Brazil Program/Reports/2012-2013/pt

O objetivo do Programa de catalisador foi para aumentar o acesso , editoria e conteúdo, bem como melhorar o mais recente dos projetos Wikimedia. Até agora , o movimento Wikimedia foi bastante focada em melhorar o nosso principal e mais acessados ​​do projeto, Wikipedia , que também é uma janela para as pessoas a conhecer a todos os outros projetos Wikimedia.

Tínhamos estabelecido relativamente metas ambiciosas para o primeiro ano . Nós tínhamos sido avisados ​​que poderiam ser difíceis de alcançar e para prever , considerando algumas metas estão além do controle da nossa ação direta. Nós , infelizmente, não alcançá-los em toda a sua extensão e alguns podem dizer que soava bastante óbvio quando eles foram estabelecidos pela primeira vez. No entanto, ele ainda soa útil ter números para visam , como referência para colocar os nossos esforços no cumprimento de nossos objetivos gerais .

O que fizemos foi conseguir um aumento no tráfego para a Wikipedia no Brasil, um país emergente que lê Wikipedia mais e mais. Nós também conseguiu se envolver professores e educadores na missão de compartilhar conhecimento em projetos Wikimedia. Nós também conseguimos criar a base para próximos desenvolvimentos e parcerias no Brasil , através de uma parceria local com a concessão Ação Educativa , a organização responsável pelo projeto e destinatário atual da subvenção. Também envolvido com a comunidade trazendo seus conhecimentos e experiência em nosso planejamento , e também incentivar parcerias e participação em eventos , juntamente com voluntários.

O objetivo deste breve relatório é trazer uma visão geral sobre algumas de nossas realizações, fracassos e desafios , a fim de criar share com a grande comunidade Wikimedia mundial o que fizemos , como temos vindo a desenvolver o programa de catalisador e como temos sido lidar com os nossos maiores desafios.

Como um ex- empreiteiro da Wikimedia Foundation , eu gostaria de agradecer a Wikipedia Português comunitário, ea comunidade Wikimedia brasileiro , por todo o apoio , ajuda, críticas, observando o comportamento e colaboração para a construção do nosso trabalho. Como bolsista actual , gostaria de agradecer à Fundação Wikimedia para a oportunidade de construir e continuar o desenvolvimento deste projeto, e também para a compreensão e apoio a um longo caminho como levamos para construí-lo completamente e, lentamente , construindo relações de confiança com nossos parceiros locais ea comunidade .

Oona Castro

Os nossos recursos de volta no passado e agoraEdit

Durante o primeiro semestre de 2012 , tivemos apenas uma pessoa trabalhando para o programa de educação e chefe do programa de catalisador foi contratado em março, fazendo uma equipe de duas pessoas. Durante o primeiro semestre de 2012 , foi realizado um processo de seleção e, no início de 2013 , tivemos mais um membro da equipe e um empreiteiro de curto prazo. Em julho de 2013, nós tivemos dois funcionários em tempo parcial e dois funcionários em tempo integral. Depois de se mudar o nosso programa em uma parceria de subvenção com Ação Educativa , em São Paulo, Brasil, uma vez parte membro da equipe foi adicionado em nosso time e que podemos contar com o apoio muito acolhedor de sua coordenação executiva , bem como profissionais de outras áreas , como administrativa , legal , comunicações, editorial. Recebemos uma doação de 500.000 dólares EUA para desenvolver nossa proposta , que foi construído ao longo de 2013 e revisado pela comunidade Wikimedia em setembro de 2013.

