EditorVisual/Boletim informativo/2014/Novembro

This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2014/November and the translation is 100% complete.

Desde o último boletim que a equipa de edição corrigiu diversos bugs e solicitações e trabalhou no suporte de edição de tabelas e do uso de idiomas não latinos. As atualizações semanais são publicadas no site MediaWiki.org. As notas informais das revisões trimestrais são publicadas no MétaWiki.

EditorVisual
Captura de ecrã em iPad que mostra como alternar entre editores.

Sabia que...?

O EditorVisual está também disponível para a versão móvel da Wikipédia. Autentique-se e carregue no ícone do lápis para abrir a página que pretende editar. Carregue na roda dentada das preferências no canto superior direito para escolher o editor que quer utilizar. Escolha "⧼Mobile-frontend-editor-visual-editor⧽" para utilizar o EditorVisual ou "⧼Mobile-frontend-editor-source-editor⧽" para utilizar o editor de wikitexto.

O sistema recorda-se se usou o wikitexto ou o EditorVisual, e usará o mesmo editor na próxima vez que editar um artigo.

O manual de utilizador contém informações sobre como utilizar o EditorVisual. Nem todas as funções estão disponíveis na versão móvel.

Melhorias recentes

Foi recentemente introduzido nas Wikipédias suporte básico para inserir tabelas e alterar o número de linhas e colunas. Mais tarde serão acrescentadas funcionalidades avançadas, tais como arrastar colunas para diversos locais.

Para ajudar os editores a encontrar os itens mais importantes rapidamente, alguns dos itens na barra de ferramentas encontram-se agora ocultos atrás de um item "More", como por exemplo o item "sublinhado" no menu de estilo.

A Wikipédia francesa deve contar com melhores resultados de pesquisa em ligações, predefinições e multimédia, uma vez que o novo motor de pesquisa foi ativado para todos os utilizadores. Esta alteração deve ser implementada nas Wikipédias chinesa e alemã ainda esta semana, e na Wikipédia inglesa na próxima semana.

O sistema do "peão" foi na sua maioria substituído. Os bugs neste sistema por vezes acrescentavam ao wikitexto um símbolo de peão de xadrez. A substituição proporciona melhor suporte às línguas não-latinas, esperando-se que em breve haja suporte total.

O EditorVisual está agora disponível para os editores que utilizam o Internet Explorer 10 ou 11 em computadores de secretária ou dispositivos móveis. O Internet Explorer 9 ainda não é suportado.

Os atalhos de teclado para os itens no menu da barra de ferramentas são agora mostrados nos próprios menus.

O EditorVisual verá substituído o design existente por um novo tema do Grupo de design/experiência de utilização. A aparência das caixas de diálogo em computadores de secretária vai ser alterada em breve. Pode comparar oantigo design "Apex" com o novo tema "MediaWiki" que o substituirá.

Foram corrigidos diversos bugs em ligações internas e externas. As melhorias na pesquisa MediaWiki resolveram um problema irritante: quando procurava o nome completo da página ou ficheiro que pretendia ligar, por vezes o motor de pesquisa não conseguia encontrar a página. Uma ligação dentro de uma predefinição para uma página local que não existe agora é corretamente mostrada a vermelho, exatamente da mesma forma que durante a leitura. Devido a um erro, durante cerca de duas semanas isto também afetou todas as ligações externas dentro das predefinições. Abrir uma ligação auto-numerada, como [1], com o teclado também costumava abrir a ferramenta de ligações errada. Todos estes problemas foram corrigidos.

Dados de predefinições

A ferramenta para editar rapidamente dados de predefinições foi implementada em todas as wikis da Fundação Wikimédia em 6 de novembro. Esta ferramenta já estava disponível nas 40 maiores Wikipédias, estando agora acessível em todas. A ferramenta faz com que seja mais fácil acrescentar dados de predefinição à documentação. Quando a ferramenta se encontra ativa, acrescenta um botão no topo de cada janela de edição de uma predefinição (incluindo subpáginas de documentação). Para a utilizar, edite uma predefinição ou uma subpágina, carregando depois no botão "Edit template data". Pode ler a página de ajuda dos dados de predefinições para mais informações. Pode testar o editor de dados de predefinições numa página de testes em Mediawiki.org. Lembre-se que os dados de predefinições devem ser colocados ou numa subpágina de documentação ou na própria página da predefinição. Cada predefinição só utiliza um único bloco de dados de predefinição.

Pode utilizar a nova configuração de valores automáticos para pré-carregar determinado valor numa predefinição. Isto pode ser usado para substituir datas, como neste exemplo, ou para acrescentar o valor mais comum a esse parâmetro. O valor automático pode ser substituído pelo editor, ao escrever qualquer coisa diferente nesse campo.

Na ferramenta de dados de predefinições é possível definir um parâmetro como "obrigatório". A caixa de diálogo de predefinição no Editor Visual avisa os editores caso deixem vazio um parâmetro obrigatório e não lhes permite eliminar esse parâmetro. No caso da predefinição poder funcionar sem este parâmetro, por favor assinale-o como "suggested" ou "optional" na ferramenta.

Perspetivas futuras

A equipa do EditorVisual planeia acrescentar a possibilidade de preenchimento automático em citações muito em breve. A aparência do diálogo de pesquisa multimédia será também melhorada, de modo a facilitar a escolha entre várias imagens possíveis. A equipa publica regularmente detalhes sobre o trabalho em projeto no roteiro do EditorVisual.

O manual de utilizador está a ser atualizado com a informação sobre a edição de tabelas. As traduções do manual para a maior parte dos idiomas, excepto em espanhol, francês e holandês, estão desatualizadas. Por favor ajude a concluir as traduções atuais para utilizadores que falam a sua língua. Diga-nos se precisar de ajuda para exportar o guia traduzido para a sua wiki.

Você pode influenciar o aspeto do EditorVisual! Comunique à equipa do EditorVisual as alterações que quer ver implementadas durante a reunião via IRC. As próximas sessões serão na quarta-feira, dia 19 de novembro, às 16:00 UTC, e na quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2015, às 22:00 UTC. Pode ainda partilhar as suas ideias na página mw:VisualEditor/Feedback.

Para além disso, a investigadora sobre a experiência de utilização Abbey Ripstra encontra-se à procura de editores disponíveis para lhe mostrar a forma como editam a Wikipédia. Caso pretenda estar a par das oportunidades de participação, pode inscrever-se no programa.

Caso queira ajudar com as traduções deste boletim, por favor subscreva a lista de e-mail dos tradutores ou contate-nos diretamente, para que o possamos notificar quando o próximo número estiver pronto. A subscrição ou a remoção da subscrição podem ser feitas no MétaWiki. Obrigado! — Elitre (WMF)