Universal Code of Conduct/Newsletter/2/pt-br

This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/Newsletter/2 and the translation is 100% complete.
Código Universal de Conduta - Notícias
previous issue next issue

Bem-vindo à segunda edição do Código Universal de Conduta Notícias! Este boletim informativo ajudará os wikimedianos a se manterem envolvidos no desenvolvimento do novo código e distribuirá notícias, pesquisas e eventos futuros relacionados ao UCoC. Comentários ou ideias para a próxima edição podem ser deixados na página de discussão do UCoC Notícias. Você também pode nos ajudar traduzindo as edições do boletim informativo em seus idiomas e compartilhando o boletim informativo em seus portais e plataformas de comunidade.

Lembre-se de se inscrever aqui se quiser ser notificado sobre futuras edições do boletim informativo e também deixe seu nome de usuário aqui se desejar ser contatado para ajudar com as traduções o futuro.

Obrigado por ler e participar!

Revisão do Projeto de Aplicação

Atualmente, o comitê de redação da fase 2 está trabalhando arduamente. As reuniões iniciais os ajudaram a se conectar e alinhar em tópicos como o impacto de preconceitos e interseccionalidade na aplicação de políticas e os informaram sobre trabalhos anteriores e pesquisas conduzidas pela Fundação Wikimedia em torno dos processos de aplicação existentes e lacunas de aplicação em nosso movimento. Eles agora estão ocupados com a redação e revisão das diretrizes de aplicação do UCoC. Até o momento, eles realizaram 10 reuniões de comitê e trabalharam de forma assíncrona nos intervalos entre as reuniões, preparando o rascunho para revisão da comunidade.

A equipe de Estratégia e Governança do Movimento realizará e buscará uma ampla tradução das diretrizes preliminares, e agradecemos o apoio voluntário neste esforço. Isso será apresentado às comunidades para uma revisão abrangente envolvendo uma combinação de consulta local, consulta de idioma e uma revisão central do projeto de diretrizes de aplicação, permitindo a participação em qualquer idioma ou contexto.

Metas da Pesquisa de Assédio

Para apoiar o comitê de redação da fase 2 do Código Universal de Conduta, a Fundação Wikimedia conduziu um projeto de pesquisa focado em experiências de assédio em projetos da Wikimedia. Isso assumiu a forma de uma pesquisa e várias entrevistas em profundidade.

A pesquisa, distribuída principalmente para afiliados da Wikimedia, enfocou as percepções, conhecimento e envolvimento dos entrevistados com os sistemas de aplicação e relatórios existentes. As entrevistas, realizadas com membros da comunidade que haviam contatado a Trust and Safety no passado para casos relacionados a assédio, focaram nas experiências de usuários que haviam sido alvo de assédio grave e contínuo.

Descobrimos que existem vários obstáculos importantes que limitam o envolvimento com esses sistemas, entre eles o sistema de relatórios confuso e o medo de reação pública. No entanto, o sentimento geral ainda permanece positivo e os membros da comunidade querem continuar a se envolver com a comunidade e os sistemas de fiscalização do WMF, apesar desses contratempos. O sumário executivo está disponível no Meta Wiki. No momento, o relatório detalhado foi limitado ao comitê de redação do UCoC apenas.

Consulta aos Administradores-Funcionais

As reuniões de funcionários são reuniões de árbitros, detentores de direitos avançados e monitores de wikis para discutir como será o futuro em um contexto global com o UCoC. As reuniões de junho/julho são o seguimento de uma reunião inicial em abril, com foco no compartilhamento de ideias, opiniões e informações sobre como configurar processos globais para a aplicação de UCoC.

As reuniões desta rodada de discussões tiveram uma participação mais leve do que a primeira discussão, pois muitos tiveram a oportunidade de participar em abril. Além disso, a reunião de 27 de junho coincidiu parcialmente com as conversas sobre a Carta do Movimento. Apesar disso, os participantes que compareceram às reuniões de funcionários forneceram novas informações e percepções que serão úteis na próxima rodada de palestras.

