Plano Anual da Fundação Wikimedia/2024-2025/Metas/Infraestrutura

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2024-2025/Product & Technology OKRs and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Este documento representa a primeira parte do processo do Planejamento Anual de 2024-25 para o departamento de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia. Ele descreve o esboço dos "objetivos e resultados-chave" (OKRs, na sigla em inglês) dos departamentos. Esta é uma continuação da estrutura de portfólios de trabalho (conhecidos como "baldes") que começou ano passado.

Isto é parte do processo de redação do Plano Anual 2024-25 dos departamentos de Produto e Tecnologia da Fundação Wikimedia.

Portrait of Selena

Eu falei com todas e todos vocês em novembro sobre o que eu acredito ser a pergunta mais urgente que o movimento Wikimedia enfrenta: como garantimos que a Wikipédia e todos os projetos Wikimedia sejam multigeracionais? Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que tiraram um tempo para realmente considerar essa pergunta e me responder diretamente, e agora que eu tive a chance de passar um tempo refletindo sobre suas respostas, eu vou compartilhar o que aprendi.

Em primeiro lugar, não há razão única pela qual pessoas voluntárias contribuem. Para nutrir múltiplas gerações de pessoas voluntárias, precisamos entender melhor as várias razões pelas quais as pessoas contribuem com seu tempo para nossos projetos. Depois, precisamos focar no que nos destaca: nossa habilidade de prover conteúdo confiável conforme a desinformação e as informações falsas se proliferam pela internet e em plataformas que competem pela atenção das novas gerações. Isto inclui garantir que atinjamos a missão de reunir e entregar a soma de todo o conhecimento humano para o mundo expandindo nossa cobertura e informações faltantes, o que pode ser causado por iniquidade, discriminação ou viés. Nosso conteúdo precisa também servir e permanecer vital em uma internet em mutação e guiada por inteligência artificial e experiências ricas. Por fim, precisamos encontrar maneiras de financiar sustentavelmente nosso movimento construindo uma estratégia compartilhada para nossos produtos e receita para que possamos financiar este trabalho a longo prazo.

Essas ideias serão refletidas no plano anual de 2024-2025 da Fundação Wikimedia, cuja primeira porção eu estou compartilhando com vocês hoje na forma de objetivos rascunhados para o nosso trabalho de produto e tecnologia. Como no ano passado, nosso plano anual inteiro será centrado nas necessidades tecnológicas de nossos públicos e plataformas, e nós gostaríamos de ter o seu feedback para saber se estamos focando nos problemas corretos. Esses objetivos se constroem a partir de ideias que temos ouvido de membros da comunidade ao longo dos últimos vários meses em Discutindo:2024, em listas de emails e páginas de discussões, e em eventos da comunidade sobre nossa estratégia de produto e tecnologia para o ano à frente. Você pode ver a lista completa de objetivos rascunhados abaixo.

Um "objetivo" é uma direção de nível alto que moldará os projetos de produto e tecnologia que tocaremos no próximo ano fiscal. Eles são intencionalmente amplos, representam a direção de nossa estratégia e, importantemente, que desafios estamos propondo priorizar em meio às várias possíveis áreas de foco para o ano vindouro. Estamos compartilhando isso agora para que membros da comunidade possam ajudar a moldar nosso pensamento em estágio inicial e antes que se criem compromissos com orçamentos e alvos mensuráveis para o ano.

Comentários

Uma área em que nós particularmente gostaríamos de receber feedback é o nosso trabalho agrupado sob o nome "Wiki Experiências". "Wiki Experiências" é sobre como nós entregamos, melhoramos e inovamos eficientemente a maneira com que as pessoas usam diretamente as wikis, seja como contribuidoras, consumidoras ou doadoras. Isto envolve trabalho para apoiar nossa tecnologia central e nossas capacidades e garantir que podemos melhorar a experiência de pessoas editoras voluntárias — particularmente aquelas que têm direitos estendidos — por meio de funcionalidades e ferramentas melhores, serviços de tradução e melhorias de plataforma.

Aqui vão algumas reflexões de nossas discussões de planejamento recentes, e algumas questões para todas e todos vocês nos ajudarem a refinar nossas ideias:

  1. Voluntariar-se em projetos Wikimedia deveria ser gratificante. Nós também achamos que a experiência da colaboração online deveria ser uma parte importante do que faz o voluntariado voltar. O que é necessário para o voluntariado achar que editar é gratificante, e para trabalhar melhor conjuntamente para construir conteúdo confiável?
  2. A confiabilidade do nosso conteúdo é parte da contribuição única da Wikimedia para o mundo, e é o que mantém as pessoas vindo à nossa plataforma e usando nosso conteúdo. O que podemos construir que ajudará a aumentar conteúdo confiável mais rapidamente, mas ainda dentro dos padrões de qualidade determinados pelas comunidades em cada projeto?
  3. Para continuar relevante e competir com outras grandes plataformas online, a Wikimedia precisa de uma nova geração de consumidores que sintam conexão com o nosso conteúdo. Como podemos tornar nosso conteúdo mais fácil de ser descoberto e interagir com as pessoas que nos leem e nos doam?
  4. Em uma era em que abusos online resistem, precisamos garantir que nossas comunidades, plataforma e sistema de serviço estejam protegidos. Nós também enfrentamos obrigações legais crescentes, com legisladores globais buscando moldar a privacidade, a identidade e o compartilhamento de informações online. Que melhorias às nossas capacidades de enfrentamento de abusos nos ajudarão a abordar esses desafios?
  5. MediaWiki, a plataforma de software e interfaces que permitem à Wikipédia funcionar, precisam de apoio contínuo pela próxima década de modo a fornecerem a criação, moderação, armazenamento descoberta e consumo de conteúdo aberto e multilíngue em larga escala. Que decisões e melhorias de plataforma podemos fazer este ano para garantir que o MediaWiki seja sustentável?
Discussão

–– Selena Deckelmann

O mais alto nível de planejamento - os "Objetivos" estão atualmente publicados

O próximo nível - o rascunho dos "Resultados-Chave" (KR, na sigla em inglês) para cada objetivo finalizado estará disponível para discussão aqui em março.

As "Hipóteses" subjacentes para cada KR serão atualizadas nas páginas wiki do projeto/equipe relevante ao longo do ano, à medida que as lições forem aprendidas.

Experiências Wiki (WE) rascunho de objetivos
Objetivo Área de referência Objetivo Contexto do objetivo Titular
WE1

Discussão

Experiência das pessoas que contribuem Pessoas que contribuem experientes e novatas se reúnem online para construir uma enciclopédia confiável, com mais facilidade e menos frustrações. Para que a Wikipédia seja vibrante nos próximos anos, devemos trabalhar para desenvolver e estimular múltiplas gerações de pessoas voluntárias e garantir que as pessoas queiram contribuir. Diferentes gerações de pessoas voluntárias precisam de investimentos diferentes – as pessoas que contribuem mais experientes precisam que seus poderosos fluxos de trabalho sejam simplificados e corrigidos, enquanto as pessoas que contribuem novatas precisam de novas maneiras de editar que façam sentido para elas. E ao longo destas gerações, todas as pessoas que contribuem devem ser capazes de se conectarem e colaborarem umas com as outras para realizarem o seu trabalho da forma mais impactante possível. Com isto em mente, melhoraremos os fluxos de trabalho críticos para as pessoas que contribuem experientes, reduziremos as barreiras para que as pessoas que contribuem novatas possam realizar contribuições construtivas e investiremos para que as pessoas voluntárias possam se encontrar e comunicar umas com as outras em torno de interesses comuns. Marshall Miller
WE2

