Destaques da Wikimedia, Abril de 2015

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, April 2015 and the translation is 100% complete.


Aqui estão os destaques do blog da Wikimedia de abril de 2015.


"Is Wikipedia a dance?" video by Michael Epaka, CC BY-SA 4.0. Roger Moore photo by Allan warren, CC BY-SA 3.0. Freedom of Panorama map by Quibik, CC BY-SA 3.0. "Wiki Loves Earth" photo by Mikipons, CC BY-SA 3.0. Mexican Edit-a-thon photo by Thelmadatter, CC BY-SA 4.0. Collage by Andrew Sherman, CC BY-SA 4.0.

Novos recursos no aplicativo da Wikipédia para iOS ajudam leitores a acessar, explorar e compartilhar conhecimento

Agora você pode compartilhar um fato da Wikipédia com amigos nas redes sociais, como mostrado aqui.Video by Victor Grigas also on YouTube and Vimeo, CC BY-SA 3.0.
O aplicativo atualizado da Wikipédia para iOS lhe permite compartilhar informações com amigos facilmente através do seu iPhone ou iPad. Outras novidades incluem imagens grandes no topo de cada artigo, pesquisa melhorada e sugestões para mais descobertas. Baixe-o hoje!

Wiki Learning realiza uma editatona massiva no Tec de Monterrey (Instituto de Tecnologia de Monterrey) na Cidade do México.

 
Estudantes postam fotos no Dia 2 da editatona no Tec de Monterrey, no Campus Cidade do México. Photo by Thelmadatter, CC BY-SA 4.0.
Em março de 2015, o Programa de Educação do Tec de Monterrey (Wiki Learning) realizou uma editatona de três dias em três campus na Cidade do México. Cerca de 300 estudantes participaram, criando ou editando mais de 200 artigos na Wikipédia em espanhol. Eles também adicionaram centenas de fotos e 27 programas de rádio informativos.

O primeiro segmento sobre a campanha de sensibilização da Wikipédia para televisão em Camarões (video)

Veja este divertido vídeo para TV: “Wikipédia? Isso não é uma nova dança?” Video by Michael Epaka also on YouTube, CC BY-SA 4.0
Os primeiros anúncios na televisão sobre a Wikipédia nos Camarões foram criados como parte de uma campanha focada em apresentar a Wikipédia neste país do oeste africano, onde o uso e o conhecimento sobre a Wikipédia tem sido historicamente baixo. Iolanda Pensa, pesquisadora na University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland (SUPSI) e ex-diretora científica do WikiAfrica, produziu esta campanha de conscientização, com Mike Epacka e outros na doual’art, uma organização cultural sem fins lucrativos com sede em Douala, Camarões.

O fotógrafo de celebridades Allan Warren compartilha as grandes imagens na Wikipédia

 
Retrato tirado pelo fotógrafo britânico Allan Warren de Roger Moore (acima).Crop by Andrew Sherman, "Sir Roger Moore 3.jpg" by Allan warren, CC BY-SA 3.0.
O fotógrafo britânico Allan Warren já retratou vários artistas e políticos famosos, desde Roger Moore até Sophia Loren e o Príncipe Charles. Nos últimos anos, ele carregou várias de suas imagens no Wikimedia Commons. Seus retratos chamaram nossa atenção, então decidimos contatá-lo para fazer uma entrevista.

Apresentando a nova loja da Wikipédia

 
“Free Knowledge t-shirt”.Photo by Nirzar Pangarkar, CC BY-SA 4.0.
A nova loja da Wikipédia agora apresenta novos itens, como lápis que podem ser plantados e crescem transformando-se em sálvia, calêndula ou manjericão. Novos modelos de camisetas e outras ofertas incríveis também foram adicionadas à loja. Todas as vendas destinam-se a apoiar a comunidade Wikipédia.

Um wikimediano pede a membros do Parlamento Europeu uma reforma nas leis de direitos autorais

 
Um mapa do continente europeu. Map by Quibik, CC BY-SA 3.0.
As leis de direitos autorais europeias são muito complexas, como mostrado neste mapa: apenas países destacados em verde permitem tirar fotografias de prédios em áreas públicas -- uma lei conhecida como "liberdade de panorama". Defensores do conhecimento livre estão pedindo que todos os países da União Europeia adotem essa lei. Para resolver este problema, um colaborador de longa data da Wikimedia viajou a Bruxelas para reunir-se com membros do Parlamento Europeu e explicar por que é necessária uma reforma nas leis de direitos autorais.

Junte-se ao Wiki Loves Earth 2015: ajude a capturar o nosso patrimônio natural

 
O Wiki Loves Earth exibe fotos deslumbrantes de recursos naturais ao redor do mundo, como esta imagem do parque Aiguamolls de l’Empordà, na Espanha - que foi selecionada como uma das vencedoras do ano passado.Photo by Mikipons, CC BY-SA 3.0.
O Wiki Loves Earth 2015 começou no dia 1° de maio e convida você a contribuir com fotos de patrimônios naturais em todo o mundo. Este concurso internacional de fotografia é organizado pela comunidade da Wikimedia, com a ajuda dos capítulos da Ucrânia e Polônia. Esperamos que você participe!

Andrew Sherman, Estagiário de Comunicações Digitais, Wikimedia Foundation