Grants:Programas/Fundo da Comunidade Wikimedia/Processo e estrutura de revisão do Comitê

This page is a translated version of the page Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Committee review process and framework and the translation is 100% complete.
Como são analisadas as propostas do Fundo de Apoio Geral para o Fundo da Comunidade Wikimedia

Fundo da Comunidade Wikimedia

Fundo de Apoio Geral – Ferramenta de estrutura para revisão de propostas

Esta pequena ferramenta tem como objetivo apoiar os revisores de propostas na compreensão e aplicação dos critérios de revisão, conectando a estrutura da revisão com o fluxo da solicitação.

Também procura consolidar e organizar a sua linha de pensamento para melhor se preparar para as discussões de deliberação sobre fundos. O seu oficial de programa também pode usar/compartilhar respostas consolidadas com o comitê como um todo. Por gentileza, escreva seus comentários como se estivesse se dirigindo diretamente ao solicitante, para que seu feedback possa ser mais facilmente incorporado às recomendações a serem publicadas posteriormente na página de discussão do solicitante. Lembre que a clareza de seus comentários e sugestões pode ajudar seus colegas membros do comitê, bem como os solicitantes, a lerem a análise consolidada. Você também pode fornecer alguns exemplos concretos que possam ajudar o solicitante a realizar os esclarecimentos ou ajustes necessários.

Título da solicitação:

Nome do solicitante:

Número de Identidade do grant (a ser preenchido pelo Oficial de Programa)

Perguntas correspondentes no formulário de solicitação correspondentes a estes aspectos: Aspecto Principal Critérios de avaliação Sim Não Não está claro, uma pergunta de esclarecimento é necessária
5, 6, 8, 9 Valor do impacto na equidade do conhecimento:

Envolvimento de grupos sub-representados ou contribuições de conteúdos sub-representados sobre, por exemplo:

  • mulheres
  • pessoas com deficiência
  • pessoas neurodiversas
  • grupos indígenas
  • grupos LGBTQ+
  • pessoas de nível socioeconômico mais baixo
  • comunidades de castas oprimidas
  • jovens
  • falantes de idiomas minoritários
  • regiões geográficas sub-representadas (ESEAP, LATAM, SSA, MENA, SA)
A dimensão da equidade do conhecimento é devidamente considerada nas atividades, conteúdos ou grupos-alvo.
5, 6, 8, 9 Valor para a comunidade de pessoas voluntárias As práticas que incluíram a comunidade de pessoas voluntárias no planejamento, implementação e reflexões sobre o projeto estão bem demonstradas, ou existe a presença de alguma forma de endosso da comunidade para o trabalho sugerido.
Medidas para manter ou melhorar a saúde, segurança e inclusão da comunidade são consideradas.
Feedback da comunidade sobre como o impacto do projeto na comunidade (por exemplo, sobre o trabalho, habilidades ou capacidades da comunidade) foi ou será coletado e como isso servirá de apoio no próximo planejamento de estratégia ou programa.
Atividades para recrutar ou reter pessoas voluntárias estão incluídas.
5, 6, 7, 8, 9, 14, 15 Valor para o movimento As atividades e estratégias propostas são claras e respondem bem aos desafios apresentados.
Cooperações e parcerias são criadas que demonstram potencial para ampliar áreas temáticas/campanhas em grande escala/transferência para outras regiões e contextos, ou proporcionam sinergias em atividades de diferentes grupos.
Metodologias, táticas ou estratégias valiosas e transferíveis são aplicadas (por exemplo, em uma área temática ou na revitalização de uma comunidade).
13 As atividades estão alinhadas com as iniciativas e Recomendações da Estratégia do Movimento para 2030.
Se a resposta for “Não” ou “Não está claro”, você tem recomendações práticas específicas para implementar na proposta ou perguntas de esclarecimento relacionadas aos valores que a proposta traz:
14, 15 Viabilidade do trabalho proposto A escala proposta e a importância das contribuições são realistas e se apresentam como resultados do projeto (não teriam se materializado de outra forma e não demonstram nenhuma duplicação de esforços/sobreposição com outros projetos semelhantes e outras atividades da comunidade).
10 O cronograma de trabalho demonstra viabilidade.
11, 12 A capacidade e o papel dos membros da equipe, pessoas voluntárias, subcontratados e parceiros externos envolvidos são claros e demonstram até que ponto a equipe de implementação como um todo detém os conhecimentos necessários.
16-22 Orçamento: a execução planejada de receitas e despesas é razoável, justificada e reflete sustentabilidade.
Se a resposta for “Não” ou “Não está claro”, você tem recomendações práticas específicas para implementar na proposta ou perguntas de esclarecimento relacionadas a viabilidade da proposta:
Pontos fortes gerais (ou se o solicitantes estiver apresentando novamente uma proposta, se existem mudanças/melhorias positivas/desenvolvimentos organizacionais bem-vindos, por exemplo, em governança, gestão financeira ou práticas de transparência) que observamos: Recomendações/oportunidades gerais observadas:
Perguntas de acompanhamento/esclarecimento para Meta, se houver:
Recomendação inicial de financiamento, se já estiver clara:
  • Financiamento total
  • Financiamento parcial, % recomendado ou valor do financiamento: ______________
  • Não financiar
  • Nenhuma decisão neste momento, precisamos discutir a proposta
  • Nenhuma decisão neste momento, precisamos nos reunir com o solicitante

Ver também