Comitê de comunicações

This page is a translated version of the page Communications committee and the translation is 88% complete.
Outdated translations are marked like this.

O comitê de comunicações (ComCom) é um comitê de voluntários da comunidade e auxiliado por funcionários da Fundação Wikimedia comprometido com os esforços de comunicação nos projetos da Wikimedia e nas afiliadas do movimento.

Encontro do comitê de comunicações na Wikimania 2012

O objetivo do comitê é auxiliar nos e colaborar com os esforços de comunicação global no movimento Wikimedia. Isso inclui a comunicação com o público geral, a mídia e o movimento Wikimedia. Ele funciona como um grupo de consultoria no suporte, desenvolvimento e partilha de informações sobre os esforços de comunicações no movimento Wikimedia. O canal principal de comunicação do comitê é em sua lista de discussão privada: comcom(_AT_)wikimedia.org.

O comitê é um dos vários comitês que englobam a Fundação Wikimedia, e é designado como um comitê de funcionários trabalhando com a Direção Executiva de Criativo para a Fundação Wikimedia e com o departamento de comunicações. O contato principal com o comitê dentro do departamento é com Gregory Varnum (gvarnum(_AT_)wikimedia.org).

Associação

O comitê de comunicações é composto por voluntários e funcionários afiliados empenhados nas atividades de comunicação do movimento. Os dez a quinze membros servem mandatos de 3 anos. O comitê inaugural será escolhido pelo departamento de comunicações. Membros futuros serão escolhidos pelo comitê, com a ajuda do departamento.

Membros
Nome Notas
Fawaz Tairou [Fawaz.tairou]
Anne Clin [Risker]
Justice Okai-Allotey [Owula kpakpo]
Paulina Lordméndez [Paulina Lordméndez]
Maiken Hagemeister [Maiken Hagemeister (WMDE)]
Itzik Edri [Itzike]
Mohammed Sadat Abdulai [Masssly]
Nahid Sultan [NahidSultan]
Krishna Chaitanya Velaga [KCVelaga]
Habib Mhenni [Dyolf77]
Wikimedia Foundation Communications
Nome Notas
Anusha Alikhan [AAlikhan (WMF)]
Lauren Dickinson [LDickinson (WMF)]
Nadee Gunasena [NGunasena (WMF)]
Samantha Lien [SLien (WMF)] List moderator
Zachary McCune [ZMcCune (WMF)]
Mayur Paul [MPaul (WMF)]
Mehrdad Pourzaki [MPourzaki (WMF)] List moderator
Natalia Szafran-Kozakowska [NSzafran-WMF] List moderator and primary group contact from Wikimedia Foundation
Gregory Varnum [GVarnum-WMF] List moderator and primary group contact from Wikimedia Foundation

Função

Como comitê de funcionários, o ComCom colabora principalmente com membros desse departamento em relação às comunicações do movimento Wikimedia. Esse engajamento inclui:

  • Auxiliar as comunicações do projeto e das afiliadas – como compartilhar ideias relacionadas a atividades de comunicações locais e melhores práticas no uso de mídias sociais e procurar opiniões sobre um novo programa de comunicações.
  • Servir de conselheiro ao departamento de comunicações da Fundação Wikimedia em seu trabalho, especificamente em:
    • Desenvolvimento de recursos de melhora de habilidades, incluindo o Centro de Recursos de Comunicações;
    • Divulgar esforços às comunidades emergentes e a novos leitores;
    • Esforços em mídias sociais e no Blog da Wikimedia;
    • Mensagens para a Fundação Wikimedia, os projetos da Wikimedia, e o movimento Wikimedia; e
    • Desenvolvimento de marcas para a Wikimedia.
  • Ajudar e guiar o grupo de comunicações do movimento.

Conduta

Todas as interações e comunicações dentro do e em nome do comitê, incluindo a lista de discussão do grupo, devem seguir a política de espaço amigável da Fundação. Falhas em seguir essa política resultará no desligamento com o comitê pela Fundação Wikimedia.

Adicionalmente, espera-se que membros permaneçam à disposição do movimento Wikimedia. Bloqueios e outras sanções impostas pela comunidade poderão resultar no desligamento com o comitê pela Fundação Wikimedia.

Formas de comunicação

Lista de discussão

Atualmente, o comitê se comunica principalmente através de uma lista de discussão privada.

A lista do comitê serve para discussões e coordenação entre os membros do comitê e do departamento de comunicações da Fundação Wikimedia.

Contacting the committee

The committee can be contacted via their private mailing list: comcom@wikimedia.org

Recursos

O comitê possui uma lista de discussão privada onde são discutidas a cobertura midiática e respostas. Outros recursos disponíveis no comitê incluem:

  • Recursos de comunicações gerais no Centro de Recursos de Comunicações;
  • As filas de imprensa e tradução no VRTS; e
  • O software de distribuição e arquivo de comunicados à imprensa em wikimedia.de.

Histórico

Historicamente, o comitê foi autorizado por uma resolução do Conselho Diretivo da Wikimedia em janeiro de 2006, e seus membros iniciais foram confirmados no mês seguinte. Muitas das comunicações da WMF eram parcial ou totalmente conduzidas pelo comitê. Em sua origem, o comitê organizava encontros no IRC; sua agenda encontra-se arquivada.

Em janeiro de 2009, o comitê tornou-se um comitê de funcionários, sendo a maioria dos trabalhos do comitê delegada ao que hoje é o departamento de comunicações da Fundação Wikimedia.

Em março de 2019, o departamento de comunicações introduziu um novo modelo para o comitê, retornando à forma tradicional. No tempo, a lista com mais de duzentas discussões foi remodelada e usada para criar o grupo de comunicações do movimento.

Até 2019, o comitê aconselha o departamento de comunicações e coordena esforços de comunicação no movimento, incluindo dentro da Fundação. O comitê se comunica principalmente através da lista de discussão ComCom.

Declaração original de escopo

A declaração original (mas não está mais em uso) de escopo e áreas de responsabilidade foi aprovada pelo Conselho numa resolução de maio de 2016.

  • Coordenar comunicações com a imprensa, incluindo comunicados a ela, entrevistas e inquéritos.
  • Auxiliar na comunicação entre a Fundação Wikimedia e as comunidades do projeto, particularmente porta-vozes dentro dos capítulos da Wikimedia.
  • Organizar e coordenar publicidades e divulgações.
  • Auxiliar e supervisionar comunicações com o público em geral.
  • Manter um guia de estilo.
  • Relatar as principais estatísticas da Wikimedia.

Subcomitês

Anteriormente, subcomitês de comunicações eram formados para tarefas e necessidades. Essa prática acabou em 2009 após o papel do comitê mudar de comitê de trabalho para comitê de funcionários, sendo a maior parte do comitê delegada ao departamento de comunicações.

Ver também