Wikidata/Perguntas acerca da implantação

This page is a translated version of the page Wikidata/Deployment Questions and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esta página responde a algumas das perguntas comuns que surgem durante discussões acerca da implantação da Wikidata nas Wikipédias.

Geral

Porquê as páginas na Wikidata possuem nomes como Q123?

Wikidata é um projeto multilíngue. Nós não queremos utilizar identificadores de itens em uma língua específica e desta forma favorecê-la em relação a todas as outras. Assim, itens na Wikidata são numerados. Cada número é seu único identificador. Entretanto, cada ítem possui rótulos em todas as línguas possíveis, que são normalmente os títulos dos artigos correspondentes na Wikipédia. Estes rótulos são usados na Wikidata para facilitar buscas e outras operações mais complicadas.

Como posso avisar vandalismo na Wikidata relacionado aos meus artigos?

Toda alteração no Wikidata que estiver relacionada aos artigos que você vigia em sua Wikipédia e seus projetos irmãos, devem aparecer em sua lista de páginas vigiadas e as alterações feitas recentemente. Se notar algo incorreto, por favor acesse a Wikidata e corrija o problema.

Fase 1 (links para outros idiomas)

Wikidata foi implantado em meu projeto. Posso começar a remover as ligações de linguagem dos artigos?

No painel esquerdo de cada artigo, abaixo a lista de links de idioma, você tem uma seta apontando clicável para Wikidata. Se este for o caso, você pode remover os links de idiomas do artigo. Não retire os modelos que mostram artigos em destaque e bons. Se tal remoção é aceitável, é até a comunidade de seu projeto.

Por favor note que alguns bots inicialmente recolocarão ligações para outros idiomas que forem removidas. Este problema se resolverá por conta própria conforme os bots forem atualizados. Se isso ocorrer, você pode enviar uma mensagem ao operador do bot, encorajando-o(a) a atualizar o seu bot.

Se os links para outros idiomas permanecerem no artigo, eles terão prioridade sobre a informação que vem da Wikidata.[unclear]

Que tal situações de links realmente complicados? Como vou lidar com esses links agora?

Ainda é possível definir ligações de linguagem no texto wiki como antes. Assim, você pode simplesmente continuar como antes para estes casos.

Eu criei uma nova página. Devo inserir links para outros idiomas?

Uma opção é simplesmente adicionar os links. Provavelmente haverá bots em execução para incluir os links na Wikidata. Uma opção ainda melhor: você mesmo pode ir na Wikidata localizar o item correspondente (por exemplo, utilizando a opção "item por título" e procurando pelo artigo em um dos idiomas nos quais ele existia anteriormente) e manualmente incluir no artigo o item que você criou.

Como eu posso evitar que os links da Wikidata apareçam em uma página particular?

Para ocultar os links que vêm da Wikidata, utilize a palavra mágica {{noexternallanglinks}}. Se ela for usada sozinha, removerá todos os links da página. A palavra mágica também pode ser usada para remover links para idiomas específicos, se for utilizada com parâmetros. Por exemplo, {{noexternallanglinks:fr|id}} removerá os links para as línguas: francês e indonésia.

Fase 2 (infoboxes)

Quando isso vai ser implantado em meu projeto?

Fase 2 já foi implantado em todas as Wikipedias. Projetos irmãos estão seguindo.

Será que usando o Wikidata significa que a Wikipedia/Wikivoyage/... na minha língua será preenchida por stubs sobre cada aldeia única no mundo?

Não. Wikidata fornece a capacidade de facilmente criar páginas simples com conteúdo repetitivo, tais como população, área e densidade das aldeias, mas é até a sua comunidade para decidir como usar essa habilidade em seu projeto. As páginas sobre as aldeias que ainda precisam ser adicionados - Wikidata atualmente não tem planos de fazer isso automaticamente.

O que acontecerá com os infoboxes existentes?

Elas continuarão trabalhando como de costume. Para utilizar a Wikidata alguém precisará modificar as predefinições e adaptá-las.

Como é que vamos chegar a uma opinião partilhada sobre temas muito controversos entre os diferentes projetos?

Você não tem que. Wikidata é capaz de sustentar uma ampla variedade de reivindicações e referências para apoiá-los. As comunidades individuais será capaz de decidir qual daqueles que preferem em seu projeto Wikipedia ou irmã. Na pior das hipóteses você vai ser capaz de simplesmente manter certos valores localmente, como acontece agora.

Como seremos capazes de incluir os dados da Wikidata nos infoboxes?

Existem duas maneiras. Para que as coisas triviais que você vai ser capaz de usar a sintaxe de inclusão delineado aqui. Para coisas mais complexas Lua está disponível.

Fase 3 (listas)

Usar a Wikidata significa que nós teremos de criar lista de artigos? Nós não fazemos isso em nosso idioma

Não. Wikidata apenas fornecemos a possibilidade de criar listas de artigos de maneira fácil e automática. Não é necessário utilizar essa funcionalidade. Você pode usar outros recursos da Wikidata, como o armazenamento central de links para outros idiomas, sem utilizar a opção de criação de listas automáticas.