Discussão

Conteúdo enciclopédico O aumento do crescimento do conteúdo enciclopédico é alcançado através de ferramentas e recursos que são mais fáceis de acessar, reutilizar, melhorar e que podem garantir de forma fidedigna a confiabilidade do conteúdo de acordo com as políticas e barreiras de proteção usadas nos projetos da Wikimedia. O conteúdo enciclopédico principalmente na Wikipédia pode ser aumentado e melhorado através de engajamento e inovação de forma contínua. As ferramentas e recursos (técnicos e não técnicos) que estão disponíveis para as pessoas que contribuem usarem para atender suas necessidades podem se tornar mais detectáveis e confiáveis. Estas ferramentas devem ser mais bem apoiadas pela Fundação Wikimedia, através de melhorias de funcionalidades que possam ser realizadas em ciclos curtos. Levando em consideração as tendências recentes em torno da geração de conteúdo assistida por IA e na mudança do comportamento dos usuários e usuárias, também exploraremos a base para mudanças substanciais (por exemplo, Wikifunções) que possam ajudar a impulsionar o crescimento em escala da criação e reutilização de conteúdo. Os mecanismos para identificar lacunas de conteúdo devem ser mais fáceis de serem descobertos e usados para fins de planejamento. Os recursos que apoiam o crescimento do conteúdo enciclopédico, incluindo conteúdo de projetos irmãos, projetos como a Biblioteca Wikipédia e campanhas, podem ser mais bem integrados aos fluxos de trabalho de contribuição. Ao mesmo tempo, os métodos utilizados para o crescimento devem ter barreiras de proteção contra ameaças crescentes, que possam garantir que haja confiança contínua no processo, mantendo-se fiéis aos princípios básicos do conteúdo enciclopédico, conforme reconhecido nos projetos da Wikimedia.

Público-alvo: Comunidade editora, pessoas tradutoras

Runa Bhattacharjee
WE3

Discussão

Experiência das pessoas consumidoras (leitura e mídia) Uma nova geração de pessoas consumidoras está chegando à Wikipédia para descobrir um destino preferido para descobertas, se engajar e criar uma conexão duradoura com conteúdo enciclopédico. Metas:

Reter as gerações atuais e novas de pessoas consumidoras e doadoras.

Aumentar a nossa relevância para as gerações atuais e novas de pessoas consumidoras, facilitando a descoberta de e a interação com nosso conteúdo.

Trabalhar em várias plataformas para adaptar as nossas experiências e conteúdos existentes, para que o conteúdo enciclopédico possa ser explorado e curado por e para uma nova geração de pessoas consumidoras e doadoras.

Olga Vasileva
WE4

Discussão

Confiança e Segurança (Trust & Safety em inglês) Melhorar a nossa infraestrutura, ferramentas e processos para que estejamos bem equipados para proteger as comunidades, a plataforma e os nossos sistemas de serviço contra diferentes tipos de abusos direcionados e em grande escala, ao mesmo tempo que permanecemos em conformidade com um ambiente regulatório em constante mudança. Alguns aspectos das nossas capacidades de combate ao abuso precisam de ser melhoradas. A mitigação de abusos baseada em IP está se tornando cada vez menos eficaz, várias ferramentas administrativas precisam ser melhoradas para serem mais eficientes e precisamos ter uma estratégia unificada que nos ajude a combater o abuso em grande escala usando em conjunto vários sinais e mecanismos de mitigação (captchas, bloqueios etc.). Ao longo deste ano, começaremos a progredir nas questões mais importantes nesta área. Além disso, este investimento na proteção contra abusos deve ser equilibrado junto com um investimento na compreensão e melhoria da saúde da comunidade, vários aspectos dos quais estão incluídos em vários requisitos normativos. Suman Cherukuwada
WE5

Discussão

Plataforma de conhecimento I (evolução da plataforma) Evoluir a plataforma MediaWiki e suas interfaces para melhor atender às necessidades fundamentais da Wikipédia. A plataforma MediaWiki foi desenvolvida para permitir a criação, moderação, armazenamento, descoberta e consumo de conteúdo aberto e multilíngue em grande escala. Neste segundo ano da Plataforma de Conhecimento, examinaremos o sistema como curadores e começaremos a trabalhar em melhorias na plataforma para apoiar eficazmente as necessidades fundamentais dos projetos da Wikimedia durante a próxima década, começando pela Wikipédia. Isto inclui continuar o trabalho para definir a nossa plataforma de produção de conhecimento, fortalecer a sustentabilidade da plataforma, focar no sistema de extensões/ganchos para esclarecer e agilizar o desenvolvimento de funcionalidades, e continuar a investir no compartilhamento de conhecimento e permitir que as pessoas possam contribuir para MediaWiki. Birgit Müller
WE6

Discussão

Plataforma de conhecimento II (serviços para desenvolvedores) A equipe técnica e os desenvolvedores voluntários têm as ferramentas necessárias para apoiar de forma efetiva os projetos da Wikimedia. Continuaremos o trabalho já iniciado para melhorar (e expandir) os fluxos de trabalho de desenvolvimento, teste e implantação na Wikimedia Production e expandir a definição para incluir serviços para desenvolvedores de ferramentas. Também pretendemos melhorar nossa capacidade de responder às perguntas mais frequentes no fluxo de trabalho e no público relacionados a desenvolvedores/engenharia e tornar os dados relevantes acessíveis para permitir a tomada de decisões bem-informadas. Parte deste trabalho consiste em analisar as práticas (ou a falta delas) que atualmente representam um desafio para o nosso ecossistema. Birgit Müller

Serviços de sinais e dados (SDS) rascunho de objetivos
Objetivo Área de referência Objetivo Contexto do objetivo Titular
SDS1

Discussão

Métricas essenciais Nossas decisões sobre como apoiar a missão e o movimento da Wikimedia são informadas por métricas e insights de alto nível. Para que possamos construir tecnologia de forma eficaz e eficiente, apoiar pessoas voluntárias e defender políticas que protejam e promovam o acesso ao conhecimento, precisamos compreender o ecossistema da Wikimedia e estarmos alinhados com o que significa o sucesso. Isso significa acompanhar um conjunto comum de métricas que sejam confiáveis, compreensíveis e disponíveis em tempo hábil. Significa também trazer à tona pesquisas e insights que nos ajudem a compreender o como e o porquê por trás de nossas medições. Kate Zimmerman
SDS2

Discussão

Plataforma de experimentação Gerentes de produtos podem avaliar com rapidez, facilidade e confiança os impactos dos recursos do produto. Para permitir e acelerar a tomada de decisões informadas por dados sobre o desenvolvimento de recursos de produtos, gerentes de produtos precisam de uma plataforma de experimentação na qual possam definir recursos, selecionar públicos de tratamento de pessoas usuárias e ver medições de impacto. Acelerar o tempo entre o lançamento e a análise é fundamental, pois a redução do cronograma de aprendizagem acelerará a experimentação e, em última análise, a inovação. Tarefas manuais e abordagens de medição personalizadas foram identificadas como barreiras à velocidade. O cenário ideal é que gerentes de produtos possam passar do lançamento do experimento à descoberta com pouca ou nenhuma intervenção manual de engenheiros e analistas. Tajh Taylor

Públicos futuros (FA) rascunho de objetivo
Objetivo Área de referência Objetivo Contexto do objetivo Titular
FA1

