Brazil Program/Reports/2012-2013/pt

O objetivo do Programa de catalisador foi para aumentar o acesso , editoria e conteúdo, bem como melhorar o mais recente dos projetos Wikimedia. Até agora , o movimento Wikimedia foi bastante focada em melhorar o nosso principal e mais acessados do projeto, Wikipedia , que também é uma janela para as pessoas a conhecer a todos os outros projetos Wikimedia.

Tínhamos estabelecido relativamente metas ambiciosas para o primeiro ano . Nós tínhamos sido avisados que poderiam ser difíceis de alcançar e para prever , considerando algumas metas estão além do controle da nossa ação direta. Nós , infelizmente, não alcançá-los em toda a sua extensão e alguns podem dizer que soava bastante óbvio quando eles foram estabelecidos pela primeira vez. No entanto, ele ainda soa útil ter números para visam , como referência para colocar os nossos esforços no cumprimento de nossos objetivos gerais .

O que fizemos foi conseguir um aumento no tráfego para a Wikipedia no Brasil, um país emergente que lê Wikipedia mais e mais. Nós também conseguiu se envolver professores e educadores na missão de compartilhar conhecimento em projetos Wikimedia. Nós também conseguimos criar a base para próximos desenvolvimentos e parcerias no Brasil , através de uma parceria local com a concessão Ação Educativa , a organização responsável pelo projeto e destinatário atual da subvenção. Também envolvido com a comunidade trazendo seus conhecimentos e experiência em nosso planejamento , e também incentivar parcerias e participação em eventos , juntamente com voluntários.

O objetivo deste breve relatório é trazer uma visão geral sobre algumas de nossas realizações, fracassos e desafios , a fim de criar share com a grande comunidade Wikimedia mundial o que fizemos , como temos vindo a desenvolver o programa de catalisador e como temos sido lidar com os nossos maiores desafios.

Como um ex- empreiteiro da Wikimedia Foundation , eu gostaria de agradecer a Wikipedia Português comunitário, ea comunidade Wikimedia brasileiro , por todo o apoio , ajuda, críticas, observando o comportamento e colaboração para a construção do nosso trabalho. Como bolsista actual , gostaria de agradecer à Fundação Wikimedia para a oportunidade de construir e continuar o desenvolvimento deste projeto, e também para a compreensão e apoio a um longo caminho como levamos para construí-lo completamente e, lentamente , construindo relações de confiança com nossos parceiros locais ea comunidade .

Oona Castro

Os nossos recursos de volta no passado e agora edit

Durante o primeiro semestre de 2012 , tivemos apenas uma pessoa trabalhando para o programa de educação e chefe do programa de catalisador foi contratado em março, fazendo uma equipe de duas pessoas. Durante o primeiro semestre de 2012 , foi realizado um processo de seleção e, no início de 2013 , tivemos mais um membro da equipe e um empreiteiro de curto prazo. Em julho de 2013, nós tivemos dois funcionários em tempo parcial e dois funcionários em tempo integral. Depois de se mudar o nosso programa em uma parceria de subvenção com Ação Educativa , em São Paulo, Brasil, uma vez parte membro da equipe foi adicionado em nosso time e que podemos contar com o apoio muito acolhedor de sua coordenação executiva , bem como profissionais de outras áreas , como administrativa , legal , comunicações, editorial. Recebemos uma doação de 500.000 dólares EUA para desenvolver nossa proposta , que foi construído ao longo de 2013 e revisado pela comunidade Wikimedia em setembro de 2013.

