Educação/ Lendo a Wikipédia em sala de aula

This page is a translated version of the page Education/Reading Wikipedia in the Classroom and the translation is 69% complete.

O programa Lendo a Wikipédia em Sala de Aula promove um envolvimento crítico com a Wikipédia que permite aos professores alavancar seu uso como ferramenta pedagógica. Por meio de um currículo desenvolvido de forma colaborativa, os professores exploram e refletem sobre os diferentes recursos que tornam a Wikipédia uma valiosa aliada para a prática em sala de aula. As sessões de treinamento síncronas permitem que os professores colaborem com instrutores experientes e compartilhem suas dúvidas, aprendam com experiências globais e se conectem com colegas que pensam da mesma forma.


Lendo a Wikipédia em Sala de Aula Logo
Lendo a Wikipédia em Sala de Aula é o principal programa de treinamento de professores da Fundação Wikimedia, ajudando educadores e alunos a desenvolver habilidades vitais de alfabetização midiática e informacional para o século 21.

Professores que participam do programa Lendo a Wikipédia em Sala de Aula desenvolvem as principais habilidades de alfabetização de midiática e informacional ao compreender:

  • Como a informação é produzida na Wikipédia
  • Como acessar e avaliar o conteúdo online
  • Como identificar vieses e lacunas de conhecimento nas informações que eles consomem
  • Como os educadores podem contribuir ativamente para o desenvolvimento da Wikipédia

Até o momento, centenas de professores concluíram com sucesso o programa Lendo a Wikipédia em Sala de Aula em 7 países, incluindo Nigéria, Bolívia, and Guinea. Os recursos educacionais criados estão disponíveis no Wikimedia Commons para qualquer um interessado em saber mais sobre o programa.

Sobre o piloto

Em 2020, o Lendo a Wikipédia em Sala de Aula foi testado em três países: Bolívia, Marrocos e Filipinas. A iniciativa piloto concentrou-se fortemente na colaboração entre atores da sociedade civil no setor de conhecimento aberto, professores do ensino médio e autoridades governamentais. Foi realizado em parceria com Wikimedistas de Bolivia, Wikimedia MA User Group, Philwiki Community, e o Pasay City School District. Os recursos e sessões de treinamento foram adaptados às necessidades do contexto local em nossos três países-piloto. Saiba mais sobre os resultados do primeiro treinamento e da primeira coorte de professores que obtiveram o certificado.

Saiba mais sobre o processo de criação e realização do currículo piloto do Lendo a Wikipédia em Sala de Aula em K12 Digest.

Saiba mais sobre o impacto do pilado em nosso Final Program Report.

Conheça nossos treinadores certificados

Através de um programa de Treinamento de Treinadores nós estamos apoiando uma rede crescente de Treinadores Certificados ao redor do mundo para inovar e localizar o currículo do Lendo a Wikipedia em Sala de Aula.

Certified Trainer
Morocco
2020
Arabic, English
Certified Trainer
Nigeria
2021
English
Certified Trainer
Kenya
2022
English

Conheça todos os Treinadores Certificados ao redor do mundo

Módulos do programa Lendo a Wikipedia em Sala de Aula

Guia do Professor Módulo 1 (Árabe) Guia do Professor Módulo 2 (Inglês) Guia do Professor Módulo 3 (Tagalo)
 
 
 
Teacher's Guide Module 1. url
(March 2021)
Teacher's Guide Module 2. url
(March 2021)
Teacher's Guide Module 3. url
(March 2021)

Relatórios do Programa