Discussão

Testar hipóteses Fornecer recomendações sobre investimentos estratégicos a serem considerados pela Fundação Wikimedia - com base em insights provenientes de experimentos que aprimoram nossa compreensão de como o conhecimento é compartilhado e consumido online - que ajudam nosso movimento a atender novos públicos em uma Internet em evolução. Devido às mudanças contínuas na tecnologia e no comportamento das pessoas usuárias online (por exemplo, a crescente preferência pela obtenção de informações através de aplicativos sociais, a popularidade do entretenimento educativo em vídeos curtos, a ascensão da IA generativa), o movimento Wikimedia enfrenta desafios para atrair e reter leitores e leitoras e pessoas que contribuem. Estas mudanças também trazem oportunidades para atender novos públicos, criando e fornecendo informações de novas maneiras. No entanto, nós, como movimento, não temos uma imagem clara, baseada em dados, dos benefícios e compensações das diferentes potenciais estratégias que poderíamos adotar para superar desafios ou aproveitar novas oportunidades. Por exemplo, deveríamos...
  • Investir em novos recursos, como chatbots ou vídeos sociais, em nossa plataforma?
  • Levar o conhecimento e as diferentes formas de contribuir da Wikimedia para plataformas populares de terceiros?
  • Algo mais?

Para assegurar que a Wikimedia se torne um projeto multigeracional, testaremos hipóteses para melhor compreender e recomendar estratégias promissoras – para a Fundação Wikimedia e para o movimento Wikimedia – a serem consideradas para atrair e reter públicos futuros.

Maryana Pinchuk

Suporte de produto e engenharia (PES) rascunho de objetivo
Objetivo Área de referência Objetivo Contexto do objetivo Titular
PES1

Discussão

Eficiência das operações Tornar o trabalho da Fundação mais rápido, mais barato e mais impactante. A equipe da Fundação Wikimedia faz muito em seu trabalho normal para que nossas operações sejam mais rápidas, mais baratas e mais impactantes. Este objetivo destaca iniciativas específicas que a) trarão ganhos substanciais em direção a resultados mais rápidos, mais baratos ou mais impactantes; bem como b) realizar esforços coordenados e alterar as práticas formais e informais da Fundação. Os resultados chaves (KRs) incluídos neste objetivo são essencialmente as melhorias mais difíceis e eficazes que podemos fazer este ano em termos de eficiência operacional do trabalho que afeta nossos produtos e tecnologia. Amanda Bittaker

Resultados-Chave

O rascunho dos "Resultados-Chave" (KR em inglês) para cada objetivo finalizado está aqui. Eles correspondem a cada um dos objetivos acima.

As "Hipóteses" subjacentes para cada resultado-chave (KR) serão atualizadas nas páginas wiki do projeto/equipe relevante ao longo do ano, à medida que as lições forem aprendidas.

Experiências Wiki (WE) rascunho de Resultados-Chave

[ Rascunho de objetivos ]

Nome abreviado do Resultado-Chave Texto do Resultado-Chave Contexto do Resultado-Chave Titular
WE1.1

Discussão

Desenvolver ou aprimorar um fluxo de trabalho que ajude as pessoas que contribuem com interesses comuns a se conectarem e contribuírem juntas. Acreditamos que os espaços comunitários e as interações nas wikis deixam as pessoas que contribuem mais felizes e mais produtivas. Além disso, os espaços da comunidade ajudam a integrar e orientar pessoas recém-chegadas, modelam as práticas recomendadas de contribuição e ajudam a resolver as lacunas de conhecimento. No entanto, os recursos, as ferramentas e os espaços existentes que apoiam a conexão humana nas wikis são inferiores e não atendem aos desafios e às necessidades da maioria das pessoas editoras atualmente. Enquanto isso, o trabalho da equipe de Campanhas demonstrou que muitas pessoas organizadoras estão ansiosas para adotar e experimentar novas ferramentas com fluxos de trabalho estruturados que as ajudem em seu trabalho comunitário. Por esses motivos, queremos nos concentrar em incentivar e promover um sentimento de pertencimento entre as pessoas que contribuem com as wikis. Ilana Fried
WE1.2

Discussão

Ativação construtiva: #% de aumento anual na porcentagem de pessoas recém-chegadas que publicam ≥1 edição construtiva no namespace principal em um dispositivo móvel. As experiências atuais de edição de página inteira exigem muito contexto, paciência e tentativa e erro para que muitas pessoas recém-chegadas possam contribuir de forma construtiva. Para dar suporte a uma nova geração de pessoas voluntárias, aumentaremos o número e a disponibilidade de fluxos de trabalho de edição menores, estruturados e mais específicos para cada tarefa (por exemplo, Edit Check e Structured Tasks).

Observação: As linhas de base serão estabelecidas somente no final do quarto trimestre do ano fiscal atual, após o qual nossa porcentagem de métrica da meta de resultado-chave (KR) também será estabelecida.

Peter Pelberg
WE1.3

Discussão

Aumentar a satisfação do usuário e da usuária em 4 produtos de moderação em X%. Pessoas editoras com direitos estendidos fazem uso de uma ampla gama de recursos, extensões, ferramentas e scripts existentes para realizar tarefas de moderação em projetos da Wikimedia. Este ano, queremos nos concentrar em fazer melhorias nessas ferramentas, em vez de realizar projetos para criar novas funcionalidades nesse espaço. Nosso objetivo é trabalhar em vários produtos ao longo do ano e queremos fazer melhorias impactantes em cada um deles. Com isso, esperamos melhorar a experiência de moderação de conteúdo em geral.

Definiremos X% após a medição de linhas de base para algumas ferramentas comuns de moderação que poderemos visar com esse fluxo de trabalho. A Pesquisa de desejos comunitários contribuirá substancialmente para a decisão sobre as prioridades desse resultado-chave (KR).

Sam Walton
WE2.1

Discussão

Até o final do segundo trimestre, apoiar organizadores, pessoas que contribuem e instituições com ferramentas específicas, percepções e abordagens de organização que aumentem em X% a cobertura de conteúdo de qualidade nas principais áreas temáticas (a definir). Este resultado-chave (KR) trata de melhorar a cobertura de tópicos para reduzir as lacunas de conhecimento existentes. Estabelecemos que as comunidades se beneficiam de ferramentas eficazes aliadas a campanhas destinadas a aumentar a qualidade do conteúdo de nossos projetos. Este ano, queremos nos concentrar no aprimoramento das ferramentas existentes e na experimentação de novas maneiras de priorizar as principais áreas temáticas que abordam as lacunas de conhecimento.

Nossa meta de aumento de X% na cobertura será determinada pela análise das linhas de base existentes de criação de conteúdo de qualidade. Além disso, as áreas temáticas nas quais nos concentraremos com as comunidades e instituições serão determinadas no próximo trimestre.

Purity Waigi & Fiona Romeo
WE2.2

Discussão

Até o final do segundo trimestre, implementar e testar duas recomendações, tanto sociais quanto técnicas, para apoiar a integração de idiomas em pequenas comunidades linguísticas, com uma avaliação para analisar o feedback da comunidade. Há edições da Wikipédia em cerca de 300 idiomas. E, no entanto, há muitos outros idiomas falados por milhões de pessoas, nos quais não há Wikipédia nem Wiki algum. Isso é um obstáculo ao cumprimento de nossa visão: que cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. A Incubadora da Wikimedia é o local onde potenciais wikis de projetos da Wikimedia em versões de novos idiomas podem ser organizadas, escritas, testadas e comprovadas como dignas de serem hospedadas pela Wikimedia Foundation. A Incubadora foi lançada em 2006 com a suposição de que seus usuários e suas usuárias teriam conhecimento prévio de edição de wikis. Esse problema é exacerbado pelo fato de que esse processo deve ser realizado principalmente por pessoas que são as mais novas e menos experientes em nosso movimento. Embora a edição nas wikis da Wikimedia tenha melhorado significativamente desde então, a Incubadora não recebeu essas atualizações devido a limitações técnicas. Atualmente, leva várias semanas para que uma wiki seja graduada pela Incubadora e apenas cerca de 12 wikis são criadas a cada ano, demonstrando um congestionamento considerável.