Desafios e oportunidades edit

De volta a 2012, os três primeiros meses foram dedicados para ações on- boarding e um para o planejamento do projeto , com a participação de voluntários. E os diagnósticos primários nos levou à conclusão de que a maioria das tentativas de trazer novos editores na Wikipedia Português enfrentou alguns desafios : a) uma relacionada com a compreensão das regras e políticas , re- que deve facilitar e melhorar as mensagens de boas-vindas e tutoriais , b) uma pequena e sobrecarregada comunidade para ajudar e melhorar novos artigos , em vez disso , é quase impossível assistir a todas as mudanças e a solução mais rápida muitas vezes é para excluí-los , caso eles não atendem alguns requisitos (e ainda , como vimos de 2013 fez com que 15 mil artigos sem fontes ); c) mais conhecimento sobre a forma de contribuir é exigido pelo novo usuário do que quando Wikipedia não foi um dos sites mais acessados , o que pode desencorajar a ele / ela .

É completamente normal que, como os projetos de crescer em qualidade e quantidade de artigos , mais é exigido por qualquer usuário, mesmo os novos, com relação ao conhecimento sobre a forma de editar. Enquanto a Wikipedia enfrenta o desafio de gerir os novatos e todos os tipos de contribuições , dada a sua enorme exposição e reconhecimento, seus projetos Wikimedia irmã são extremamente acolhedor para novos contribuidores , mas enfrentam o desafio de não ter uma grande comunidade bastante ativa para trazer novas pessoas interessadas em colaborar. Queremos enfrentar desafios em ambos os sentidos no Brasil : para ampliar essas pequenas comunidades e sensibilizar para todos os projetos da Wikimedia e apoiar a comunidade da Wikipedia ( que muitas vezes é também a porta de entrada para o movimento ) para a construção de melhores condições para a colaboração da comunidade existente, bem como para trazer novos editores e conteúdo para o projeto.

Como o acesso da população brasileira à internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos , atingindo hoje quase 50% de penetração [1], dos quais quase 70% têm acesso diário a ele [2], vemos que temos uma oportunidade de crescimento . Estamos dispostos a trazer mais diversidade para o movimento global Wikimedia e mais conteúdo no idioma Português . O sul global ainda está sub- representado na comunidade global Wikimedia. Apesar de o Brasil já representar cerca de 4% da população mundial internet, só é responsável por cerca de 2,9% de visualizações de página da Wikimedia e 2,2% de edições de páginas.

Histórico, desafios e conquistas edit

O Programa Brasil Catalisador todo o seu primeiro ano e meio criou uma equipe, um plano e construiu uma relação orgânica com a comunidade , apoiando a linha Wikipedia Comunidade de várias maneiras , pilotando um Programa de Educação e compartilhar aprendizados com isso , a construção de uma estratégia para melhorar o processo de tomada de decisão por meio de análise de dados , apoiando a melhoria dos canais de comunicação , sensibilização sobre projetos da Wikimedia e desenvolver uma melhor compreensão dos principais desafios.

No entanto, há muito a ser feito, e muito a ser melhorado. Precisávamos mudar nossa abordagem e metodologia para a implementação dos programas do catalisador após as metas estreitamento do foco foram estabelecidas , e isso significava adiar muitas atividades. A contratação , planejamento e parcerias com organizações também levou muito mais tempo do que imaginávamos que seria necessário (durante 2012, apenas dois na equipe foram , estabelecendo as bases para permitir kickoff real do programa e pilotar o programa de educação . Agora temos tudo pronto : uma parceria concessão locais permanente com Ação Educativa e uma equipe de 5 pessoas (sendo o tempo em 3 partes e 2 em tempo integral ) .

