Requests for comment/Policy/pt-br

This page is a translated version of the page Requests for comment/Policy and the translation is 94% complete.
Esta é a política relativa aos Requests for comment (RFC) que são mantidos no Meta-Wiki sobre questões globais ou questões em outros projetos. Eles são processos pelos quais uma contribuição mais ampla da comunidade global pode ser solicitada. Normalmente, isso é necessário para mudanças de política de amplo escopo. Também pode ser útil obter informações mais amplas sobre conflitos ou questões não resolvidas em outros projetos da Wikimedia, na esperança de obter uma resolução. — Esta política foi decidida em um RFC em 2020.

Iniciando um RFC

No momento de iniciar o RFC, o proponente deve:

  1. ter uma conta na Wikimedia; e
  2. estar cadastrado por mais de três meses antes de fazer a solicitação; e
  3. ter pelo menos 250 edições globalmente (em todos os wikis da Wikimedia).

Se a RFC diz respeito a uma ou algumas partes, o iniciador da RFC deve notificá-los em sua página de discussão, seja no wiki em questão ou no Meta.

Se o RFC diz respeito à conduta de vários usuários no mesmo wiki, ou à conduta de uma comunidade inteira de um wiki da Wikimedia, o iniciador do RFC deve postar um aviso com palavras neutras com um link para o RFC em uma página proeminente desse wiki, como a bomba da aldeia (links). Se o iniciador não puder fazer isso porque está bloqueado naquele wiki, ele deve postar um aviso no quadro de avisos dos administradores solicitando assistência.

Os pedidos de banimento global têm seus próprios requisitos; veja global bans.

Lidando com um RFC

Administradores do Meta e stewards podem entrar em colapso ou ir para a(s) discussão(ões) da página de discussão que são improdutivas (ou seja, não construtivas, não colaborativas, ataques pessoais/ad hominem, acusações infundadas, fora do tópico)

Administradores do Meta e administradores podem proibir um usuário de contribuir para um RFC por comportamento improdutivo repetido, executável por meio do bloqueio, se necessário. As apelações podem ser feitas em Meta:Requests for help from a sysop or bureaucrat e determinadas por um consenso de administradores/administradores do Meta.

Encerramento de RFCs

Apenas administradores e administradores Meta podem fechar RFCs. Apenas os administradores podem fechar qualquer RFC que exija ação do administrador ou que mude a política global. Um RFC pode ser retirado por seu criador, se não houver outros usuários propondo ou apoiando a proposta.

Quando uma RFC diz respeito a um projeto e a comunidade coletiva e/ou os administradores coletivos desse projeto são questionados com credibilidade e seriedade, o consenso deve ser avaliado principalmente com base nas evidências e na revisão externa da comunidade global não envolvida. Editores ativos na wiki do assunto podem participar e apresentar evidências e argumentos normalmente.

RFCs não são imunes à política de exclusão do Meta-Wiki. Os meta-administradores podem fechar e / ou excluir RFCs que se enquadram nos vários critérios de exclusão.

As solicitações de comentários inativas por mais de 2 anos podem ser marcadas como fechadas devido à inatividade. (Consulte Requests for comment/Closure of old RFCs)