Quadro de Avisos Conselho Wikimedia/Atualização do Conselho de Logomarca

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Board noticeboard/Board Update on Branding and the translation is 83% complete.
Other languages:
Bahasa Melayu • ‎Deutsch • ‎English • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português • ‎português do Brasil • ‎svenska • ‎русский • ‎العربية • ‎हिन्दी • ‎বাংলা • ‎ಕನ್ನಡ • ‎中文 • ‎日本語

Novidades do Conselho Wikimedia

Esta mensagem, "Atualização do Conselho de Logomarca", em 22 de junho de 2020.

Olá a todos,

Como presidente em exercício do Conselho de Administração da Wikimedia Foundation desde março [1], assumo total responsabilidade por essa situação. Lamento sinceramente toda a frustração que essa situação causou aos voluntários, que se envolveram em discussões que expressam suas preocupações, e aos funcionários, que estão trabalhando e não têm muita certeza se essa é realmente a direção que a Diretoria está preparada a seguir, ou se é apenas um exercício de nossa parte. Como Presidente do Conselho, reconheço que devemos informações claras às comunidades e orientações aos funcionários.

Em 2017, o Conselho aprovou a Direção Estratégica do Movimento 2030, reconhecendo a importância estratégica de aumentar o alcance dos projetos Wikimedia para novos idiomas, comunidades e geografias, como parte de nossa missão global. Em junho de 2018, o Conselho aprovou um Plano Anual da Fundação que incluía pesquisas sobre as logomarcas Wikimedia e Wikipedia, para entender como elas poderiam ser ferramentas para nos ajudar a alcançar esses objetivos.

Em novembro de 2018[2], a equipe apresentou uma pesquisa ao Conselho sobre as logomarcas Wikipedia e Wikimedia. Pessoalmente, eu apesar de ser um wikipediano relativamente antigo (e um wikimediano um pouco menos antigo), fiquei basicamente convencido pelas descobertas de que uma mudança na logomarca é necessária e benéfica para nossa missão e visão global e, além disso, que ela deve se basear na logomarca da Wikipedia. As informações apresentadas também convenceram a Diretoria de que a equipe deveria continuar trabalhando, mas, como você pode ver pelas atas, a Diretoria acreditava que a comunicação é crucial, mas a possibilidade de um novo nome para a Wikimedia Foundation era seriamente considerada [3].

E eu vou ser franco - intuitivamente, tomar o nome de algo como "Fundação Wikipedia" faz muito sentido, faça ou não sentido com uma consideração mais profunda. Mas, é claro, ninguém planejava renomear a organização, mais conversas eram necessárias. Foi convincente o suficiente para nós (o Conselho) aprovar o orçamento para esta iniciativa.

A Diretoria recebeu atualizações regulares sobre o trabalho da Logomarca ao longo do caminho, incluindo a aprovação do trabalho contínuo nos planos anuais de 2019 e 2020. No entanto, a Diretoria ainda não teve uma conversa muito séria e franca sobre o que a Diretoria fará quando o trabalho terminar, incluindo como equilibrar as avaliações das comunidades e, a importância de alcançar novas comunidades. A Diretoria também ainda não recebeu um relatório final, pois o projeto exploratório estava e ainda está em andamento.

O processo em si, embora a equipe de projeto de logomarca tenha projetado o processo para ser inclusivo e transparente, criou uma amargura em alguns voluntários, alguns dos quais sentem que foram manipulados ativamente. Estou certo de que não havia intenção de fazer isso. Mas, por exemplo, as pessoas apontam para um KPI (indicador chave de desempenho) relatado na pesquisa anterior como uma suposta tentativa de enganar a comunidade ou o Conselho. O Conselho não tomou sua decisão de apoiar o projeto da marca com base nesse número, nem o esclarecimento desse número ou a remoção desse KPI influenciando o suporte do Conselho ao projeto. Os erros não devem minar a confiança nas intenções de nossos colegas ou no objetivo de todo um processo. Mas esse sentimento de “elefante na sala” está machucando todos nós - voluntários e funcionários, então reconheço que isso criou muita amargura.