Em março de 2012, a quantidade de artigos na Wikipedia Português foi de cerca de 715.000 artigos. Temos agora mais de 812,000 artigos. Em comparação com outras wikipedias ( como os espanhóis ou da Polónia) , esse crescimento pode parecer relativamente baixo. No entanto, devemos destacar que não havia utilização relevante de bots para a criação de artigos durante este tempo, e, pelo contrário , houve a ação humana para eliminar artigos que não tinham fontes para um tempo e ainda foram publicados. Juntamente com isso, devemos também destacar voluntários esforços para adicionar fontes em artigos , por meio de [[: pt : Wikipedia : Projetos / Manutenção / referencias | o projeto de referência ] ] . Apesar desses esforços, 2013 ainda registra as maiores taxas de artigos sem fontes. Com apenas cerca de 40 administradores e 1500 editores ativos , a comunidade Wikipedia Português coloca em um conflito entre a melhoria da qualidade e aumento do conteúdo e editoria . O caminho que temos vindo a abordar esta é oferecer apoio à melhoria de filtros , em parceria com voluntários esforços, mas por outro lado, o desenvolvimento de parcerias com pessoas e instituições comprometidas com a partilha de conhecimentos , bem como para promover projetos Wikimedia em redes sociais , a mídia e as instituições educacionais e culturais.

Como dito acima, uma das nossas conquistas foi o aumento no acesso à Wikipedia no Brasil. Embora estejamos conscientes Alexa não são as métricas mais confiáveis para o acesso , esta é uma posição normal feito que nos permite comparação consistente. De acordo com o site, em 2011, a Wikipedia foi o 15 º site mais popular no Brasil. Em 2013, tornou-se o 10º, subindo para 12 ª posição e 11 ao longo de 2012 [3] [4] [5] [6] .

Este é um bom motivo para comemorar, porque isso significa que mais pessoas estão usando Wikipedia de acesso ao conhecimento produzido e compartilhado pela Wikipédia. E isso também reflete o aumento da penetração da internet no Brasil [7] . No entanto, ainda de acordo com a Alexa, a Wikipédia é mais acessado por pessoas de pós-graduação do que por aqueles com nenhuma faculdade ou alguma faculdade, em comparação com a penetração da Internet em geral. Além disso, a Wikipedia Português é responsável por 2,02 % do acesso geral à wikipedia.org, na 8ª posição, em comparação com outras línguas. Ainda de acordo com estatísticas da Wikimedia, o Brasil é responsável por 2,4 % de participação mundial no acesso à Wikipedia, na 10ª posição (ou 2,9 % no terceiro trimestre de 2013, na 8ª posição) [8] . Em nosso país, 82,8% dos nossos leitores está na Wikipedia Português [9] (ou 86,3 % , no terceiro trimestre de 2013 ) [10] .

Isto significa que nós podemos comemorar o aumento do acesso à Wikipedia no Brasil, e devemos continuar a promovê-lo como uma fonte de conhecimento neste país que cresce tanto. No entanto, também ainda enfrentamos uma série de desafios: aumentar o acesso à Wikipedia em Português, ampliar a participação e criar mais e melhores conteúdos.

A pesquisa com leitores realizado em 2011 mostra que os leitores no Brasil leia mais em outras línguas do que a média dos leitores da Wikipédia. Isso não é uma coisa ruim em si, mas devemos estar conscientes de que, se os brasileiros estão satisfeitos com o conteúdo que eles encontram na Wikipédia em Português, eles podem olhar menos para o conteúdo em outras línguas. O segundo é aumentar a participação .

Enquanto leitores tem comparativamente mostraram um aumento significativo, a edição não tem. A Wikipedia Português mostra uma "instabilidade estável" - durante anos , temos visto nenhum crescimento constante e consistente na participação no Wikipedia Português, nem qualquer redução constante e consistente.

Em 2012, a curva de diminuição do crescimento mudou a tendência de 2011, mostrando espaço para crescimento. Em 2013, nos meses de março, abril e maio, finalmente vimos o crescimento nos números em relação a novos editores e editores [11] . Em junho, porém, uma baixa diminuição ocorreu nos números sobre novos editores ( 504-502 ) e uma redução mais significativa ocorreu no que diz respeito aos editores ativos (1598-1515) . Em outubro , a queda foi muito preocupante. É muito difícil chegar a conclusões definitivas sobre as razões para esses altos e baixos constantes .

