Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Adam Wight/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Adam Wight and the translation is 100% complete.

Adam Wight

Adam Wight (Adamw)

Adamw (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
Adam Wight
  • Pessoal:
    • Nome: Adam Wight
    • Localização: Berlim, Alemanha
    • Idiomas: en-N, es-2
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: 2012
    • Atividade nas Wikis: Mediawiki, meta
Declaração (Não mais que 450 palavras) Problema: Nossas instituições devem refletir nosso movimento. Se o conhecimento é uma montanha, então devemos ser jardins em terraços que se estendem por suas encostas, em vez de uma fortaleza construída no cume. Os Wikimedistas se espalham em cada assunto e língua, em vez de construir um único projeto dominante em alguma língua colonial. Mas a Fundação Wikimedia é dominante, sua receita é mais de 12 vezes maior do que a do maior capítulo.

"Proposta": Aumentar progressivamente a proporção de recursos destinados a organizações locais menores, fazer com que estas assumam muitas das funções da Fundação. Decisões sendo tomadas por todo o movimento, tomadas por uma confederação de grupos locais.

Problema: Editores e colaboradores criam toda a nossa riqueza, mas têm controle minoritário sobre a eleição dos representantes da Diretoria.

Proposta: Os colaboradores elegem diretamente o Conselho completo da Fundação Wikimedia, uma pessoa um voto. Isto exigirá que o Conselho altere seu Estatuto Social e possivelmente requer conversão (de volta) para uma organização de membros. Então, questões futuras serão resolvidas de acordo com o mandato popular.

Problema: Os limites de nossos projetos estão bem guardados. Quaisquer novas comunidades só podem ser lançadas após um longo e difícil processo, e somente se forem semelhantes a projetos existentes e enraizados em valores semelhantes. Os muitos que são negados devem recorrer à hospedagem comercial ou de outro tipo, com políticas de segurança inconsistentes, licenciamento e até mesmo com publicidade imposta.

Proposta: Precisamos de uma diáspora de projetos, como uma fazenda wiki aberta e sem anúncios, com financiamento estável e segurança comunitária consistente. Podemos também dar nova vida ao movimento com: edição colaborativa em tempo real, parceria com jornalistas para combater a desinformação e chegar além da vida no wiki com iniciativas como o Knowledge Equity Fund.

Sobre mim: Como membro do Conselho de Administração, vou insistir na democracia direta e me comprometerei a apoiar qualquer reavaliação ou votação referendária dos colaboradores. Minhas prioridades estão alinhadas com as recomendações estratégicas e o resultado da revisão da governança de 2019, e estou feliz em ouvir os outros e adaptar o que eu defendo conforme necessário.

Minha formação profissional é principalmente como desenvolvedor de software, ou como trabalhador manual, dependendo do que eu possa encontrar. Gosto de organização comunitária, ajudei a iniciar um coletivo de alimentação de calçada, uma escola gratuita e, junto com outros, tentei sindicalizar o pessoal da Fundação Wikimedia. Ajudei a manter lojas de artes industriais e vejo alguns paralelos ao que precisa ser feito como membro do Conselho: criar uma estrutura que permita a cada indivíduo prosperar e ser criativo, manter as luzes acesas e conversar muito com todos.

Minha experiência wiki tem um total de 9 anos como pessoal da WMF e WMDE. Posso dizer que o citado pessoal respeita universalmente o que eles chamam de "Comunidade" e se alguma coisa pode ser dita, é que possuem um pouco de medo dos editores. Vou trabalhar para reconstruir a confiabilidade da Fundação.

Top 3 prioridades do Conselho 1. Democracia: Eleger a Diretoria completa, com colaboradores reconhecidos como os proprietários legais da Fundação.

2. "Diversidade": Eliminar gradualmente alguns dos papéis desempenhados pela Fundação, concentrando-se na coordenação entre capítulos, administração de marcas, direito internacional e questões de segurança. Aumentar consideravelmente a proporção de fundos distribuídos às entidades locais. Avaliar a divisão de organizações para focar no MediaWiki e outra para fornecer hospedagem wiki.

3. Diáspora: Apoiar uma fazenda wiki sem fins lucrativos aberta a todos, com o benefício de uma estrutura de segurança uniforme.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento 1. Equidade na tomada de decisões

2. Segurança e inclusão

3. Inovar em conhecimento livre

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:28, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 01:02, 30 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

Desenvolvedor do software da WMF, 7 anos. Desenvolvedor do software da WMDE, 2 anos.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

Não

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Não

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

Engenheiro de Software.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Não

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Não

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Não

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Não