Pesquisas e materiais existentes revelam desafios técnicos em todas as fases da integração de idiomas: adição de novos idiomas à Incubadora, complexidades no desenvolvimento e revisão de conteúdo e processo lento na criação de um site wiki quando um idioma sai da Incubadora.

Cada fase é lenta, manual e complexa, indicando a necessidade de aprimoramento. A solução desse problema permitirá a criação de wikis em novos idiomas de forma mais rápida e fácil, além de permitir que mais pessoas compartilhem conhecimento. Várias partes interessadas, pesquisas e recursos existentes destacaram recomendações propostas, tanto sociais quanto técnicas. Esse resultado-chave propõe o teste de duas recomendações, tanto sociais quanto técnicas, e a avaliação do feedback da comunidade.

Satdeep Gill & Mary Munyoki
WE2.3

Discussão

Até o final do segundo trimestre, duas novas funcionalidades orientam as pessoas que contribuem a adicionar materiais de origem que estejam em conformidade com as diretrizes do projeto, e de 3 a 5 parceiros contribuíram com materiais de origem que atendem às lacunas de idioma e geografia. Para aumentar o acesso a materiais de origem de qualidade necessários para preencher as lacunas de conteúdo estratégicas, nós vamos:
  • Estabelecer parceria com a Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade, a AfLIA e a rede de aprendizado Wikisource Ama Manuscritos (Wikisource Loves Manuscripts).
  • Apoiar a aquisição e a retenção de parceiros de conteúdo por meio de métricas de reutilização mais acessíveis.
  • Orientar as pessoas que contribuem a adicionar imagens e referências que estejam em conformidade com as diretrizes do projeto e aumentar a confiança no conteúdo, por exemplo, sinalizando possíveis problemas durante o upload/adição.
Fiona Romeo & Alexandra Ugolnikova
WE2.4

Discussão

Até o final do segundo trimestre, habilitar as chamadas do Wikifunctions em pelo menos uma Wikipédia de idioma menor para fornecer uma maneira mais escalável de propagar novos conteúdos. Para reduzir nossas lacunas de conhecimento de forma eficaz, precisamos aprimorar os fluxos de trabalho que dão suporte ao crescimento escalonável do conteúdo de qualidade, especialmente em comunidades linguísticas menores. Amy Tsay
WE3.1

Discussão

Lançar duas experiências de navegação e aprendizado selecionadas, acessíveis e orientadas pela comunidade para wikis representativas, com o objetivo de aumentar em 5% a retenção de leitura de usuários e usuárias de experiência que não estão logados. Este resultado-chave (KR) visa aumentar a retenção de uma nova geração de leitores em nosso site, permitindo que uma nova geração crie uma conexão duradoura com a Wikipédia, explorando oportunidades para que os leitores descubram e aprendam mais facilmente com o conteúdo de seu interesse. Isso incluirá explorações e o desenvolvimento de novas experiências de navegação e aprendizado com curadoria, personalizadas e orientadas pela comunidade (por exemplo, feeds de conteúdo relevante, recomendações e sugestões de conteúdo tópico, oportunidades de exploração de conteúdo com curadoria da comunidade etc.).

Planejamos iniciar o ano fiscal com uma série de experimentos de experiências de navegação para determinar quais gostaríamos de dimensionar para uso em produção e em qual plataforma (web, aplicativos ou ambas). Em seguida, focaremos no dimensionamento desses experimentos e no teste de sua eficácia para aumentar a retenção em ambientes de produção. Nossa meta até o final do ano é lançar pelo menos duas experiências em wikis representativas e medir com precisão um aumento de 5% na retenção de leitores envolvidos nessas experiências.

Para sermos eficazes na obtenção desse resultado-chave (KR), precisaremos da capacidade de fazer testes A/B com usuários e usuárias desconectados, bem como de instrumentos capazes de medir a retenção de leitores. Talvez também precisemos de novas APIs ou serviços necessários para apresentar recomendações e outros mecanismos de curadoria.

Olga Vasileva
WE3.2

Discussão

Aumento de 50% no número de doações por meio de pontos de contato fora dos apelos anuais por banner e e-mail por plataforma. Nossa meta é oferecer uma diversidade de fontes de receita e, ao mesmo tempo, reconhecer nossos doadores atuais. Com base no feedback e nos dados, nosso foco é aumentar o número de doações além dos métodos com os quais a Fundação contava no passado, especificamente os apelos anuais por banners. Queremos mostrar que, ao investir em experiências mais integradas para os doadores, podemos sustentar nosso trabalho e expandir nosso impacto, oferecendo uma alternativa aos doadores e doadores em potencial que não respondem aos apelos por banners. 50% é uma estimativa inicial baseada na diminuição da visibilidade do botão de doação na Web como resultado do Vetor 2022 e no aumento do número de doações do projeto piloto do ano fiscal de 2023-2024 nos aplicativos da Wikipédia para aprimorar as experiências dos doadores (aumento de 50,1% nas doações). A avaliação dessa métrica por plataforma nos ajudará a entender as tendências nas plataformas e se diferentes táticas devem ser implementadas no futuro com base em uma diferença de comportamento baseada no público da plataforma. Jazmin Tanner
WE4.1

Discussão

Fornecer uma proposta de 3 contramedidas para assédio e conteúdo nocivo com base em dados e de acordo com o ambiente regulatório em evolução até o terceiro trimestre. Garantir a segurança e o bem-estar do usuário e da usuária é uma responsabilidade fundamental das plataformas on-line. Muitas jurisdições têm leis e regulamentos que exigem que as plataformas on-line tomem medidas contra assédio, cyberbullying e outros conteúdos prejudiciais. O não cumprimento dessas exigências pode expor as plataformas a responsabilidades legais e sanções regulatórias.

No momento, não temos uma ideia muito boa sobre a dimensão desses problemas ou os motivos por trás deles. Dependemos muito de evidências anedóticas e de processos manuais, o que nos deixa expostos a riscos legais e a outras consequências de longo alcance: subestimação do problema, aumento dos danos, danos à reputação e erosão da confiança do usuário e da usuária.

Precisamos criar uma cultura sólida de medição da incidência de assédio e conteúdo nocivo e implementar contramedidas de forma proativa.

Madalina Ana
WE4.2

Discussão

Desenvolver pelo menos dois sinais para uso em fluxos de trabalho antiabuso para melhorar a precisão das ações contra malfeitores até o terceiro trimestre. As wikis dependem muito do bloqueio de IP como um mecanismo para bloquear vandalismo, spam e abuso. Mas os endereços de IP são cada vez menos úteis como identificadores estáveis de um indivíduo, e o bloqueio de endereços de IP tem efeitos negativos não intencionais sobre usuários e usuárias de boa-fé que compartilham o mesmo endereço de IP com malfeitores. A combinação da estabilidade decrescente dos endereços de IP e nossa forte dependência no bloqueio de IP resulta em menos precisão e eficácia no direcionamento de malfeitores, além de níveis crescentes de danos colaterais para usuários e usuárias de boa-fé. Queremos ver a situação oposta: níveis reduzidos de danos colaterais e maior precisão nas mitigações direcionadas aos malfeitores.