Cobertura da mídia grande no primeiro semestre de 2012 mostrou o poder da mídia desempenha para trazer pessoas interessadas em Wikipedia (naquele tempo , temos recebido um monte de mensagens sobre a forma de contribuir para a Wikipedia) , mas mantendo ainda é um desafio . A mesma pesquisa leitores mencionado acima afirma que os melhores tutoriais para editores primeira vez poderia ajudar os brasileiros a editar mais . No entanto , o principal motivo apontado para a pouca contribuição ainda é algo além da nossa capacidade direta de influência : é " a insegurança ea falta de qualificações para ser um editor " das pessoas, bem como o fato de que " eles querem saber os seus esforços irão beneficiar o seu Wikipedia coortes ". Outro obstáculo em que é que a " abundância de informações sobre o site parece submergir " leitores. A pesquisa também aponta que a Wikipedia é usado principalmente por motivos pessoais.

Diante desse cenário , juntamente com o uso duro brasileiros fazem das redes sociais , não é difícil entender por que os brasileiros passavam horas de geração , compartilhamento e conteúdo da leitura em outras redes sociais e não na Wikipédia. É bem conhecido o conteúdo do Wikipedia requer muito mais tempo , a pesquisa ea confiança sobre a produção de conteúdo do que a partilha informal de conteúdo informal e mensagens pessoais. Ela exige ter o conhecimento sobre como fonte de informação , que não é muito pensado em ensino médio no sistema de ensino brasileiro. Professores envolvidos no Programa de Educação Wikimedia relatam que é ainda um desafio para ensinar como escrever artigos neutros e referenciados para estudantes universitários.

Apesar de não ter alcançado todos os nossos objetivos , tais como provocar impacto na retenção de novos editores do Wikipedia Português , ficamos felizes em saber que as edições ao longo do ano , bem como a média de conteúdo adicionado por edição aumentaram em 2013.

Provavelmente todo mundo que já trabalhou para promover projetos Wikimedia sabe o quão difícil pode ser a de estabelecer relações diretas entre as ações e os impactos nos projetos. Por exemplo , podemos medir o quanto os estudantes de conteúdo no programa de educação adicionado em nosso projeto (que é, obviamente, muito pouco se comparado com as edições gerais por qualquer pessoa, todos os dias) , mas não podemos responder por que houve um grande aumento na participação em maio e uma queda em junho.

As atividades de proximidade , o que temos feito muito no primeiro ano e meio, é algo que tem sido amplamente discutido sobre como as atividades que criam muito pouco impacto global sobre os projetos. No entanto, surpreendentemente , a sensibilização sobre como projetos Wikimedia trabalhar ainda parecem fazer muito sentido no Brasil. Não raro encontramos muito poucas pessoas sabem que qualquer um pode colaborar com a Wikipédia. Portanto, embora as atividades de extensão são conhecidos por produzir pouco impacto direto no curto prazo , algumas oportunidades e metas parecem ser a chave para trazer novos contribuintes - e não indivíduos particularmente , mas as instituições públicas , grandes grupos de pessoas que , quando decidiu ajudar Wikimedia crescer , pode nos ajudar a criar ações e projetos eficazes para fortalecer os projetos. Trabalhando para fomentar a colaboração em projetos da Wikimedia não é uma ciência , então , mas ainda pode trazer conhecimento teórico e empírico , especialmente para nos apoiar no futuro de nossas atividades.

Mesmo considerando uma série de desafios em 2013 vimos uma recuperação (se instável) na Wikipedia Português, no primeiro semestre , seguida por outra queda no segundo semestre [12] . 2011 foi um ano em que a variação anual sobre novos editores tinha sido negativo em todos os meses . Em 2012, o mesmo indicador foi positivo em dois meses: maio ( apenas depois de muita cobertura da mídia no Brasil Catalisador Project) e setembro, ea queda em muitos outros meses foi menor do que em 2011 . Em 2013 , temos experiência de crescimento em três meses : março (10,79 % , abril ( 4,48 %) e maio ( 15,81 %) , e quedas mais baixas consideráveis nos outros meses até agora (sendo -0,66 % o mínima e -6,44 % no máximo) [13]. É difícil, porém, atribuir essas estatísticas gerais ao nosso trabalho. Enquanto não há muito pouca evidência de relações de causa-efeito para sustentar que nossas ações provocaram mudanças diretamente nessas tendências, não é também 100% descartável a hipótese de que colaborou com esses resultados de alguma forma. O que nós queremos e precisamos fazer mais, a partir de agora, é acompanhar cada resultado de nossas ações, a fim de melhor relatório sobre o que foi, possivelmente, ajudar o crescimento.