Desafios e oportunidadesEdit

De volta a 2012, os três primeiros meses foram dedicados para ações on- boarding e um para o planejamento do projeto , com a participação de voluntários. E os diagnósticos primários nos levou à conclusão de que a maioria das tentativas de trazer novos editores na Wikipedia Português enfrentou alguns desafios : a) uma relacionada com a compreensão das regras e políticas , re- que deve facilitar e melhorar as mensagens de boas-vindas e tutoriais , b) uma pequena e sobrecarregada comunidade para ajudar e melhorar novos artigos , em vez disso , é quase impossível assistir a todas as mudanças e a solução mais rápida muitas vezes é para excluí-los , caso eles não atendem alguns requisitos (e ainda , como vimos de 2013 fez com que 15 mil artigos sem fontes ); c) mais conhecimento sobre a forma de contribuir é exigido pelo novo usuário do que quando Wikipedia não foi um dos sites mais acessados ​​, o que pode desencorajar a ele / ela .

É completamente normal que, como os projetos de crescer em qualidade e quantidade de artigos , mais é exigido por qualquer usuário, mesmo os novos, com relação ao conhecimento sobre a forma de editar. Enquanto a Wikipedia enfrenta o desafio de gerir os novatos e todos os tipos de contribuições , dada a sua enorme exposição e reconhecimento, seus projetos Wikimedia irmã são extremamente acolhedor para novos contribuidores , mas enfrentam o desafio de não ter uma grande comunidade bastante ativa para trazer novas pessoas interessadas em colaborar. Queremos enfrentar desafios em ambos os sentidos no Brasil : para ampliar essas pequenas comunidades e sensibilizar para todos os projetos da Wikimedia e apoiar a comunidade da Wikipedia ( que muitas vezes é também a porta de entrada para o movimento ) para a construção de melhores condições para a colaboração da comunidade existente, bem como para trazer novos editores e conteúdo para o projeto.

Como o acesso da população brasileira à internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos , atingindo hoje quase 50% de penetração [1], dos quais quase 70% têm acesso diário a ele [2], vemos que temos uma oportunidade de crescimento . Estamos dispostos a trazer mais diversidade para o movimento global Wikimedia e mais conteúdo no idioma Português . O sul global ainda está sub- representado na comunidade global Wikimedia. Apesar de o Brasil já representar cerca de 4% da população mundial internet, só é responsável ​​por cerca de 2,9% de visualizações de página da Wikimedia e 2,2% de edições de páginas.

Histórico, desafios e conquistasEdit

O Programa Brasil Catalisador todo o seu primeiro ano e meio criou uma equipe, um plano e construiu uma relação orgânica com a comunidade , apoiando a linha Wikipedia Comunidade de várias maneiras , pilotando um Programa de Educação e compartilhar aprendizados com isso , a construção de uma estratégia para melhorar o processo de tomada de decisão por meio de análise de dados , apoiando a melhoria dos canais de comunicação , sensibilização sobre projetos da Wikimedia e desenvolver uma melhor compreensão dos principais desafios.

No entanto, há muito a ser feito, e muito a ser melhorado. Precisávamos mudar nossa abordagem e metodologia para a implementação dos programas do catalisador após as metas estreitamento do foco foram estabelecidas , e isso significava adiar muitas atividades. A contratação , planejamento e parcerias com organizações também levou muito mais tempo do que imaginávamos que seria necessário (durante 2012, apenas dois na equipe foram , estabelecendo as bases para permitir kickoff real do programa e pilotar o programa de educação . Agora temos tudo pronto : uma parceria concessão locais permanente com Ação Educativa e uma equipe de 5 pessoas (sendo o tempo em 3 partes e 2 em tempo integral ) .