Para dar melhor suporte ao trabalho antiabuso dos funcionários e fornecer blocos de construção para reutilização em ferramentas existentes (por exemplo, CheckUser, Special:Block) e novas, neste resultado-chave (KR) propomos explorar maneiras de associar de forma confiável um indivíduo às suas ações (mitigação de sockpuppetting) e combinar sinais existentes (por exemplo, endereços de IP, histórico de contas, atributos de solicitação) para permitir um direcionamento mais preciso das ações contra os malfeitores.

Kosta Harlan
WE4.3

Discussão

Reduzir a eficácia de um ataque distribuído em grande escala em 50%, conforme medido pelo tempo que levamos para adaptar nossas medidas e pelo volume de tráfego que podemos sustentar em uma simulação. A evolução do cenário da Internet, incluindo o surgimento de botnets em grande escala e ataques mais frequentes, tornou obsoletos nossos métodos tradicionais de limitação de abusos em grande escala. Esses ataques podem tornar nossos sites inacessíveis, inundando nossa infraestrutura com solicitações, ou sobrecarregar a capacidade da nossa comunidade de combater o vandalismo em grande escala. Isso também coloca uma pressão excessiva sobre nossos editores e editoras com privilégios de alto nível e nossa comunidade técnica.

Precisamos urgentemente melhorar nossa capacidade de detectar, resistir e atenuar ou interromper automaticamente esses ataques. Para medir nossos aprimoramentos, não podemos confiar apenas na frequência/intensidade dos ataques reais, pois dependeríamos de ações externas e seria difícil obter um quadro quantitativo claro do nosso progresso.

Ao configurar vários ataques simulados de natureza/complexidade/duração variada para serem executados com segurança contra a nossa infraestrutura e executá-los a cada trimestre, poderemos testar nossas novas contramedidas enquanto não estivermos sob ataque e relatar objetivamente nossos aprimoramentos.

Giuseppe Lavagetto
WE5.1

Discussão

Até o terceiro trimestre, concluir pelo menos cinco intervenções destinadas a aumentar a sustentabilidade da plataforma. A sustentabilidade da plataforma MediaWiki é um esforço constante e importante para nossa capacidade de escalonar, aumentar ou evitar a degradação da satisfação do desenvolvedor e aumentar nossa comunidade técnica. Isso é difícil de medir e depende de fatores técnicos e sociais. No entanto, temos conhecimento tácito sobre áreas específicas de melhorias que são estratégicas para a sustentabilidade. As intervenções planejadas podem ajudar a aumentar a sustentabilidade e a capacidade de manutenção da plataforma ou evitar sua degradação. Planejamos avaliar o impacto desse trabalho no quarto trimestre com recomendações para as metas de sustentabilidade no futuro. Exemplos de intervenções de sustentabilidade são: simplificar domínios de código complexos que são essenciais para o MediaWiki, mas que apenas algumas pessoas sabem como funcionam; aumentar o uso de ferramentas de análise de código para informar a qualidade de nossa base de código; simplificar processos como packaging e lançamentos. Mateus Santos
WE5.2

Discussão

Identificar até o segundo trimestre e concluir até o quarto trimestre uma ou mais intervenções para desenvolver as interfaces de programação do ecossistema do MediaWiki, a fim de possibilitar o desenvolvimento de funcionalidades desacopladas, mais simples e mais sustentáveis. O principal objetivo do resultado-chave (KR) 5.2 é melhorar e esclarecer a interação entre a plataforma central do MediaWiki e suas extensões, skins e outras partes. Nossa intenção é fornecer melhorias funcionais à arquitetura do MediaWiki que possibilitem modularidade e facilidade de manutenção práticas, para as quais seja mais fácil desenvolver extensões, e capacitar os requisitos da visão mais ampla do produto MediaWiki. Esse trabalho também tem o objetivo de informar o que deve existir (ou não) na estrutura principal, nas extensões ou nas interfaces entre elas. O ano será dividido em duas fases: uma fase de pesquisa e experimentação de 5 meses que informará a segunda fase, na qual intervenções específicas serão implementadas. [TBD]
WE5.3

Discussão

Até o final do segundo trimestre, concluir uma iniciativa de coleta de dados e um experimento de melhoria de desempenho para informar o produto de acompanhamento e as intervenções da plataforma para aproveitar as capacidades desbloqueadas pela modelagem do MediaWiki de uma página como uma composição de fragmentos estruturados. O principal objetivo aqui é empoderar os desenvolvedores e gerentes de produtos a aproveitar os novos recursos da plataforma MediaWiki para atender às necessidades atuais e futuras do conteúdo enciclopédico, possibilitando novas ofertas de produtos que atualmente são difíceis de implementar, bem como melhorar o desempenho e a resiliência da plataforma.

Especificamente, ao nível da plataforma MediaWiki, queremos mudar o modelo de processamento do MediaWiki, deixando de tratar uma página como uma unidade monolítica para tratar uma página como uma composição de unidades de conteúdo estruturado. As visualizações de leitura baseadas no Parsoid, a integração do Wikidata e a integração do Wikifunctions nas wikis são todos passos implícitos em direção a isso. Como parte desse resultado-chave (KR), queremos experimentar e coletar dados de forma mais intencional para informar futuras intervenções com base nessas novas capacidades, a fim de garantir que possamos alcançar os impactos pretendidos na infraestrutura e no produto.

[TBD]
WE6.1

Discussão

Resolver 5 questões para permitir eficiência e decisões informadas sobre fluxos de trabalho e serviços de desenvolvimento e engenharia e tornar os dados relevantes acessíveis até o final do quarto trimestre. "É complicado" é uma resposta frequente a perguntas como "quais repositórios são implantados na produção da Wikimedia". Neste resultado-chave (KR), exploraremos algumas de nossos "perenes" no campo de produtividade e experiência de engenharia - perguntas recorrentes que parecem fáceis, mas são difíceis de responder, perguntas às quais podemos responder, mas cujos dados não estão acessíveis e que exigem consultas personalizadas por especialistas no assunto, ou perguntas cuja resposta é complicada por causa de lacunas no processo ou por outros motivos. Vamos definir o que significa "resolver" para cada uma das perguntas: para algumas, isso pode significar apenas tornar acessíveis os dados existentes e precisos. Outras perguntas exigirão mais tempo de pesquisa e engenharia para serem resolvidas. O objetivo geral deste trabalho é reduzir o tempo, as soluções alternativas e o esforço necessários para obter insights sobre os principais aspectos da experiência do desenvolvedor e nos permitir aprimorar os fluxos de trabalho e os serviços de engenharia e de desenvolvimento. [TBD]
WE6.2

Discussão

No quarto trimestre, aperfeiçoar um projeto existente e realizar pelo menos dois experimentos com o objetivo de fornecer ambientes direcionados e passíveis de manutenção que nos levem a uma entrega segura e semicontínua. Pessoas desenvolvedoras e usuárias dependem do Wikimedia Beta Cluster (beta) para detectar erros antes que eles afetem os usuários e as usuárias na produção. Com o tempo, os usos do beta cresceram e entraram em conflito - os usos são muito diversos para caber em um único ambiente. Aperfeiçoaremos um ambiente alternativo existente e realizaremos experimentos com o objetivo de substituir uma única necessidade de teste de alta prioridade atualmente atendida pelo beta por um ambiente alternativo de fácil manutenção que atenda melhor às necessidades de cada caso de uso. Tyler Cipriani
WE6.3

