Diretora Geral da Fundação Wikimedia/Turnê de escuta de Maryana/Minhas Prioridades Vindouras


Quebra-cabeças e Prioridades | Reflexões da rodada de encontros com Maryana

Seção 2: Minhas Prioridades Vindouras

Minha mensagem de boas-vindas em setembro fez referência à descrição da vaga de CEO da Wikimedia. Eu aprendi a partir de conversas com quem me precedeu que este papel demanda gerir complexidade e incerteza, assim como lidar com camadas de stakeholders: dentro da Fundação, entre nossos parceiros e aliados, com nossos afiliados, em nossas comunidades, e importantemente com o resto do mundo. Estabelecer prioridades claras é essencial para o sucesso e a sobrevivência.

Prioridade 1: Reimaginar os Processos de Planejamento da Fundação Wikimedia

Minha maior prioridade para os próximos seis meses, que já está em andamento, é reimaginar os processos de planejamento da Fundação Wikimedia para que eles sejam mais visíveis, inspirados e integrados. Eu ouvi de pessoas demais (tanto dentro quanto fora da Fundação) que ainda não é claro o suficiente o que nós estamos entregando e priorizando enquanto organização. Eu aprendi que historicamente nós tipicamente planejamos em silos departamentais – não holisticamente como uma Fundação – e que pode haver um viés por começar novas iniciativas em detrimento do ‘trabalho escondido’ de manter e melhorar nossos compromissos existentes.

Com meus colegas de Fundação, nós reservamos as próximas semanas para começar o processo de mapear muito visivelmente nossas atuais alocações de recursos. Nós faremos isso não apenas apostando nas métricas padrão de ‘departamento’ e ‘orçamento’ mas também construindo uma visão integrada de como os recursos da Fundação conjuntamente considerados apoiam cada um de nossos projetos Wikimedia (ex: Wikipédias, Wikimedia Commons, Wikisource, Wikidata, Wikcionário, etc…),cada uma de nossas regiões/afiliados/comunidades linguísticas, e cada um de nossos públicos-chave. Temos certeza de que nossa primeira iteração precisará de refinamento e melhoria.

Isso também iniciará um diálogo informado sobre o que estamos – e não estamos – apoiando com os atuais recursos da Fundação. Nós revisaremos a estrutura de planejamento da Fundação para alinhar mais explícita e pragmaticamente com a estratégia do nosso movimento. Eu acredito que isso pode moldar uma visão multi-ano de investimentos visados que correspondem a prioridades, não apenas a crescimento geral.

Um processo de planejamento de seis meses não pode resolver os quebra-cabeças descritos acima, mas nós abordaremos todos eles – perguntando o que o mundo precisa de nós e o que estamos entregando com nossos atuais recursos para moldar investimentos adicionais no crescimento do nosso movimento. Estou certa de que muitos de vocês têm perguntas detalhadas sobre este processo que eu não posso responder ainda! O que eu efetivamente sei é que eu me comunicarei semanalmente com a equipe da Fundação sobre nossa experimentação com essas novas maneiras de trabalhar e planejar no primeiro trimestre de 2022 (Janeiro-Março) e que nós promoveremos uma série de conversas e contatos com comunidades em abril. O objetivo dessas sessões será compartilhar nosso raciocínio sobre as prioridades da Fundação e o apoio para o movimento mais amplo. Nós então iteraremos mais com base nessas sugestões antes da aprovação por parte do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia.

Prioridade 2: Atrair e reter líderes globais na Fundação Wikimedia, começando com produto e tecnologia

ransições de CEO são desestabilizadoras para a maioria das organizações e a mudança frequentemente continua depois que uma nova liderança chegou. Minha integração nos últimos meses me deu um entendimento básico de cada área da Fundação Wikimedia. Eu tenho muito mais trabalho a fazer, mas sou grata por já ter encontrado e aprendido com mais de 20% de nossa equipe.

