Solicitando mudanças na configuração do wiki

This page is a translated version of the page Requesting wiki configuration changes and the translation is 46% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
SITECONFIG

Muitas vezes, as wikis necessitam de mudanças específicas nas configurações para o seu projeto. Para gerir tais pedidos, os administradores do sistema da Wikimedia utilizam um rastreador de tarefas (task tracker).

Algumas solicitações comuns incluem:

  • A criação de novos domínios (exemplo: Portal:, WikiProjeto:, Anexo:, Autor:)
  • A criação de grupos de utilizadores com direitos adicionais (exemplo: reversor, renomeador de ficheiros)
  • Alterar os direitos do usuário
  • Ativando ou desativando uploads locais
  • Mudança do logotipo do projeto
  • Tradução de namespaces

How to request a change

Para obter uma variável de configuração ou configuração alterada em seu projeto:

  1. Certifique-se do que quer alterar;
  2. Obtenha um consenso comunitário na wiki local;
    1. Comece uma discussão no portal da comunidade, bomba da aldeia ou outro local de discussão importante e dê tempo para um consenso se desenvolver.
    2. Certifique-se de que tudo o necessário para fazer a mudança foi decidido. Por exemplo, novos grupos de usuários geralmente precisam ser adicionáveis/removíveis por certos grupos de usuários locais (não apenas administradores) - geralmente, isso pode ser concedido a administradores ou burocratas. (If your wiki does not have any local admins or bureaucrats, any user rights changes need to be done via a steward; see permission requests.)
      1. Wikis that do not have any local admins/bureaucrats are probably too small for a new user group, see Limits to configuration changes, section "Special groups on small wikis".
    3. No caso de uma comunidade muito pequena e de baixa atividade, deve ser o suficiente para mostrar que você tentou obter consenso e que deu oportunidade para objeções.
  3. Arquive um ticket (de preferência em inglês) no bug tracker da Wikimedia, sob a tag de projeto "Wikimedia-Site-requests". (Veja mw:Phabricator/Help para mais informações sobre o rastreador de tarefas da Wikimedia.)
    1. Utilize "Wikimedia-Site-requests" para o projeto.
    2. Certifique-se de que o bilhete inclui a ligação (URL) do consenso na wiki local, utilize uma ligação permanente de preferência (clique em "Permanent link" na caixa de ferramentas, que fará com que a ligação termine em &oldid=...); a ligação deve ser colocada na principal caixa de "descrição";
  4. Seja paciente; as solicitações de configuração do site são lidas apenas por alguns dos administradores do sistema; em média, eles levam algumas semanas para serem processados; se a solicitação é urgente ou está parada há muito tempo, entre em #wikimedia-techconectar e pergunte sobre a solicitação.

Obter consenso no wiki e preencher uma tarefa não garante que a solicitação será atendida. A autoridade máxima é dos administradores do sistema, e as solicitações de configuração do site podem ser recusadas por qualquer motivo, incluindo, mas não se limitando ao seguinte: para proteger os princípios fundamentais e os valores fundamentais da Wikimedia, para proteger a integridade de um projeto, porque os problemas de desempenho ou porque atender à solicitação incluiria a implantação de uma extensão que foi descontinuada.

Se você quiser tentar consertar esse pedido sozinho, siga wikitech:Wikimedia site requests e experimente!

In addition to all of the above, there is specific guidance and a better workflow if you want to change your wiki's logo, whether temporarily or permanently.

  1. Upload your logo to Wikimedia Commons in SVG format. In most cases it should be a square (see documentation on mediawiki.org for exact sizing details).
  2. Use the logo-test tool to check that it displays as expected.
  3. File a request in the "Wikimedia-Site-Requests" Phabricator project using this form, with the following information:
    • Wiki this request is for
    • Link to new logo on Wikimedia Commons in SVG format
    • Link to view logo using https://logo-test.toolforge.org/
    • When logo should be enabled
    • When logo should be changed back (if temporary)
    • Link to community discussion
  4. Sysadmins will process your request, converting the logo into the proper formats in Gerrit. It is recommended you file a request at least a week in advance of wanting to change logos. Even if you don't know exactly when it should be enabled (e.g. waiting for the millionth article to be created), giving sysadmins a heads-up to prepare will help speed up your request when it is time.

Veja também