Discussão

Até o segundo trimestre, introduzir um sistema de pontuação de sustentabilidade para a plataforma Toolforge em uma variedade de fatores técnicos e sociais. Até o quarto trimestre, melhorar um de seus principais fatores técnicos em 50%. Toolforge, a principal plataforma para as ferramentas criadas por voluntários da Wikimedia, desempenha um papel crucial, desde a edição até o antivandalismo. Nosso objetivo é aperfeiçoar a usabilidade do Toolforge, reduzir as barreiras à contribuição, melhorar as práticas da comunidade e promover a adesão às políticas estabelecidas. Para isso, apresentaremos um sistema de pontuação até o segundo trimestre para avaliar a sustentabilidade da plataforma Toolforge, com foco nos aspectos técnicos e sociais. Usando esse sistema como guia, nosso objetivo é melhorar um dos principais fatores técnicos em 50%. Slavina Stefanova

Sinais e serviços de dados (SDS) Rascunho dos Resultados-chave

[ Rascunho de objetivos ]

Nome abreviado do Resultado-Chave Texto do Resultado-Chave Contexto do Resultado-Chave Titular
SDS1.1

Discussão

Os líderes de 2 programas ou iniciativas orientadas por resultado-chave (KR) produziram documentação amplamente compartilhada explicando a ligação lógica entre o trabalho de sua equipe e o impacto em uma ou mais métricas essenciais da Fundação. Nossas principais métricas organizacionais servem como base para avaliar o progresso da Fundação em direção às suas metas. À medida que alocamos recursos para programas e projetamos fluxos de trabalho direcionados a resultados-chave (KR), essas métricas devem orientar a forma como vinculamos esses investimentos às metas abrangentes da Fundação, conforme definido no plano anual.

O trabalho nesse resultado-chave reconhece que a Fundação, como um todo, está em um estágio inicial de sua capacidade de vincular quantitativamente os impactos de todas as intervenções planejadas a métricas centrais ou de alto nível. Em busca desse objetivo final, este resultado-chave (KR) pretende desenvolver o processo pelo qual compartilhamos as ligações lógicas e teóricas entre nossas iniciativas e nossas métricas de alto nível. Na prática, isso significa estabelecer parcerias com os titulares das iniciativas em toda a Fundação para entender como o resultado de seu trabalho no nível do projeto está vinculado às nossas métricas principais no nível da Fundação e as impacta.

Estruturas e exercícios de mapeamento de impacto, como o "mapeamento da teoria da mudança" e a construção de gráficos causais, serão empregados para garantir a consistência e o rigor na documentação do impacto potencial do trabalho. Para executar esse resultado fundamental, também precisaremos desenvolver materiais de apoio que ajudem os titulares das iniciativas a entender as métricas organizacionais e a construir teorias de mudança associadas ao seu trabalho.

Omari Sefu
SDS1.2

Discussão

Responder a 2 perguntas estratégicas de pesquisa abertas até dezembro de 2024 para fornecer recomendações ou informar o planejamento anual do ano fiscal de 2026. Há muitas questões de pesquisa em aberto no ecossistema Wikimedia, e responder a algumas dessas questões é estratégico para a WMF ou para os afiliados. As respostas a essas perguntas podem informar o desenvolvimento futuro de produtos ou tecnologias ou podem apoiar a tomada de decisões/defesa no espaço político. Embora algumas dessas perguntas possam ser respondidas com a utilização de conhecimentos puramente de pesquisa ou de engenharia de pesquisa, dada a natureza sociotécnica dos projetos da WM, chegar a insights confiáveis geralmente requer a colaboração de várias equipes para a coleta de dados, a criação de contexto, a interação com o usuário e a usuária, o design cuidadoso de experimentos e muito mais. Com este resultado-chave (KR), pretendemos priorizar alguns de nossos recursos para responder a uma ou mais dessas perguntas.

O trabalho nesse resultado-chave (KR) inclui a priorização de uma lista de perguntas estratégicas abertas, bem como a realização de trabalho experimental para encontrar uma resposta para um número X (atualmente estimado em 2) delas. O tipo ideal de perguntas que abordamos neste resultado-chave (KR) são perguntas que, uma vez respondidas, podem ter um efeito de desbloqueio, permitindo que várias outras equipes ou grupos façam um trabalho (melhor? informado) sobre produtos, tecnologias ou políticas. Pretendemos que o trabalho neste resultado-chave (KR) seja complementar aos seguintes resultados-chave (KRs):

  • PES1.3. onde o foco está em experimentar ideias de produtos ou funcionalidades na plataforma com base em produtos existentes.
  • FA1.1. em que o foco está em experimentos sobre públicos futuros por meio da utilização de tecnologias de IA/ML.
Leila Zia
SDS1.3

Discussão

Obter uma redução de pelo menos 50% no tempo médio necessário para que as partes interessadas em dados compreendam e rastreiem os fluxos de dados para três métricas essenciais e fundamentais Padrões necessários para a governança de dados.

Rastrear a transformação e a origem dos conjuntos de dados é difícil e requer conhecimento de diferentes repositórios e sistemas. Devemos facilitar a compreensão de como os dados fluem em nossos sistemas para que as partes interessadas nos dados possam trabalhar de uma forma mais autônoma.


Esse trabalho dará suporte a fluxos de trabalho em que os dados são transformados e usados para análises, recursos, APIs e trabalhos de qualidade de dados. Haverá um resultado-chave (KR) sobre a documentação de métricas.

Luke Bowmaker
SDS2.1

Discussão

Até o final do segundo trimestre, podemos dar suporte a uma equipe de produtos para avaliar uma funcionalidade ou um produto por meio de testes A/B básicos que reduzam em 50% o tempo de obtenção de dados de interação com o usuário ou a usuária. Acreditamos que o uso de ferramentas compartilhadas aumentará a confiança das equipes de produtos na tomada de decisões orientadas por dados, melhorará a eficiência e a produtividade e aperfeiçoará a estratégia e a inovação de produtos.

Analisaremos a adoção de linhas de base de dados de tempo individual da equipe para interação com o usuário e a usuária e a melhoraremos em 50%. Também investigaremos como podemos contextualizar esses ganhos no contexto mais completo de todas as equipes de produtos.

Esperamos aprender como podemos melhorar a experiência e identificar e priorizar os aprimoramentos de recursos com base no feedback da equipe de adoção e nos resultados do SDS2.2.

Virginia Poundstone
SDS2.2

Discussão

Até o final do segundo trimestre, teremos duas métricas essenciais para analisar experimentos (testes A/B) para apoiar o teste de hipóteses de produtos/funcionalidades relacionadas aos resultados-chave (KRs) do ano fiscal de 24-25. Quando um gerente de produto (ou designer) tem uma hipótese de que um produto/funcionalidade abordará um problema/necessidade dos usuários e usuárias ou da organização, um experimento é a forma de testar essa hipótese e aprender sobre o possível impacto de sua ideia em uma métrica. Os resultados do experimento informam o gerente de produto e o ajudam a tomar uma decisão sobre qual ação tomar em seguida (abandonar essa ideia e tentar uma hipótese diferente, continuar o desenvolvimento se o experimento tiver sido realizado no início do ciclo de vida do desenvolvimento ou liberar o produto/ recurso para mais usuários e usuárias). Os gerentes de produto devem ser capazes de tomar essa decisão com confiança, apoiados por evidências que eles confiam e entendem.