Os tópicos incluíram caminhos potenciais para a ratificação da comunidade da aplicação de UCoC, os desafios potenciais na definição de novas políticas locais onde não há nenhuma, desafios nas necessidades da comunidade de pessoal, formas de processar reclamações de UCoC em um contexto global e fazê-lo em tempo hábil, e outros assuntos relacionados. Essas reuniões iniciais focaram principalmente em ideias e brainstorming. A próxima rodada de reuniões será após a publicação do primeiro rascunho da aplicação do UCoC, e os participantes terão a oportunidade de trabalhar mais com suas ideias e experiências para discutir como desenvolver o rascunho.

Discussões em mesas redondas

A equipe de facilitação do UCoC hospedou outra discussão em mesa redonda para Wikimedianos discutirem a aplicação do Código Universal de Conduta em 12 de junho de 2021. Esta chamada facilitou a discussão com membros da comunidade de língua coreana e participantes de outros ESEAP projetos na sessão global. As ligações tiveram duração mínima de 90 minutos cada, com atendimento total de cerca de 20 participantes.

Os destaques da mesa redonda incluem as conclusões das pesquisas de Alvos de assédio, a proposta do comitê de arbitragem cross-wiki, as necessidades de treinamento do usuário, as discussões sobre um "sistema de tribunal neutro" ou órgão de supervisão e moderação das conversas específicas da Wikimedia fora do projeto. A próxima sessão da mesa redonda está agendada para 17 de julho de 2021 às 12:00 BRT (15:00 UTC). Organizaremos sessões de mesa redonda para as sessões em alemão, francês e espanhol ao lado da seção global.

Adoção antecipada da UCoC pelas comunidades

Desde a sua ratificação pelo Conselho Diretor em fevereiro de 2021, o Código Universal de Conduta tem sido aplicado pela comunidade mais ampla da Wikimedia de diferentes maneiras. Diversos projetos, afiliados e eventos vêm adotando o Código como princípios orientadores da conduta esperada.

Exemplos notáveis incluem a iteração deste ano da Arctic Knot Conference, a Wikimedia Language Conference, que foi realizada virtualmente em 24 e 25 de junho por cinco afiliados em colaboração com a Arctic University of Norway. Alguns Afiliados, como Wikimedia Nederland e Wikimedia UK, também mencionaram explicitamente o Código como parte de seu trabalho de Subsídios do Plano Simples ou Anual em 2021, por adoção total ou integração sua política de conduta existente.

A partir das comunidades do projeto, todos os grupos de Telegram dos projetos de língua italiana estão reunidos sob o grupo WikiNetwork, que observa o UCoC.

Nova linha do tempo para o Comitê Interino de Revisão de Casos de Confiança e Segurança

O Comitê Provisório de Revisão de Caso de Confiança e Segurança (CRC) foi criado para revisar as apelações de usuários diretamente envolvidos em casos fechados pela Fundação Wikimedia de acordo com sua política de ações de escritório para assédio. É composto por 10 voluntários experientes da comunidade Wikimedia. O CRC deve funcionar até que o Código de Conduta Universal esteja totalmente operacional.

Embora originalmente se esperasse que o CRC fosse concluído em 1º de julho de 2021, o UCoC agora deve estar em desenvolvimento até dezembro de 2021. Os membros do CRC concordaram em continuar servindo no comitê até essa data.

Sessão Wikimania

A equipe de facilitação enviou uma proposta para realizar uma discussão moderada com representantes da Wikimedia Foundation, afiliados da Wikimedia e os membros do Comitê de Redação da UCoC durante Wikimania 2021, que será realizada de 13 a 17 de agosto. Ela também planeja estar presente na Community Village da conferência, que permitiria aos membros da comunidade fazer perguntas e discutir suas preocupações sobre o Código com os facilitadores apropriados. Detalhes sobre como você pode participar serão fornecidos em breve.

Diff Blogs

Aqui estão algumas novas publicações no blog Wikimedia Diff sobre o Código Universal de Conduta, verifique-as: