Destaques da Wikimedia, abril de 2016

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, April 2016 and the translation is 100% complete.



"Sunset over Lake Mälar with 1854 statue of Carl XIV John of Sweden removed" by Jacob Truedson Demitz and KJacobsen, CC BY-SA 4.0; "Wmhack-5" by Saurabh Jain, public domain; "Wikidata English map" by Markus Krötzsch, TU Dresden, public domain/CC0. Collage by Andrew Sherman.

Estas são as publicações destacadas do blog de Wikimedia em Abril de 2016.

 
Mapa por Markus Krötzsch, TU Dresden, domínio público/CC0.

A equipa de investigação de Wikimedia desenhou um sistema que encontra, prioritiza e recomenda artigos em falta nas diferentes línguas presentes nas wikipédias. A ferramenta considera os interesses do editor (extraídos de seu historial público de contribuições), a sua habilidade nas línguas e a popularidade projectada do artigo na língua alvo se fosse criada. Uma prova piloto demonstrou que as recomendações triplicavam a velocidade a que os editores criavam artigos, e mantendo o mesmo nível de qualidade.

A ferramenta inclui um API, actualmente integrado na ferramenta de Tradução de Conteúdo. Nos próximos meses, a equipa de Investigação de Wikimedia acompanha a ferramenta continuamente para aprender mais a respeito de como os editores a utilizam e como a poderiam melhorar. Se experimentares em ferramenta de recomendação de artigos, poderás enviar à equipa de Investigação de Wikimedia os teus comentários na nossa página de discussão.

 
Participantes corrigindo erros. Imagem por Saurabh Jain, domínio público.

O Instituto Índio de Tecnologia Roorkee organizou uma sessão de um dia para ajudar estudantes compreenderem como funciona a comunidade MediaWiki. No hackaton, que se prolongou por um dia, se trataram todos os aspectos de MediaWiki: desde a instalação do software e a configuração do meio para corrigir alguns erros singelos até o envio de patches para sua avaliação. Assistiram 20 estudantes, seleccionados em função do cumprimento de certos requisitos previamente apresentados, para assegurar-se de que todos os participantes se encontravam no mesmo nível. Ao final do dia, tínhamos conseguido 15 envios (forçados) de patches ao núcleo. Além destes, realizaram-se outras 5 mudanças locais que estão pendentes de entrar (à data de hoje).

 
Fotografia por Jacob Truedson Demitz e KJacobsen, CC BY-SA 4.0.

O Tribunal Supremo de Suécia tem decidiu contra a Wikimedia Sverige (Suécia) num caso que implica a liberdade de panorama no país. O Tribunal decidiu que a lei sueca de propriedade intelectual não permite à Wikimedia Sverige publicar imagens na sua base de dados em linha offentligkonst.se (uma website e respectiva base de dados que contêm arte localizada em espaços públicos) sem permissão do artista.

A Fundação Wikimedia respeitosamente discrepa com a falha do Tribunal Supremo, que erode a liberdade de panorama, parte fundamental de liberdade de expressão, liberdade de informação e expressão artística. Interpretamos que a lei sueca de propriedade intelectual em questão só estabelece limites quanto à produção de cópias tridimensionais de esculturas, e não pode ser interpretada que ela estabeleça limites em imagens de arte pública publicado na internet. O facto que a lei de propriedade intelectual permite imagens de arte pública em postais, inclusive para lucro privado e sem o consentimento do artista, demonstra este fundamento e em nossa opinião, é inconsistente com a interpretação da lei que faz o Tribunal Supremo.

Em resumo

TED associa-se com a comunidade Wikimedia para contribuir “ideias que merecem ser difundidas” em projectos Wikimedia: Numa nova colaboração com membros da comunidade Wikimedia, TED tem doado em massa quantidade de metadatos resultante de mais de 2.000 palestras, muitas das quais já têm sido transcritas e traduzidas por uma rede mundial de voluntários da TED. Ao acrescentar os metadatos de TED à Wikidata, os Wikimedianos Jane Darnell e Andy Mabbett documentarão o conhecimento disponível nas palestras TED e facilitarão a identificação e uso desta informação nos projectos Wikimedia. Começa o Repto de História da Arte Europeana: Com 40 línguas, 30 países e centenas de obras de arte, deu-se inicio ao Repto de História da Arte Europeana — a maior competição Wiki-GLAM realizada até agora, e a primeira a destacar a Wikidata. O projecto está “baseado” em Wikidata, e melhorar a qualidade de seus metadatos sobre estas obras, seus artistas, géneros, etc., é tão parte desta competição como as traduções na Wikipedia. Chega cruzando continentes: edita a Wikipédia em urdu desde a República Checa: Nos últimos sete anos, Jiří tem atingido um notável domínio do urdu, idioma oficial de Paquistão e seis estados de Índia, e tem escrito ou ampliado uma grande quantidade de artigos na Wikipédia desta língua. Jiří gosta de contribuir sobretudo com artigos sobre história, biologia e farmacêutica. Está especialmente orgulhoso de suas contribuições em história checa, ainda que no futuro próximo gostaria de centrar-se em artigos sobre plantas medicinais.

Andrew Sherman, Digital Communications Intern
Wikimedia Foundation

Social Media
  • A equipa de investigação de Wikimedia desenhou um sistema que encontra, prioritiza e recomenda artigos que não têm sido criados nas wikipédias nas diferentes línguas. Esta e outras histórias do movimento Wikimedia nas publicações destacadas do blog em abril.