 
Active editors on Portuguese Wikipedia growth variation
 
New articles per Day on Portuguese Wikipedia growth variation
 
New editors on Portuguese Wikipedia growth variation
 
Very active editors on Portuguese Wikipedia growth variation

Programa de Educação edit

Durante o ano de 2012, temos pilotou o Programa de Educação em duas fases : a primeira, começou com um único contratante , em dezembro de 2011 , envolvendo cinco professores de algumas das mais renomadas universidades do Brasil para desenvolver as atribuições de classe para os artigos da Wikipédia .

Este primeiro piloto serviu-nos com muitos aprendizados : percebemos que o menos familiar que o professor estava com Wikipedia , o mais difícil era obter artigos migrado para o domínio principal. Além disso, apesar dos esforços de alguns embaixadores de campus , os cursos em São Paulo não alcançar os resultados que esperávamos . Um dos cursos do Rio também foi cancelada pelo professor , porque ela não encontrou o sábio para expor alunos do primeiro ano para a tarefa de criar novos artigos ou significativamente melhorá-los. Em vez disso, ela correu um piloto com um curso de extensão (a menor, mas voluntária e focado em curso Wikimedia ) .

Uma de nossas impressões sobre o primeiro piloto era que os professores não têm uma idéia realista de quanto os esforços que fazem atribuições de classe para Wikipedia exigiria (e , na verdade, nem nós fizemos até a nossa primeira experiência ) , e também eles não estavam comprometidos com o mesmo metas e métricas que esperávamos como resultado do programa . A outra conclusão foi que não devemos definir previamente quais as universidades que devemos focar a . Em vez disso , devemos levantar informações sobre os planos feitos pelos professores, a estrutura disponível ea existência de embaixadores para apoiá-los , para tomar a decisão sobre onde devemos concentrar a nossa atenção . Além disso , nós também percebemos que não deve restringir o programa para professores de nossos círculos conhecimento prévio .

 
Workshop for professors selected in the open call in the Brazilian Wikipedia Education Program

Tendo tudo isso em mente , decidimos lançar uma chamada para professores brasileiros. Gostaríamos de selecionar 15 propostas para apoiar os durante o segundo semestre. Recebemos 36 propostas, das quais foram selecionados 16. No entanto, muitos deles foram afetados pela greve nacional liderado por universidades federais . Somente os privados e estatais poderiam realmente desenvolver o projeto ao longo do segundo semestre de 2012. Isso também tem impactado nossos planejamentos para o treinamento (originalmente um em São Paulo e uma no Rio) e tivemos que adaptar as sessões de treinamento para uma diversidade de calendários , organizando 4 sessões de formação: em São Paulo, Rio, Paraná and Espírito Santo.

Por causa da greve de professores , durante o primeiro semestre de 2013 , muitos cursos selecionados foram ainda em curso , os alunos foram desenvolvendo artigos e professores revisá-los . Alguns professores deram continuidade a esse trabalho, mas decidimos melhorar nossa estrutura de apoio antes de abrir um novo concurso público .