Em março de 2012, a quantidade de artigos na Wikipedia Português foi de cerca de 715.000 artigos. Temos agora mais de 812,000 artigos. Em comparação com outras wikipedias ( como os espanhóis ou da Polónia) , esse crescimento pode parecer relativamente baixo. No entanto, devemos destacar que não havia utilização relevante de bots para a criação de artigos durante este tempo, e, pelo contrário , houve a ação humana para eliminar artigos que não tinham fontes para um tempo e ainda foram publicados. Juntamente com isso, devemos também destacar voluntários esforços para adicionar fontes em artigos , por meio de [[: pt : Wikipedia : Projetos / Manutenção / referencias | o projeto de referência ] ] . Apesar desses esforços, 2013 ainda registra as maiores taxas de artigos sem fontes. Com apenas cerca de 40 administradores e 1500 editores ativos , a comunidade Wikipedia Português coloca em um conflito entre a melhoria da qualidade e aumento do conteúdo e editoria . O caminho que temos vindo a abordar esta é oferecer apoio à melhoria de filtros , em parceria com voluntários esforços, mas por outro lado, o desenvolvimento de parcerias com pessoas e instituições comprometidas com a partilha de conhecimentos , bem como para promover projetos Wikimedia em redes sociais , a mídia e as instituições educacionais e culturais.

Como dito acima, uma das nossas conquistas foi o aumento no acesso à Wikipedia no Brasil. Embora estejamos conscientes Alexa não são as métricas mais confiáveis ​​para o acesso , esta é uma posição normal feito que nos permite comparação consistente. De acordo com o site, em 2011, a Wikipedia foi o 15 º site mais popular no Brasil. Em 2013, tornou-se o 10º, subindo para 12 ª posição e 11 ao longo de 2012 [3] [4] [5] [6] .

Este é um bom motivo para comemorar, porque isso significa que mais pessoas estão usando Wikipedia de acesso ao conhecimento produzido e compartilhado pela Wikipédia. E isso também reflete o aumento da penetração da internet no Brasil [7] . No entanto, ainda de acordo com a Alexa, a Wikipédia é mais acessado por pessoas de pós-graduação do que por aqueles com nenhuma faculdade ou alguma faculdade, em comparação com a penetração da Internet em geral. Além disso, a Wikipedia Português é responsável por 2,02 % do acesso geral à wikipedia.org, na 8ª posição, em comparação com outras línguas. Ainda de acordo com estatísticas da Wikimedia, o Brasil é responsável por 2,4 % de participação mundial no acesso à Wikipedia, na 10ª posição (ou 2,9 % no terceiro trimestre de 2013, na 8ª posição) [8] . Em nosso país, 82,8% dos nossos leitores está na Wikipedia Português [9] (ou 86,3 % , no terceiro trimestre de 2013 ) [10] .

Isto significa que nós podemos comemorar o aumento do acesso à Wikipedia no Brasil, e devemos continuar a promovê-lo como uma fonte de conhecimento neste país que cresce tanto. No entanto, também ainda enfrentamos uma série de desafios: aumentar o acesso à Wikipedia em Português, ampliar a participação e criar mais e melhores conteúdos.

A pesquisa com leitores realizado em 2011 mostra que os leitores no Brasil leia mais em outras línguas do que a média dos leitores da Wikipédia. Isso não é uma coisa ruim em si, mas devemos estar conscientes de que, se os brasileiros estão satisfeitos com o conteúdo que eles encontram na Wikipédia em Português, eles podem olhar menos para o conteúdo em outras línguas. O segundo é aumentar a participação .

Enquanto leitores tem comparativamente mostraram um aumento significativo, a edição não tem. A Wikipedia Português mostra uma "instabilidade estável" - durante anos , temos visto nenhum crescimento constante e consistente na participação no Wikipedia Português, nem qualquer redução constante e consistente.

Em 2012, a curva de diminuição do crescimento mudou a tendência de 2011, mostrando espaço para crescimento. Em 2013, nos meses de março, abril e maio, finalmente vimos o crescimento nos números em relação a novos editores e editores [11] . Em junho, porém, uma baixa diminuição ocorreu nos números sobre novos editores ( 504-502 ) e uma redução mais significativa ocorreu no que diz respeito aos editores ativos (1598-1515) . Em outubro , a queda foi muito preocupante. É muito difícil chegar a conclusões definitivas sobre as razões para esses altos e baixos constantes .

