This page is a translated version of the page Community and the translation is 100% complete.
(português do Brasil) Isto é um ensaio. Ele expressa as opiniões e ideias de vários wikimedianos ou usuários do Meta-Wiki mas pode não ter grande respaldo. Isto não é uma política no Meta-Wiki, mas pode ser uma política ou orientação em outros projetos da Wikimedia. Sinta-se livre para atualizar esta página quando necessário, ou use a página de discussão para propor alterações maiores.
Translate

Esta página é sobre a comunidade, sobre as interações entre os usuários através de projetos wiki. Anteriormente, esta página era aberta com a pergunta: “A Wikipédia é realmente uma comunidade?”. Agora, a situação é muito mais ampla.

Este diagrama obsoleto mostra projetos não-Wikipédia como parte da comunidade da Wikipédia. É obsoleto porque tais projetos atraem usuários que não são da Wikipédia, e esses usuários contribuem muito mais para aqueles projetos do que o fazem na Wikipédia.
Essa é uma tentativa de mostrar uma comunidade da Wikimedia particionada em diferentes projetos, talvez ignorando que alguns usuários contribuam para vários projetos.
Usuários da enwiki, dewiki e frwiki efetivamente lideraram a eleição do Conselho de 2004. Clique na imagem para ampliar.

Corpo de risco

Reza a lenda que a Wikipédia não é uma comunidade por não compartilhar um corpo de risco. Os pseudônimos e endereços IP não correspondem a pessoas reais; seria incomum que uma comunidade fosse composta por pessoas virtuais. Pelo fato dos outros projetos também permitirem pseudônimos e endereços IP, a lenda também recai sobre eles.

A proposta da Wikipédia é construir uma enciclopédia livre junto com o objetivo de construir uma enciclopédia livre. No entanto, uma comunidade vai além da simples partilha de uma visão, além de incluir valores comuns pela comunidade. Em 2012, a Wikipédia parecia ter valores comuns: “Presumir a boa-fé”, “Não faça ataques pessoais”, “Princípio da imparcialidade” e predefinições para discussões. O Wikinotícias também possui esses quatro atributos, mas não da mesma maneira. No restante dos projetos, disputas de ponto de vista neutro e predefinições para discussões parecem serem muito menos importantes.

Talvez a Wikipédia e o Wikinotícias são mais famílias do que comunidades. Um não escolhe uma família, mas pertence a ela. No entanto, uma família é uma ideia cultural que varia em todo o mundo, fazendo com que esse parágrafo possa ser incompreensível para algumas pessoas.

Alguns usuários permanecem incomodados pela noção de que wikimedistas não podem constituir uma comunidade por não partilharem um corpo de risco. Se considerarmos apenas os wikimedistas humanos, somos todos parte de pelo menos de uma comunidade: a comunidade humana. Agora mesmo, estamos todos partilhando riscos de sermos feridos ou mortos, por guerras, AIDS ou poluição. Em termos biológicos, uma comunidade é um grupo de uma espécie vivendo em conjunto e fortemente relacionada. Comunidades causam uma mistura de benefícios e desvantagens; comunidades são estáveis quando, ao longo do tempo, tanto sua totalidade quanto seus indivíduos se beneficiam. Diversidade e comunitarismo fazem parte da comunidade.

Wikilivros e partição

Wikibooks é um caso especial. O projeto se divide em vários projetos de livro autônomo. Wikibooks Inglês, em particular, está faltando um mecanismo para repelir novos projetos de livros que estão fora do escopo do Wikilivros, dado por uma política oficial aplicada.

Wikisource gosta de uniformidade: uma norma única Modelo de cabeçalho no Wikisource Inglês apresenta a maioria dos textos.

A Comunidade da Wikipédia pode tornar-se uma comunidade Wikimedia?

Já é assim. Por exemplo, temos a IRC channel cloaks para diferentes projetos Wikimedia e podemos ter também capas "wikimedia/". Pelo menos no Freenode, podemos ter uma comunidade Wikimedia.

Ver também