Diálogo dos Capítulos/Projeto

This page is a translated version of the page Chapters Dialogue/Project and the translation is 100% complete.
Diálogo dos Capítulos

Sobre o projeto

Nossa motivação

A Wikimedia é um movimento global: a Fundação Wikimedia executa projetos como a Wikipédia e distribui fundos do movimento entre Wikimedistas ao redor do mundo. As comunidades internacionais trabalham e lutam juntas para o Conhecimento Livre. Há uma enorme rede de organizações da Wikimedia, todas comprometidas com nossa missão comum: "Um mundo em que cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento" Juntos, todos nós estamos explorando um novo território. Estamos enfrentando desafios em nosso caminho de influenciar a sociedade e mudar o mundo.

Capítulos Wikimedia

Os Capítulos Wikimedia fazem parte deste movimento internacional de entusiastas do Conhecimento Livre. Eles são partes essenciais do nosso movimento, abrangendo uma ampla gama de tarefas e responsabilidades. Eles trabalham em estreita colaboração com as comunidades locais, cobrindo o apoio financeiro e logístico para projetos que promovam nossa missão conjunta, facilitam o intercâmbio de experiências, associa-se com parceiros de dentro e fora do movimento e lideram um monte de diferentes programas de apoio ao Conhecimento Livre. Enquanto todos os capítulos Wikimedia são parte de um movimento, cada capítulo tem seu conjunto único de metas, valores culturais e de conhecimento.

Os capítulos Wikimedia nacionais desempenham um papel importante no apoio a diversidade do movimento. As várias culturas, pontos de vista e experiências na divulgação, defesa e promoção de Conhecimento Livre são ativos importantes do movimento. Os Capítulos precisam desenvolver, organizar e colaborar com as partes interessadas a partir de dentro e de fora do movimento.

A falta de compreensão compartilhada

Dentro do movimento Wikimedia, há muita discussão - ou disputas - sobre os papéis, os relacionamentos, as responsabilidades e os desafios que as entidades estão enfrentando. Essas discussões são frequentemente realizadas a portas fechadas e não envolvem todas as partes afetadas, o que mais uma vez leva à incerteza e especulação. E, muitas vezes, parece que as decisões só lidam com os sintomas em vez de tratar a causa por trás da situação global.

Como o movimento constrói um entendimento compartilhado do que os capítulos querem fazer? Quais são os seus desejos, funções, objetivos e medos, quais as histórias que eles têm a dizer e quais os desafios que estão enfrentando? Que tipo de apoio eles precisam nos diferentes estágios de desenvolvimento e quem está em condições de oferecer esse apoio? E que tipo de colaboração e relacionamento seus acionistas - por exemplo, a Fundação Wikimedia, a Comissão de associações e do Comitê de Divulgação da Funds - precisam?

Começo

A Wikimedia Deutschland quis descobrir. Queríamos descobrir o que está por trás do onipresente termo "Capítulos". Sentimos que o movimento precisa de uma base sólida de conhecimentos sobre a qual se basearão os planos e as decisões futuras.

Na primavera de 2013, a Wikimedia Deutschland deu o pontapé inicial para uma avaliação estruturada das necessidades dos capítulos, bem como objetivos e histórias, combinadas em uma pesquisa dos interessados. Nós a chamamos “Diálogo dos Capítulos”, para enfatizar o caráter aberto e comunicativo da intenção.