Cobertura da mídia grande no primeiro semestre de 2012 mostrou o poder da mídia desempenha para trazer pessoas interessadas em Wikipedia (naquele tempo , temos recebido um monte de mensagens sobre a forma de contribuir para a Wikipedia) , mas mantendo ainda é um desafio . A mesma pesquisa leitores mencionado acima afirma que os melhores tutoriais para editores primeira vez poderia ajudar os brasileiros a editar mais . No entanto , o principal motivo apontado para a pouca contribuição ainda é algo além da nossa capacidade direta de influência : é " a insegurança ea falta de qualificações para ser um editor " das pessoas, bem como o fato de que " eles querem saber os seus esforços irão beneficiar o seu Wikipedia coortes ". Outro obstáculo em que é que a " abundância de informações sobre o site parece submergir " leitores. A pesquisa também aponta que a Wikipedia é usado principalmente por motivos pessoais.

Diante desse cenário , juntamente com o uso duro brasileiros fazem das redes sociais , não é difícil entender por que os brasileiros passavam horas de geração , compartilhamento e conteúdo da leitura em outras redes sociais e não na Wikipédia. É bem conhecido o conteúdo do Wikipedia requer muito mais tempo , a pesquisa ea confiança sobre a produção de conteúdo do que a partilha informal de conteúdo informal e mensagens pessoais. Ela exige ter o conhecimento sobre como fonte de informação , que não é muito pensado em ensino médio no sistema de ensino brasileiro. Professores envolvidos no Programa de Educação Wikimedia relatam que é ainda um desafio para ensinar como escrever artigos neutros e referenciados para estudantes universitários.

Apesar de não ter alcançado todos os nossos objetivos , tais como provocar impacto na retenção de novos editores do Wikipedia Português , ficamos felizes em saber que as edições ao longo do ano , bem como a média de conteúdo adicionado por edição aumentaram em 2013.

Provavelmente todo mundo que já trabalhou para promover projetos Wikimedia sabe o quão difícil pode ser a de estabelecer relações diretas entre as ações e os impactos nos projetos. Por exemplo , podemos medir o quanto os estudantes de conteúdo no programa de educação adicionado em nosso projeto (que é, obviamente, muito pouco se comparado com as edições gerais por qualquer pessoa, todos os dias) , mas não podemos responder por que houve um grande aumento na participação em maio e uma queda em junho.

As atividades de proximidade , o que temos feito muito no primeiro ano e meio, é algo que tem sido amplamente discutido sobre como as atividades que criam muito pouco impacto global sobre os projetos. No entanto, surpreendentemente , a sensibilização sobre como projetos Wikimedia trabalhar ainda parecem fazer muito sentido no Brasil. Não raro encontramos muito poucas pessoas sabem que qualquer um pode colaborar com a Wikipédia. Portanto, embora as atividades de extensão são conhecidos por produzir pouco impacto direto no curto prazo , algumas oportunidades e metas parecem ser a chave para trazer novos contribuintes - e não indivíduos particularmente , mas as instituições públicas , grandes grupos de pessoas que , quando decidiu ajudar Wikimedia crescer , pode nos ajudar a criar ações e projetos eficazes para fortalecer os projetos. Trabalhando para fomentar a colaboração em projetos da Wikimedia não é uma ciência , então , mas ainda pode trazer conhecimento teórico e empírico , especialmente para nos apoiar no futuro de nossas atividades.