Precisamos dar um passo atrás e tentar ter uma conversa honesta e construtiva sobre como nosso futuro trabalho será juntos. Sei que há desconfiança em relação à Wikimedia Foundation, agindo de boa fé, também sei que os funcionários se sentem intimidados quando conversam com as comunidades, por isso é realmente difícil ter um diálogo franco. Estamos todos neste círculo vicioso - não confiamos um no outro, por isso não falamos honestamente; não falamos honestamente, portanto não podemos construir essa confiança. Eu realmente quero que isso mude. Então, vou ser o mais direto possível sobre a perspectiva da diretoria.

A declaração executiva diz: “Uma nova marca acontecerá. Isso já foi decidido pelo Conselho” [4]. O que isso significa? O projeto de logomarca foi aprovado pelo Conselho em 2018. A mudança de logomarca pode incluir: nomes, logotipos, “slogans”, cores, tipografia ou qualquer combinação dos itens acima. Um resultado do projeto será um conjunto de novas práticas recomendadas para a marca. O Conselho ainda não aprovou nenhuma recomendação específica. No entanto, é importante esclarecer: o Conselho pode mudar absolutamente o nome da Wikimedia Foundation, mesmo para a “Wikipedia Foundation”, se assim o decidir.

O Conselho já tomou a decisão de mudar o nome da Wikimedia Foundation? Não, o Conselho não mudou. Em 2018, o Conselho concordou que o nome da Wikimedia Foundation não nos ajuda com nossos objetivos estratégicos. De 2018 a 2020, o Conselho revisou a pesquisa e participou do processo da marca com o objetivo de encontrar um nome melhor. O Conselho ainda não tomou a decisão de mudar o nome para outro nome, pois ainda não tinha um relatório final sobre os resultados do Projeto de Marca ou a oportunidade de discutir as descobertas e trocas, e tomar uma decisão sobre o que o Conselho fará. A conversa da diretoria sobre isso está planejada para ocorrer durante a reunião de agosto.

O Conselho queria que a nova marca (se aprovada) fosse realizada antes do aniversário de 20 anos da Wikipedia em janeiro de 2021? Sim, de certa forma. A resolução [5] fala sobre o trabalho que está sendo feito até então, mas não está realmente claro se a mudança da marca foi incluída ou apenas a conclusão da pesquisa pela Fundação. A linha do tempo ainda pode mudar se a Diretoria decidir.

Should the Board be clearer in what the Board is directing the Wikimedia Foundation to do? Yes, I believe so. Some of this unclarity and misalignment is the cause of all this unfortunate frustration.

What are the possible outcomes for the August Board meeting on branding? The Board can 1) stop the project, 2) pause the work being done or 3) continue with it.

A Diretoria ainda deseja que você faça a pesquisa [6]? Sim. A pesquisa atualmente aberta [6] tem como objetivo encontrar o melhor resultado possível se a logomarca da Fundação (!) estiver centrada na Wikipedia e sua voz for necessária. É uma oportunidade para fornecer uma avaliação construtiva sobre essas alternativas. Se você está envolvido em discussões sobre o assunto, seja gentil um com o outro.

Todas as organizações do nosso movimento precisam ter um nome uniforme? Conforme a resolução da Diretoria de 2013 [7] - sim, mas foi uma decisão tomada na época em que a Diretoria acreditava que foi uma chance de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da Wikimedia como uma marca. Agora é 2020, e pode ser o momento certo para relaxar essa abordagem e permitir que todas as organizações do movimento usem nomes diferentes, [8], mais adequados ao seu contexto local. Ou mantenha nomes uniformes, mas permita o uso de qualquer uma de nossas marcas para fins de captação de recursos. Ou alguma outra coisa. O Conselho tem a sensação de que é preciso ter muito mais visão de futuro e otimizar nossos principais ativos, incluindo nossas marcas, para os desafios futuros.

All across the Movement we have a lot to do to accomplish our 2030 goals and build out our movement strategy. And that work can be done as the Wikimedia Movement, Wikimedia communities, and the Foundation even with a new name, depending on our needs.


Fique seguro,

antanana / Nataliia Tymkiv

Presidente em exercício, Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia