Requests for comment/X!'s Edit Counter/Summary/pt

This page is a translated version of the page Requests for comment/X!'s Edit Counter/Summary and the translation is 70% complete.


Atualmente, qualquer editor precisa habilitar manualmente a opção de permitir que outros editores vejam estatísticas adicionais no contador de edições do X! (para esse editor). Essas estatísticas adicionais são

  • (a) artigos mais editados por namespace e
  • (b) estatísticas de edição mensal.

A habilitação manual foi colocada em razão de uma lei na Alemanha, onde o toolserver está situado. Como estamos transferindo tudo do toolserver para o Wikimedia Labs (nos EUA), essa lei não é mais relevante. Há editores que querem ver as estatísticas mensais e as páginas mais editadas por domínio de todos, não apenas daqueles que habilitaram a opção.

A questão é se devemos permitir isso (removendo a habilitação manual) ou deixar que os usuários ainda tenham controle sobre o que pode ser visto no contador de edições (mantendo a habilitação manual). Uma terceira opção é permitir que os usuários desabilitem o acesso; se eles não o fizerem, todos os outros editores poderão ver as estatísticas completas.

Sinto que a comunidade deveria responder a essa questão antes de tomar alguma iniciativa. Esta discussão foi conduzida na Wikipédia em Inglês e o resultado inclina-se para a remoção da exigência de habilitação manual. O contador de edições deveria permanecer como uma opção que deve ser ativada manualmente ou deveria ser desativado ou não deveria existir a opção de ativá-lo?—cyberpower ChatHello! 02:39, 22 June 2013 (UTC)[reply]

For the record
This isn't referring to the toolserver version. The edit counter is being setup on Wikimedia labs. The change will apply to that.

Note também que toda a informação utilizada por essas ferramentas está disponível ao público e pode ser utilizada por qualquer pessoa para criar uma ferramenta idêntica em um servidor não-WMF, no qual não haveria opção de permitir ou não o acesso.

For reference
This is an opted in result, this a not opted-in result. Snowolf How can I help? 14:11, 23 June 2013 (UTC)[reply]