Mesmo considerando uma série de desafios em 2013 vimos uma recuperação (se instável) na Wikipedia Português, no primeiro semestre , seguida por outra queda no segundo semestre [12] . 2011 foi um ano em que a variação anual sobre novos editores tinha sido negativo em todos os meses . Em 2012, o mesmo indicador foi positivo em dois meses: maio ( apenas depois de muita cobertura da mídia no Brasil Catalisador Project) e setembro, ea queda em muitos outros meses foi menor do que em 2011 . Em 2013 , temos experiência de crescimento em três meses : março (10,79 % , abril ( 4,48 %) e maio ( 15,81 %) , e quedas mais baixas consideráveis ​​nos outros meses até agora (sendo -0,66 % o mínima e -6,44 % no máximo) [13]. É difícil, porém, atribuir essas estatísticas gerais ao nosso trabalho. Enquanto não há muito pouca evidência de relações de causa-efeito para sustentar que nossas ações provocaram mudanças diretamente nessas tendências, não é também 100% descartável ​​a hipótese de que colaborou com esses resultados de alguma forma. O que nós queremos e precisamos fazer mais, a partir de agora, é acompanhar cada resultado de nossas ações, a fim de melhor relatório sobre o que foi, possivelmente, ajudar o crescimento.


Programa de EducaçãoEdit

Durante o ano de 2012, temos pilotou o Programa de Educação em duas fases : a primeira, começou com um único contratante , em dezembro de 2011 , envolvendo cinco professores de algumas das mais renomadas universidades do Brasil para desenvolver as atribuições de classe para os artigos da Wikipédia .

Este primeiro piloto serviu-nos com muitos aprendizados : percebemos que o menos familiar que o professor estava com Wikipedia , o mais difícil era obter artigos migrado para o domínio principal. Além disso, apesar dos esforços de alguns embaixadores de campus , os cursos em São Paulo não alcançar os resultados que esperávamos . Um dos cursos do Rio também foi cancelada pelo professor , porque ela não encontrou o sábio para expor alunos do primeiro ano para a tarefa de criar novos artigos ou significativamente melhorá-los. Em vez disso, ela correu um piloto com um curso de extensão (a menor, mas voluntária e focado em curso Wikimedia ) .

Uma de nossas impressões sobre o primeiro piloto era que os professores não têm uma idéia realista de quanto os esforços que fazem atribuições de classe para Wikipedia exigiria (e , na verdade, nem nós fizemos até a nossa primeira experiência ) , e também eles não estavam comprometidos com o mesmo metas e métricas que esperávamos como resultado do programa . A outra conclusão foi que não devemos definir previamente quais as universidades que devemos focar a . Em vez disso , devemos levantar informações sobre os planos feitos pelos professores, a estrutura disponível ea existência de embaixadores para apoiá-los , para tomar a decisão sobre onde devemos concentrar a nossa atenção . Além disso , nós também percebemos que não deve restringir o programa para professores de nossos círculos conhecimento prévio .

 
Workshop for professors selected in the open call in the Brazilian Wikipedia Education Program

Tendo tudo isso em mente , decidimos lançar uma chamada para professores brasileiros. Gostaríamos de selecionar 15 propostas para apoiar os durante o segundo semestre. Recebemos 36 propostas, das quais foram selecionados 16. No entanto, muitos deles foram afetados pela greve nacional liderado por universidades federais . Somente os privados e estatais poderiam realmente desenvolver o projeto ao longo do segundo semestre de 2012. Isso também tem impactado nossos planejamentos para o treinamento (originalmente um em São Paulo e uma no Rio) e tivemos que adaptar as sessões de treinamento para uma diversidade de calendários , organizando 4 sessões de formação: em São Paulo, Rio, Paraná and Espírito Santo.

Por causa da greve de professores , durante o primeiro semestre de 2013 , muitos cursos selecionados foram ainda em curso , os alunos foram desenvolvendo artigos e professores revisá-los . Alguns professores deram continuidade a esse trabalho, mas decidimos melhorar nossa estrutura de apoio antes de abrir um novo concurso público .