Os WikiProjects Bot edit

Nós colocamos nossos esforços na melhoria de materiais de impressão on-line e, assim como para executar um piloto com profissionais do sistema de saúde brasileiro , a fim de melhorar artigos em suas respectivas áreas - para isso, investimos no desenvolvimento de um [ [w: pt : Wikipédia : Robôs / Pedidos_de_aprovação / Wikiprojetosbot | bot ]] , semelhante ao bot Casa de Chá , que irá convidar pessoas editando artigos relacionados com a saúde para participar do projeto Wikimedicine . Depois de uma fase de desenvolvimento longo e muitos testes , o bot tem uma bandeira e será executado neste semestre . O meetup nacional dos departamentos alvo do sistema de saúde o Brasil também foi adiada para este semestre , por isso vamos participar disso, apresentar o projeto e enviar mais de um e-mail com instruções e tutoriais para os participantes .

O presente / futuro do programa edit

Temos vindo a trabalhar em fornecer o material e incentivar os professores a desenvolver atividades durante o período de curso withing projetos Wikimedia . Enquanto nos concentramos no primeiro ano e meio em artigos da Wikipedia , agora estamos mais abertos a diferentes abordagens , desde que eles se envolvem mais pessoas nos projetos e / ou trazer conteúdo novo e bom. O desafio aqui é ser didática , simples e atraente. Mas, através de exemplos do que pode ser feito , acreditamos que vai envolver mais professores universitários e professores do ensino médio para o mundo Wikimedia, e produzir resultados a médio e longo prazos.

Para saber mais sobre o programa edit

Fique a saber mais sobre o 34 cursos para que nós fornecemos apoio e aprendizados. Entre os nossos resultados, concluímos que, apesar de alguns embaixadores foram extremamente importantes no programa brasileiro, o envolvimento dos próprios professores é a chave para o sucesso do programa. Em geral, os professores que foram mais diretamente envolvidos em linha obteve melhores resultados do que os que se baseavam principalmente em embaixadores para começar o programa desenvolvido.

Localização e criação original de tutoriais edit

Nós reconstruímos a página principal programa de educação, a fim de cumprir os nossos objetivos atuais do programa: torná-lo mais e mais independente de nós , criando uma rede em que os professores ajudam uns aos outros e à comunidade membros e os professores podem coordenar o trabalho que pretendem fazer juntos. Nós também localizada a extensão do programa de educação , ainda estamos sendo conservadores sobre isso desde que ouvimos que haverá uma remodelação geral do que isso.

 
Encontro das Faculdades Integradas Rio Branco sobre a localização de tutoriais em Português

A equipe brasileira foi localizar e criação de materiais de impressão on-line e de forma a permitir a sustentabilidade e crescimento de o projeto, que até agora tem sido muito dependente de nossos consultores. Envolvemos os alunos do Curso de Design of Faculdades Integradas Rio Branco para localizar tutoriais em Português .

Também apoiamos a comunidade na criação de Tutorial, sugerindo, oferecendo a tradução e ajudar na localização. Após o pontapé inicial, a comunidade acabou fazendo quase todo o trabalho e agora estamos finalizando e sugerindo localização e mudanças.

Também produziu, em parceria com a Universidade Gama Filho , uma série de vídeos para ensinar seus alunos de ensino à distância sobre os projetos da Wikimedia , bem como a forma de editar a Wikipedia e exercer a Wikimedia Education Programa . Temos convidou a comunidade a participar e os resultados podem ser verificados em Commons:Category:Vídeos_para_curso_de_tradução_da_Universidade_Gama_Filho.

A análise dos dados edit

As atividades de envolvimento da comunidade são realizadas através de um conjunto de abordagens: análise de dados : o apoio da comunidade na melhor compreensão e avaliação do desenvolvimento dos projetos da Wikimedia , especialmente Wikipedia , fornecendo dados para análises.

Estamos também a apoiar a comunidade na construção de uma página de referência para a Wikipedia em Português [ http://tools.wmflabs.org/ptwikis WMF ToolLabs ].