Minha tarefa mais imediata é entrar ativamente e apoiar as equipes de produto e tecnologia da Fundação enquanto recrutamos lideranças executivas para essas funções vitais para a missão com um novo diretor de produtos e diretor de tecnologia. Tendo estudado a história desses dois departamentos desde que eles foram separados em 2015, eu compartilhei com nossa liderança atual que agora é um momento único para capitalizar em cada oportunidade que temos de aumentar o impacto por meio de nosso produto e tecnologia – mesmo durante esse momento de transição de liderança – melhorando nossos meios de trabalhar conjuntamente, não apenas apostando em estrutura e hierarquia organizacional.

Dados o calibre, comprometimento e brilho da equipe que temos nos times de produto e tecnologia da Fundação, eu estou comprometida em atrair as lideranças certas que possam empoderar e possibilitar que elas nos façam seguir em frente.

Prioridade 3: Atualizar os valores organizacionais da Fundação Wikimedia para guiar nosso caminho

Em minhas conversas com capítulos, grupos de usuários e organizações temáticas, eu perguntei e ouvi como eles definem seus valores organizacionais. Em quais valores sentimentais centrais eles apostam para guiar seus caminhos? A Fundação Wikimedia também tem um grupo de valores organizacionais. [4] Para mim, eles não podem ser apenas declarações imponentes de inspiração, eles precisam ser claros o suficiente para ajudar a guiar ações, comportamentos e expectativas diárias.

Eu passarei os próximos seis meses reunindo sugestões de como os valores organizacionais da Fundação fazem isso hoje, e se uma atualização pode ser necessária conforme olhamos para o futuro. Para mim, é sobre criar clareza e alinhamento, no nível mais fundamental, sobre o que uma organização usa para guiar seu caminho.

Outras Áreas de Foco para Meus Primeiros Seis Meses

Essas três prioridades moldarão meu foco interno na Fundação Wikimedia, mas eu continuarei a aprender e engajar-me com nossa estratégia do movimento e os processos de governança, incluindo o trabalho do Comitê de Redação da Carta do Movimento. Eu também começarei a me encontrar com alguns dos mais importantes colaboradores no ecossistema do conhecimento livre. Finalmente, eu investirei em construir uma forte parceria com o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia de modo que, juntos, nós consigamos atender às expectativas do nosso movimento para liderar e servir. Como eu, muitos de nossos Conselheiros também são novos em seus papéis. À luz disso, e também para dar espaço para o desenvolvimento do Conselho Global, eu pedi ao Conselho de Administração que considere interromper sua expansão enquanto eu e vários de nossos novos Conselheiros nos firmamos no ano à frente.

Embora a ‘rodada’ esteja finalizada, eu continuarei ouvindo e aprendendo. Eu passarei os primeiros meses de 2022 com equipes da Fundação sediadas nas costas leste e oeste dos Estados Unidos. Onde a pandemia permitir, eu espero também me encontrar com voluntários e membros das comunidades interessados conforme eu viajo.

Ao longo das duas últimas décadas, vocês criaram uma das mais incríveis comunidades digitais em toda a história da humanidade. Amanhã, celebraremos isso novamente no aniversário de 21 anos da Wikipédia. Eu estou cheia de otimismo com relação ao que nos espera. E sem ser muito ingênua, estou pronta para trabalhar para o dia em que isto pode ser verdade para todos nós:

“O conhecimento não conhece fronteiras. Mesmo assim, somos avessos a diferenças. Diferenças em cultura, idioma, experiências. Esta é a minha esperança. Que um dia as pessoas se refiram à Wikipédia como primeira e única… Elas não se importariam se há uma Fundação, ou uma Wikipédia essa e aquela. Elas só diriam: ‘A Wikipédia está tornando o conhecimento um lugar melhor.’”

Obrigada novamente por tirarem um tempo para ler esta minha mensagem. Eu continuarei tirando proveito de quaisquer feedback, comentários ou sugestões.

Maryana