Os WikiProjects BotEdit

Nós colocamos nossos esforços na melhoria de materiais de impressão on-line e, assim como para executar um piloto com profissionais do sistema de saúde brasileiro , a fim de melhorar artigos em suas respectivas áreas - para isso, investimos no desenvolvimento de um [ [w: pt : Wikipédia : Robôs / Pedidos_de_aprovação / Wikiprojetosbot | bot ]] , semelhante ao bot Casa de Chá , que irá convidar pessoas editando artigos relacionados com a saúde para participar do projeto Wikimedicine . Depois de uma fase de desenvolvimento longo e muitos testes , o bot tem uma bandeira e será executado neste semestre . O meetup nacional dos departamentos alvo do sistema de saúde o Brasil também foi adiada para este semestre , por isso vamos participar disso, apresentar o projeto e enviar mais de um e-mail com instruções e tutoriais para os participantes .

O presente / futuro do programaEdit

Temos vindo a trabalhar em fornecer o material e incentivar os professores a desenvolver atividades durante o período de curso withing projetos Wikimedia . Enquanto nos concentramos no primeiro ano e meio em artigos da Wikipedia , agora estamos mais abertos a diferentes abordagens , desde que eles se envolvem mais pessoas nos projetos e / ou trazer conteúdo novo e bom. O desafio aqui é ser didática , simples e atraente. Mas, através de exemplos do que pode ser feito , acreditamos que vai envolver mais professores universitários e professores do ensino médio para o mundo Wikimedia, e produzir resultados a médio e longo prazos.

Para saber mais sobre o programaEdit

Fique a saber mais sobre o 34 cursos para que nós fornecemos apoio e aprendizados. Entre os nossos resultados, concluímos que, apesar de alguns embaixadores foram extremamente importantes no programa brasileiro, o envolvimento dos próprios professores é a chave para o sucesso do programa. Em geral, os professores que foram mais diretamente envolvidos em linha obteve melhores resultados do que os que se baseavam principalmente em embaixadores para começar o programa desenvolvido.

Localização e criação original de tutoriaisEdit

Nós reconstruímos a página principal programa de educação, a fim de cumprir os nossos objetivos atuais do programa: torná-lo mais e mais independente de nós , criando uma rede em que os professores ajudam uns aos outros e à comunidade membros e os professores podem coordenar o trabalho que pretendem fazer juntos. Nós também localizada a extensão do programa de educação , ainda estamos sendo conservadores sobre isso desde que ouvimos que haverá uma remodelação geral do que isso.

 
Encontro das Faculdades Integradas Rio Branco sobre a localização de tutoriais em Português

A equipe brasileira foi localizar e criação de materiais de impressão on-line e de forma a permitir a sustentabilidade e crescimento de o projeto, que até agora tem sido muito dependente de nossos consultores. Envolvemos os alunos do Curso de Design of Faculdades Integradas Rio Branco para localizar tutoriais em Português .

Também apoiamos a comunidade na criação de Tutorial, sugerindo, oferecendo a tradução e ajudar na localização. Após o pontapé inicial, a comunidade acabou fazendo quase todo o trabalho e agora estamos finalizando e sugerindo localização e mudanças.

Também produziu, em parceria com a Universidade Gama Filho , uma série de vídeos para ensinar seus alunos de ensino à distância sobre os projetos da Wikimedia , bem como a forma de editar a Wikipedia e exercer a Wikimedia Education Programa . Temos convidou a comunidade a participar e os resultados podem ser verificados em Commons:Category:Vídeos_para_curso_de_tradução_da_Universidade_Gama_Filho.

A análise dos dadosEdit

As atividades de envolvimento da comunidade são realizadas através de um conjunto de abordagens: análise de dados : o apoio da comunidade na melhor compreensão e avaliação do desenvolvimento dos projetos da Wikimedia , especialmente Wikipedia , fornecendo dados para análises.

Estamos também a apoiar a comunidade na construção de uma página de referência para a Wikipedia em Português [ http://tools.wmflabs.org/ptwikis WMF ToolLabs ].

