quando a intenção for de compartilhar esse conteúdo com o Wikimedia Commons ou o Wikisource.

É mais provável que as organizações respondam de maneira positiva a pedidos de doação de mídia se vindo de uma entidade que já realiza arquivamento há mais tempo e possui uma necessidade pública ampla e capacidade de hospedar, administrar, divulgar e redistribuir essa mídia, o que coloca o Wikimedia LGBT+ em uma posição favorável para atender essas necessidades. Qualquer pessoa que tiver uma proposta para um pedido de mídia pode escrever suas ideias na página de discussão.

Tornando todos os projetos da Wikimedia um espaço seguro

Artigo principal : Wikimedia LGBT+/Espaço seguro

As populações LGBT lidam com descriminação como parte de uma minoria, e algumas vezes são o alvo de assédio devido simplesmente por fazerem parte da comunidade LGBT. Isto pode acontecer em qualquer ligar, incluindo nos projetos da Wikimedia.

Política de assédio

O Wikimedia LGBT+ participa na criação de políticas relacionadas a assédio nos projetos da Wikimedia com o objetivo de criar um espaço seguro em todos os projetos onde qualquer pessoa pode participar no desenvolvimento de materiais educacionais. Além de acabar com o assédio relacionado a fazer parte da comunidade LGBT, a organização também busca terminar com a descriminação baseada em gênero, religião, etnia, cultura e outras características. Os projetos da Wikimedia devem ser um local divertido, seguro e acessível a todos!

Apoio a vítimas

É simplesmente impossível fiscalizar fóruns anônimos na internet e impedir todos os comentários rudes, assim como não cabe a nenhum grupo oferecer aconselhamento na Wikipédia. Mas o Wikimedia LGBT+ pode coletar e registrar confidencialmente quaisquer reclamações que alguém tenha sobre assédio ou descriminação de qualquer tipo. Apesar desta organização normalmente não poder agir diretamente sobre essas reclamações, membros da organização, respeitando os desejos e direitos das pessoas que enviaram as reclamações, podem usá-las como base para uma pesquisa sobre os potenciais problemas presentes nos projetos da Wikimedia, e como fazer da Wikimedia um lugar mais seguro.

O tipo de apoio que esta organização pode prover é a garantia de que as pessoas que reclamam sobre descriminação tenham um local para compartilhar suas preocupações entre outras pessoas que entendam a natureza dessa descriminação e queiram que os projetos da Wikimedia sejam mais seguros.

Educação online sobre problemas de saúde LGBT+

Alguns problemas de saúde e segurança afetam as populações LGBT de maneira desproporcional, como as infecções de HIV e a AIDS. Este projeto apoia o uso da Wikipédia como uma ferramenta para disseminar informações geral de saúde para populações LGBT e defende que organizações públicas de saúde devam desenvolver artigos da Wikipédia que estão relacionados a qualquer parte de sua missão de ajudar as populações LGBT.

Educação fundamental sobre sexo

Wikimedia LGBT+ recognizes that international recognition of LGBT issues begins when all people have access to fundamental information about human sexuality and gender in their own language. Of special concern are articles relating to sexual health, including pregnancy, birth control, contraception, and family planning. Communities without any opportunity to discuss heterosexuality are not likely to be friendly to discuss minority sexuality. Communities which can frankly discuss girls' health and basic sexuality are communities which have the potential to receive LGBT education. Promoting basic sex education also has the advantage of advancing women's rights, which is another factor which correlates with the advancement of LGBT rights in many places.

Educação sobre HIV

HIV/AIDS is a disease which disproportionately affects the LGBT community. There are many factors which increase the incidence of HIV infection in a population, and one of them is lack of access to educational resources about how people can protect themselves from contracting HIV.

Wikimedia LGBT+ seeks to develop articles related to HIV in all languages. Part of the strategy for doing this is working with the Translation Task Force of WikiProject Medicine, which already has social infrastructure for improving health-related articles in English then translating those articles into other languages. HIV/AIDS is a disease associated with many health conditions, and all related health conditions are within the scope of Wikimedia LGBT+.

Something which Wikimedia LGBT+ can do which is unique is coordinating partnership with HIV organizations in various countries and working in various languages to facilitate the translation and localization of this content, especially as it applies to local LGBT culture. Many countries already have dedicated government support for providing HIV prevention resources to LGBT populations, and these organizations need Wikimedia LGBT+ to help them engage Wikimedia projects to supply them with online educational resources.

Linha do tempo

Reports

The annual reports required by the Wikimedia Foundation Affiliations Committee are here: