Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Blog posts/Roles and Responsibilities Working Group meets in Utrecht/pt-br

Modelagem do nosso futuro: o grupo de trabalho de funções e responsabilidades se reúne em Utrecht

The working group in Utrecht

Dando continuidade ao impulso de reunir vozes diversificadas e distintas de todo o mundo na Estratégia de Movimento, o Grupo de Trabalho de Funções e Responsabilidades se reuniu em Utrecht, Holanda, de 5 a 7 de julho de 2019, com suporte da Wikimedia NL. A reunião foi uma oportunidade para o grupo consolidar e melhorar seus esforços dos últimos 11 meses na elaboração de recomendações que moldarão de forma colaborativa o futuro do nosso Movimento, como a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre. Também representou uma estreia para a Estratégia de Movimento, combinando uma participação pessoal e remota plenamente integrada. A agenda lotada de 3 dias incluiu um palestrante convidado de uma organização aclamada e conhecimento especializado externo sobre desenvolvimento organizacional e gerenciamento de mudanças. De acordo com o enriquecimento, a percepção das comunidades e afiliados também foi incluída nas discussões.

Alcançar equidade na participação

Remote participants, designated facilitator, and the in-person group

Uma área temática tão transversal quanto funções e responsabilidades exige uma ampla diversidade de perspectivas, e era importante que o Grupo de Trabalho tivesse a participação do maior número possível de membros. Quando os preparativos de viagem não ocorreram para dois membros, um formato híbrido de participação virtual integrado foi implementado para que pudessem participar ativamente em Purulia e Singapura. O grupo de trabalho valorizou imensamente este esforço piloto da Equipe Principal de Estratégia de Movimento, em uma tentativa de não deixar ninguém para trás.

“Honestamente, eu não esperava muito quando foi decidido organizar a participação remota. Mas a coordenação ativa e útil dos facilitadores e da equipe principal para atualizar os participantes remotos sobre quase tudo que acontece no evento e envolver os participantes remotos em principais processos de tomada de decisão e exercícios foi surpreendentemente eficaz”.

- Bodhisattwa Mandal,
Grupo de usuários de Wikimedians de Bengala Ocidental

“A participação remota me deu flexibilidade para participar e usar mais a tecnologia, como desenhar as estruturas organizacionais no meu computador e alimentá-la ao vivo durante a fase de discussão do evento e o uso de armazenamento em nuvem para visualizar e editar os produtos de trabalho em tempo real. Esta estratégia criativa no processo da estratégia de movimento me surpreendeu”.

- Butch Buington,
Cooperação Regional da Ásia Oriental, Sudeste Asiático e do Pacífico (ESEAP)

Uma abordagem de modelo

Às vezes é possível encontrar inspiração em lugares inesperados! No primeiro dia, o Grupo de Trabalho se beneficiou de uma apresentação da Buurtzorg, uma organização holandesa de cuidados domiciliares. Apesar de agir de maneira fora do convencional quando se trata do movimento Wikimedia, a Buurtzorg é mundialmente reconhecida por suas abordagens de autogerenciamento e pequenas equipes em liderança distribuída, foi mencionada no livro Reinventando as organizações, de Frederic Laloux, e o grupo de trabalho a consultou proativamente. Essa valiosa contribuição, enriquecida ainda mais por conhecimento especializado externo sobre desenvolvimento organizacional e gerenciamento de mudanças, inspirou os membros a contemplar mudanças de curto, médio e longo prazo que suas recomendações poderiam oferecer e desenvolver modelos para o futuro do movimento.

Esses modelos, cujos nomes - “Elgafar”, “Quotiel” e “Situla” - possuem diversas personificações para serem não-hierárquicos, representam diversas maneiras de analisar as principais semelhanças originárias das discussões do grupo. Essas semelhanças incluem: distribuição de poder e responsabilidades, tomada de decisão, gerenciamento, princípios, prestação de contas, governança e focos de autoridade, bem como pessoal, liderança, capacidade, diversidade e inclusão necessários.

Para torná-los mais tangíveis, o Grupo de Trabalho também avaliou os modelos com base nos seguintes critérios principais, ou seja, se:

  • incentivam a avaliação, reflexão e aprendizado;
  • incentivam o compartilhamento e a conexão;
  • permitem que os pontos fortes e interesses sejam aproveitados;
  • permitem diferentes tipos de afiliados e parceiros;
  • recebem e apoiam opiniões novas e futuras;
  • permitem flexibilidade e adaptação à mudança interna e externa;
  • têm freios e contrapesos;
  • capacitam a resolução de conflitos; e
  • são equitativos e inclusivos.

Os dois últimos pontos, especificamente, têm sempre estado presentes nas discussões da estratégia e debates Wikimedia ultimamente.

O grupo também adotou outra metodologia incomum em princípios de tomada de decisão, estabelecidos no livro Farsighted, de Steven Johnson. Isso implica fazer uma pré-autópsia dos modelos, solicitando que indivíduos e especialistas organizacionais selecionados imaginem que um determinado modelo falhou, e trabalhem retroativamente para fazer a autópsia das circunstâncias.

Frameworks and models in practice

Formas holísticas de vislumbrar 2030

Uma organização de apoio no campo (Wikimedia NL), uma agenda bem planejada e executada, forte facilitação, convidados externos e participação remota para membros que não puderam estar presentes contribuíram para que os participantes progredissem em direção a etapas que podem ter parecido assustadoras e talvez inatingíveis não muito antes.

“Ao longo de três dias trabalhamos lado a lado para projetar o movimento Wikimedia do futuro para ser não apenas a infraestrutura essencial de conhecimento livre em 2030, mas um movimento no qual todas as opiniões e comunidades que têm historicamente sido ignoradas se sintam bem-vindas, incluídas, capacitadas e representadas. [...] O incrível resultado foi que o nosso sentido de responsabilidade com este processo e o nosso compromisso com nosso trabalho aumentaram e se fortaleceram ainda mais”.

- Anna Torres Adell, Wikimedia Argentina

Percepções de discussões abrangentes sobre a estratégia nos últimos meses com diversas partes interessadas de todo o movimento, especificamente, discussões comunitárias e contribuições de afiliados, foram vitais para as discussões. A percepção incluiu tópicos e exemplos programáticos relacionados à autonomia, inclusão, estrutura organizacional, confiança, liderança, gerenciamento e distribuição de fundos.

Por meio de seus modelos holísticos e notáveis, bem como discussões contínuas, o Grupo de Trabalho de Funções e Responsabilidades continuará a deliberar e desenvolver suas recomendações preliminares até antes da Wikimania. Esse trabalho avançará posteriormente, e o grupo começará a socializar suas ideias, harmonizar com outros grupos de trabalho e interagir ainda mais com as comunidades e afiliados.

Procure por eles na Wikimania. Enquanto isso, participe da pesquisa comunitária e conte-nos como você acha que deve ser o futuro do nosso movimento.