Verifique alguns dos produtos :

  • [ Https://toolserver.org/ ~ jonas_agx / Timeline tempo relativo estatísticas gerais e eventos / alterações na Wikipedia ] : Este cronograma foi criado a partir de uma lista construída por membros da comunidade sobre os principais eventos ao longo da história da Wikipedia . A idéia é permitir a edição fácil da comunidade para ajudar a qualquer um entender se (e em que medida ) mudanças nas regras, mudanças na comunidade , mudanças de tecnologia impactou o crescimento da Wikipédia. Foi recentemente adicionou o recurso de atualização automática através da adição de eventos no Wikipedia página .
  • Planejamento para análises e experiências : : Convidamos a comunidade para escrever colaboratively as análises e agenda experimentos. Este documento deve agora ser revisto para combinar este termos do projeto de parceria.
  • Pesquisa sobre reverte , vandalismo e os efeitos da captcha ( fase 1] ] e [ [: pt : Usuario: HAndrade_ (WMF) / Pesquisa_Vandalismo / Segunda_Fase | fase 2 ) : Durante a remoção controverso do modo de emergência de captcha em Wikipedia Português , desenvolvemos uma pesquisa sobre reverte e vadalism , ajudando a comunidade a tomar decisões baseadas em dados relativos a luta vadalism . Ele fez a comunidade repensar suas preocupações sobre o crescimento e trabalho administrativo , e levou a uma força-tarefa de melhoria Filtro abuso .
  • Geolocated edições  : criamos uma página que mostra os países partes de edições na Wikipédia Português .
  • Pt : Wikipédia : Ptwikis  : Estamos ajudando comunidade para aprender como acessar os dados wikipedia utilizando os bancos de dados de ferramentas e laboratórios estão criando ferramentas de monitoramento neste ambiente de desenvolvimento compartilhado . As ferramentas disponíveis no ptwiki pode ser encontrada [ http://tools.wmflabs.org/ptwikis/ aqui ] .
  • edições móveis contar: criamos em um ambiente de comunidade compartilhada em laboratórios de ferramentas um gráfico que mostra as edições feitas usando a interface móvel, usuários registrados e anônimos . Esta interface está pronto para mostrar os dados de todos os Wikipedia , mas as lendas ainda precisa ser internacionalizada.
  • estatísticas mensais: de uma atualização regular muito básica e manual de nossas estatísticas mensais, evoluímos para a página referida, fazendo gráficos que mostram as tendências e comparações do principal estatísticas sobre Wikipedia.
  • Estatísticas anuais: Com base nos dados de estatísticas mensais, estamos analisando variação anual das principais estatísticas sobre Wikipedia Português .
 
Hackathon: building data analyses community and improving filters for the Portuguese Wikipedia
  • Avaliação do Programa de Educação: começamos um piloto para medir o comportamento alunos durante os cursos oferecidos no contexto do Programa de Educação Wikipedia. Esperamos ter esses dados gerada automaticamente com os mediawiki WEP implantados na Wikipedia Português .
  • Tradução de conteúdo técnico: uma grande quantidade de documentação do MediaWiki não está traduzido para o Português . Temos vindo a traduzir um pouco dessa página para permitir que pessoas que não falam Inglês membros da comunidade de ter acesso a essas informações.

Análise de dados construídos pela comunidade: apoiar a comunidade no desenvolvimento de habilidades para criar e analisar dados de forma independente : um portal centralizando o acesso a uma variedade de dados (ambos cru e recolhidas / organizado ) e how-tos foi criado ( que ainda vai ser editado , mas o lançamento da versão 1.0 está quase pronto ) . Além disso, o portal sobre a análise de dados criado em Meta foi traduzida para o Português, tornando-o disponível para pesquisadores e voluntários ansiosos para trabalhar na análise de dados brasileiros.

Comunitário de ApoioEdit

 
Education Program present at the International Free Software Forum at Porto Alegre, Brasil

Nossos relatóriosEdit

Os relatórios semanais ( em Português)Edit


Relatórios Mensais === ===

As reuniões da equipe === ===

ReferênciasEdit