Um grande obstáculo para isso é que, atualmente, as equipes de produtos formulam suas hipóteses com métricas personalizadas específicas do projeto, que exigem suporte de analistas dedicados para definir, medir, analisar e gerar relatórios sobre elas. Mudar para um conjunto de métricas essenciais para formular todas as declarações de hipóteses testáveis de produtos/funcionalidades tornaria isso:

  • mais fácil e mais rápido para projetar, implementar e analisar experimentos para testar essas hipóteses
  • mais fácil para comunicar os resultados e os aprendizados dos experimentos aos tomadores de decisão (gerentes de produto) e a outros públicos (por exemplo, liderança sênior, outras pessoas na organização, comunidades)

Acreditamos que um conjunto de métricas essenciais que sejam amplamente compreendidas e usadas de forma consistente - e informadas/influenciadas por métricas padrão do setor - também melhoraria a alfabetização de dados organizacionais e promoveria uma cultura de revisão, experimentação e aprendizado. Estamos nos concentrando em métricas essenciais que (1) são necessárias para a melhor medição e avaliação do sucesso/impacto de produtos/funcionalidades relacionados a 2 resultados-chave (KRs) de Experiências Wiki - WE3.1 e WE1.2 - e (2) refletem ou mapeiam as métricas padrão do setor usadas na análise da web.

Mikhail Popov

Público Futuro (FA) Rascunho do Resultado-chave

[ Rascunho de objetivos ]

Nome abreviado do Resultado-Chave Texto do Resultado-Chave Contexto do Resultado-Chave Titular
FA1.1

Discussão

Como resultado das percepções e recomendações experimentais do Público Futuro, até o final do terceiro trimestre, pelo menos um objetivo ou resultado-chave pertencente a uma equipe que não seja do Público Futuro está presente no rascunho do plano anual do ano seguinte. Desde 2020, a Wikimedia Foundation vem rastreando tendências externas que podem afetar nossa capacidade de atender às futuras gerações de pessoas que consomem e contribuem com o conhecimento e continuar sendo um próspero movimento de conhecimento livre para as próximas gerações. Público Futuro, uma pequena equipe de P&D, irá:
  • Realizar experimentos rápidos e com prazo determinado (visando pelo menos 3 experimentos por ano fiscal) para explorar maneiras de abordar essas tendências
  • Com base nos insights dos experimentos, fazer recomendações para novos investimentos não experimentais que a WMF deva buscar - ou seja, novos produtos ou programas que precisem ser assumidos por uma equipe ou equipes completas - durante nosso período regular de planejamento anual. Esse resultado-chave será alcançado se pelo menos um objetivo ou resultado-chave que pertença a uma equipe fora do Público Futuro e seja impulsionado por uma recomendação do Público Futuro aparecer no rascunho do plano anual para o ano fiscal seguinte.
Maryana Pinchuk

Suporte de produto e engenharia (PES) Rascunho de Resultado-chave

[ Rascunho de objetivos ]

Nome abreviado do Resultado-Chave Texto do Resultado-Chave Contexto do Resultado-Chave Titular
PES1.1

Discussão

Cultura de avaliação: melhorar cada vez mais as pontuações do sentimento da equipe de P+T em relação à nossa entrega, alinhamento, direção e saúde da equipe em uma pesquisa trimestral. Uma cultura de avaliação é uma cultura de desenvolvimento de produtos baseada em ciclos mais curtos de iteração, aprendizado e adaptação. Isso significa que nossa organização pode definir metas anuais, mas o que fazemos para atingi-las mudará e se adaptará ao longo do ano à medida que aprendermos. Há dois componentes para a criação de uma cultura de avaliação: processos e comportamentos. Este resultado-chave (KR) se concentra no último. As mudanças de comportamento podem aumentar e fortalecer nossa cultura de avaliação. Isso envolve mudanças nos hábitos e rotinas individuais à medida que avançamos em direção a um desenvolvimento de produtos mais iterativo. Este resultado-chave (KR) será baseado em mudanças autorrelatadas em comportamentos individuais e na medição das mudanças resultantes, se houver, no sentimento da equipe. Amy Tsay
PES1.2

Discussão

Até o final do segundo trimestre, a nova lista de desejos conecta melhor as ideias e solicitações do movimento às atividades de P+T da Fundação: os itens da lista de desejos em atraso são abordados por meio de um resultado-chave (KR) 2024-25, a Fundação concluiu 10 desejos menores e fez parceria com pessoas voluntários para identificar mais de 3 áreas de oportunidade para o ano fiscal de 2025-26. A lista de Desejos Comunitários representa uma pequena parcela do movimento; aproximadamente 1.000 pessoas participam, a maioria das quais são pessoas que contribuem ou são administradores e administradoras. As pessoas geralmente ignoram a lista de desejos, solicitando funcionalidades e relatando bugs por meio do Phabricator, onde é difícil discernir as solicitações da WMF ou da comunidade. Para as pessoas que participam, a lista de desejos é um investimento de tempo caro com retorno mínimo. Mesmo assim, elas continuam engajadas na lista de desejos porque acham que é o único veículo para chamar a atenção para bugs e melhorias de funcionalidades impactantes, ou para sinalizar a necessidade de oportunidades estratégicas mais amplas. Os desejos geralmente são escritos como soluções, em vez de problemas. As soluções podem parecer sensatas no papel, mas não levam necessariamente em consideração a complexidade técnica ou as implicações da estratégia de movimento.

O escopo e a amplitude dos desejos às vezes excedem o escopo e a capacidade da Comunidade Técnica ou de uma única equipe, perpetuando a frustração, levando a Pedidos para comentar e a pedidos para desmantelar a lista de Desejos. Enquanto os membros da comunidade preferem usar a lista de Desejos para ter ideias de projetos, as equipes da Fundação analisam a lista de Desejos e outros processos de admissão para priorização, em parte porque os desejos são inadequados para o Planejamento Anual e são difíceis de incorporar aos roteiros/objetivos e resultados-chave (OKRs).

A Futura lista de Desejos deve ser uma ponte entre a comunidade e a Fundação, onde as comunidades fornecem informações de forma estruturada para que possamos agir e, por sua vez, deixar as pessoas voluntárias felizes. Estamos criando um novo processo de entrada para que qualquer pessoa voluntária conectada possa enviar um desejo, 365 dias por ano. Os desejos podem relatar ou destacar um bug, solicitar uma melhoria ou idealizar uma nova funcionalidade. Qualquer pessoa pode comentar, trabalhar ou apoiar um desejo para influenciar a priorização. A Fundação não categorizará os desejos como "grandes demais" ou "pequenos demais".

Os desejos que mapeiam tematicamente uma área problemática maior podem influenciar o planejamento anual e os roteiros da equipe, oferecendo orientações e oportunidades estratégicas. Os desejos ficarão visíveis para o Movimento em um painel que categoriza os desejos por projeto, produto/área de problema e tipo de desejo. A Fundação responderá aos desejos em tempo hábil e fará parceria com a Comunidade para categorizar e priorizar os desejos. Faremos parceria com os wikimedistas para identificar e priorizar três áreas de aprimoramento, incorporadas ao Plano Anual 2025-26 da Fundação, o que deverá melhorar a taxa de adoção e a realização de desejos impactantes. Sinalizaremos os desejos bem planejados para a comunidade de pessoas desenvolvedoras voluntárias e para as equipes da Fundação, o que resultará em mais envolvimento da equipe e das pessoas desenvolvedoras e em mais desejos atendidos, o que levará à satisfação da comunidade. Atender a mais desejos melhora a felicidade, a eficácia e a retenção das pessoas colaboradores, o que deve gerar mais edições de qualidade, conteúdo de maior qualidade e mais leitores e leitoras.