Verifique alguns dos produtos :

  • [ Https://toolserver.org/ ~ jonas_agx / Timeline tempo relativo estatísticas gerais e eventos / alterações na Wikipedia ] : Este cronograma foi criado a partir de uma lista construída por membros da comunidade sobre os principais eventos ao longo da história da Wikipedia . A idéia é permitir a edição fácil da comunidade para ajudar a qualquer um entender se (e em que medida ) mudanças nas regras, mudanças na comunidade , mudanças de tecnologia impactou o crescimento da Wikipédia. Foi recentemente adicionou o recurso de atualização automática através da adição de eventos no Wikipedia página .
  • Planejamento para análises e experiências : : Convidamos a comunidade para escrever colaboratively as análises e agenda experimentos. Este documento deve agora ser revisto para combinar este termos do projeto de parceria.
  • Pesquisa sobre reverte , vandalismo e os efeitos da captcha ( fase 1] ] e [ [: pt : Usuario: HAndrade_ (WMF) / Pesquisa_Vandalismo / Segunda_Fase | fase 2 ) : Durante a remoção controverso do modo de emergência de captcha em Wikipedia Português , desenvolvemos uma pesquisa sobre reverte e vadalism , ajudando a comunidade a tomar decisões baseadas em dados relativos a luta vadalism . Ele fez a comunidade repensar suas preocupações sobre o crescimento e trabalho administrativo , e levou a uma força-tarefa de melhoria Filtro abuso .
  • Geolocated edições  : criamos uma página que mostra os países partes de edições na Wikipédia Português .
  • Pt : Wikipédia : Ptwikis  : Estamos ajudando comunidade para aprender como acessar os dados wikipedia utilizando os bancos de dados de ferramentas e laboratórios estão criando ferramentas de monitoramento neste ambiente de desenvolvimento compartilhado . As ferramentas disponíveis no ptwiki pode ser encontrada [ http://tools.wmflabs.org/ptwikis/ aqui ] .
  • edições móveis contar: criamos em um ambiente de comunidade compartilhada em laboratórios de ferramentas um gráfico que mostra as edições feitas usando a interface móvel, usuários registrados e anônimos . Esta interface está pronto para mostrar os dados de todos os Wikipedia , mas as lendas ainda precisa ser internacionalizada.
  • estatísticas mensais: de uma atualização regular muito básica e manual de nossas estatísticas mensais, evoluímos para a página referida, fazendo gráficos que mostram as tendências e comparações do principal estatísticas sobre Wikipedia.
  • Estatísticas anuais: Com base nos dados de estatísticas mensais, estamos analisando variação anual das principais estatísticas sobre Wikipedia Português .
 
Hackathon: building data analyses community and improving filters for the Portuguese Wikipedia
  • Avaliação do Programa de Educação: começamos um piloto para medir o comportamento alunos durante os cursos oferecidos no contexto do Programa de Educação Wikipedia. Esperamos ter esses dados gerada automaticamente com os mediawiki WEP implantados na Wikipedia Português .
  • Tradução de conteúdo técnico: uma grande quantidade de documentação do MediaWiki não está traduzido para o Português . Temos vindo a traduzir um pouco dessa página para permitir que pessoas que não falam Inglês membros da comunidade de ter acesso a essas informações.

Análise de dados construídos pela comunidade: apoiar a comunidade no desenvolvimento de habilidades para criar e analisar dados de forma independente : um portal centralizando o acesso a uma variedade de dados (ambos cru e recolhidas / organizado ) e how-tos foi criado ( que ainda vai ser editado , mas o lançamento da versão 1.0 está quase pronto ) . Além disso, o portal sobre a análise de dados criado em Meta foi traduzida para o Português, tornando-o disponível para pesquisadores e voluntários ansiosos para trabalhar na análise de dados brasileiros.

Comunitário de Apoio edit

 
Education Program present at the International Free Software Forum at Porto Alegre, Brasil

Nossos relatórios edit

Os relatórios semanais ( em Português) edit


Relatórios Mensais === ===

As reuniões da equipe === ===

Referências edit