Jack Wheeler
PES1.3

Discussão

Executar e concluir dois experimentos a partir de produtos/funcionalidades exploratórios existentes que nos forneçam dados/insights sobre como aumentar a Wikipédia como um destino de conhecimento para nossos públicos atuais de pessoas consumidoras e voluntárias no primeiro e segundo trimestres. Concluir e compartilhar os aprendizados e as recomendações para possível adoção em trabalhos futuros de objetivos e resultados-chave (OKR) no setor de Experiências Wiki até o final do terceiro trimestre. Esse trabalho é uma contrapartida ao objetivo de Público Futuro, mas se concentra em descobrir oportunidades para aumentar e aprofundar o envolvimento de nossos públicos existentes (de pessoas que consomem e contribuem com a Wikipédia) por meio de testes mais ágeis de mais ideias de produtos na plataforma.

Está presente no PES1, pois é um energizador e multiplicador, canalizando o tempo que os indivíduos e as equipes "já" dedicaram ao hacking/experimento em projetos paralelos para colocar em foco funcionalidades mais promissoras. Em vez de esses projetos paralelos ficarem parados (o que não é um bom uso de nossos recursos limitados), esse resultado-chave (KR) oferece um caminho para que algumas dessas ideias possam ser incorporadas a uma configuração de APP maior por meio de experimentos comprovados, usando assim o tempo da equipe de forma mais eficiente e motivando sua criatividade e produtividade.

Ao colocar em prática mais desses projetos menores e mais curtos, também diversificamos nossa gama de "apostas" para obter mais aprendizados e testes de ideias que podem transformar a Wikipédia de acordo com as necessidades e expectativas em constante mudança de nossos públicos atuais. Isso tornará nosso trabalho mais impactante e rápido, pois ajudará a fundação a se alinhar com o objetivo correto em menos tempo.

Rita Ho
PES1.4

Discussão

Aprender como: definir, monitorar e tomar decisões sobre SLOs. Escolher pelo menos uma coisa nova para definir SLOs à medida que a lançarmos. Colaborar com a(s) respectiva(s) equipe(s) (normalmente: produto, equipes de desenvolvimento, SRE) para definir esse SLO. Refletir e documentar diretrizes para quais versões devem ter SLOs no futuro e como defini-los. FUTURO RESULTADO-CHAVE (KR):

Configurar o processo e as ferramentas rudimentares para definir e monitorar SLOs para novas versões. Elaborar relatórios trimestrais e usá-los para tomar decisões sobre quando priorizar (e não priorizar) o trabalho para corrigir algo. Compartilhar o relatório com a comunidade.

POR QUÊ?

Não sabemos quando precisamos priorizar o trabalho para corrigir algo. E temos muito código. Como essa pegada continua a crescer, há mais situações em que talvez precisemos decidir entre resolver problemas ou focar na inovação, e mais incertezas sobre quando devemos fazê-lo. Além disso, não está claro para a equipe e para a comunidade qual é o nosso nível de suporte/compromisso com a confiabilidade e o desempenho de todas as funcionalidades e de todos os diferentes recursos com os quais eles interagem. Se definirmos um nível de serviço esperado, poderemos saber quando devemos ou não alocar recursos para ele.

Mark Bergsma

Explanation of buckets

Wiki Experiences

 
Diversity (40786) – The Noun Project

The purpose of this bucket is to efficiently deliver, improve and innovate on wiki experiences that enable the distribution of free knowledge world-wide. This bucket aligns with movement strategy recommendations #2 (Improve User Experience) and #3 (Provide for Safety and Inclusion). Our audiences include all collaborators on our websites, as well as the readers and other consumers of free knowledge. We support a top-10 global website, and many other important free culture resources. These systems have performance and uptime requirements on-par with the biggest tech companies in the world. We provide user interfaces to wikis, translation, developer APIs (and more!) and supporting applications and infrastructure that all form a robust platform for volunteers to collaborate to produce free knowledge world-wide. Our objectives for this bucket should enable us to improve our core technology and capabilities, ensure we continuously improve the experience of volunteer editors and moderators of our projects, improve the experience of all technical contributors working to improve or enhance the wiki experiences, and ensure a great experience for readers and consumers of free knowledge worldwide. We will do this through product and technology work, as well as through research and marketing. We expect to have at most five objectives for this bucket.

Knowledge is constructed by people! And as a result our annual plan will focus on the content as well as the people who contribute to the content and those who access and read it.

Our aim is to produce an operating plan based on existing strategy, mainly our hypotheses about the contributor, consumer and content "flywheel". The primary shift I’m asking for is an emphasis on the content portion of the flywheel, and exploration of what our moderators and functionaries might need from us now, with the aim of identifying community health metrics in the future.

Signals and Data Services

 
Arrythmia noun 246518

In order to meet the Movement Strategy Recommendations for Ensuring Equity in Decision Making (Recommendation #4), Improving User Experience (Recommendation #2), and Evaluating, Iterating and Adapting (Recommendation #10), decision makers from across the Wikimedia Movement must have access to reliable, relevant, and timely data, models, insights, and tools that can help them assess the impact (both realized and potential) of their work and the work of their communities, enabling them to make better strategic decisions.

In the Signals & Data Services bucket, we have identified four primary audiences: Wikimedia Foundation staff, Wikimedia affiliates and user groups, developers who reuse our content, and Wikimedia researchers, and we prioritize and address the data and insights needs of these audiences. Our work will span a range of activities: defining gaps, developing metrics, building pipelines for computing metrics, and developing data and signals exploration experiences and pathways that help decision makers interact more effectively and joyfully with the data and insights.

Future Audiences

 

The purpose of this bucket is to explore strategies for expanding beyond our existing audiences of consumers and contributors, in an effort to truly reach everyone in the world as the essential infrastructure of the ecosystem of free knowledge. This bucket aligns with Movement Strategy Recommendation #9 (Innovate in Free Knowledge). More and more, people are consuming information in experiences and forms that diverge from our traditional offering of a website with articles – people are using voice assistants, spending time with video, engaging with AI, and more. In this bucket, we will propose and test hypotheses around potential long-term futures for the free knowledge ecosystem and how we will be its essential infrastructure. We will do this through product and technology work, as well as through research, partnerships, and marketing. As we identify promising future states, learnings from this bucket will influence and be expanded through Buckets #1 and #2 in successive annual plans, nudging our product and technology offerings toward where they need to be to serve knowledge-seekers of the future. Our objectives for this bucket should drive us to experiment and explore as we bring a vision for the future of free knowledge into focus.

Sub-buckets

 
Noun project 3067

We also have two other “sub-buckets” which consist of areas of critical functions, which must exist at the Foundation to support our basic operations, and some of which we have in common with any software organization. These “sub-buckets” won’t have top level objectives of their own, but will have input on and will support the top level objectives of the other groups. They are:

  1. Infrastructure Foundations. This bucket covers the teams which sustain and evolve our datacenters, our compute and storage platforms, the services to operate them, the tools and processes that enable the operation of our public facing sites and services.
  2. Product and Engineering Support. This bucket includes teams which operate “at scale” providing services to other teams that improve the productivity and operations of other teams.