Diretora Executiva da Fundação Wikimedia/Atualizações/Atualização de Três Meses e Esboço do Plano da Fundação Wikimedia

Atualização de Três Meses e Esboço do Plano da Fundação Wikimedia

Olá a todas e todos,

É a minha terceira vez escrevendo a vocês neste formato. Minha primeira nota foi em 14 de setembro do ano passado quando minha nomeação foi anunciada, depois em 14 de janeiro quando eu compartilhei o que eu ouvi de muitos de vocês na rodada de encontros, e agora em 14 de abril para refletir sobre meus primeiros três meses como CEO da Fundação Wikimedia. Eu estou em casa na África do Sul após alguns meses nos Estados Unidos, onde o ponto alto de entrar na Wikimedia foi reunir colegas – voluntários, editores, afiliados, equipe da Fundação, membros do conselho – para conectarem-se num nível humano. Eu sinto que reunir-se presencialmente de novo, onde é seguro e prático fazê-lo, pode ajudar todos nós a construir e reconstruir relações.

Reforçar conexões uns com os outros, e com o mundo ao nosso redor, é parte do que eu refleti na minha carta sobre "Enigmas e Prioridades" que sucedeu conversas com centenas de Wikimedistas. Três meses depois, eu quis dividir um pouco do progresso que começamos a fazer nestas prioridades.

Prioridade 1: Plano Anual da Fundação

Minha maior prioridade foi reimaginar a maneira como nós lidávamos com planejamento na Fundação Wikimedia. Desde janeiro, nós fizemos o seguinte:

  • Nós começamos perguntando o que o mundo precisa de nós agora - uma pergunta que eu ouvi de muitos de vocês ano passado. Um ponto de partida para o planejamento deste ano foi olhar para algumas (não todas) as tendências-chave no mundo à nossa volta: do ressurgimento da regulação governamental às crescentes ameaças da má informação e desinformação, a natureza mutável da busca, e crescentes demandas globais por conteúdo. Nós promovemos uma conversa da equipe em janeiro e pedimos às comunidades suas ideias adicionais.
  • Depois tentamos responder – de duas formas – a pergunta sobre como os recursos atuais da Fundação estavam sendo alocados agora: (1) uma visão geral organizacional olhando para como a Fundação coletivamente apoia projetos Wikimedia, regiões, comunidades e públicos linguísticos; e (2) visões gerais de departamentos para ajudar nossa equipe a entender todo o trabalho atual. Estes processos passaram por 2-3 iterações desde janeiro com base em sugestões por mais melhorias de nossos times.
  • Nós também provemos direcionamentos para aumento mais lento de orçamento. A Fundação Wikimedia cresceu muito rapidamente nos últimos 3 anos – aumentando seu orçamento em mais de 30% no ano passado com a adição de mais de 200 pessoas desde 2020. Isto não continuará conforme estabilizamos esta expansão e garantimos que novos recursos estejam entregando o máximo de impacto para nossa missão. Nós antecipamos um aumento de 17% no nosso orçamento de 2022−2023, a maior parte do qual representando inflação e outros custos de ano para ano. O financiamento para outras entidades do movimento (indivíduos ou afiliados) aumentará no próximo ano em pelo menos os mesmos 17%, se não mais. Porque a maior parte do orçamento próprio da Fundação está alocado para custos com equipes, nossas decisões de recursos mais importantes são sobre o tempo e o desempenho de nossas pessoas e equipes.
  • Nós passamos um tempo refletindo sobre a direção estratégica que deveria guiar nosso planejamento anual. Os planos anuais recentes da Fundação Wikimedia identificaram importantes objetivos de alto nível e objetivos a médio prazo. Historicamente, não tem sido sempre claro como esses objetivos se relacionavam com a estratégia de movimento, um processo de vários anos para prover clareza de direção para 2030. Nós adotamos a direção estratégica da nossa Estratégia de Movimento para guiar este plano anual e nossos objetivos organizacionais – para esclarecer como "conhecimento como serviço" e "equidade de conhecimento" podem guiar a implementação do trabalho atual e futuro da Fundação.
  • Por fim, o plano anual da Fundação Wikimedia sempre foi apresentado principalmente como um compartilhamento de informação de mão-única. Conforme nós focamos mais explicitamente em estratégia de movimento por meio deste plano anual, desejamos um planejamento mais deliberadamente de mão-dupla perguntando o que as outras pessoas que compartilham metas similares estão fazendo também. Para quem tem interesse em tentar isto, um planejamento mais deliberadamente de mão-dupla pode ajudar a visualizar melhor as necessidades, esforços e oportunidades coletivas ao longo das comunidades e identificar mais colaborações que podem ser desenvolvidas ou aprofundadas por região, por projeto ou por outra área de interesse.

Inspirada por nossos projetos, o esboço do plano da Fundação está no Meta como um longo documento de texto em várias línguas. Nós esperamos que este formato permitirá um engajamento maior (e multilíngue) em essências e ideias, enquanto também comunica complexidade e nuances que podem ser difíceis de atingir apenas com slides e planilhas. Nós identificamos áreas temáticas para guiar nosso trabalho para o próximo ano. Em algumas áreas, nós descrevemos desafios com soluções propostas, e em outras áreas nós definimos experimentos para simplesmente prover um ponto de partida concreto para novos meios de trabalho.

Ao longo do próximo mês, convidamos quem tiver interesse a deixar comentários na página de discussão do Meta ou participando de chamadas abertas sendo sediadas em diferentes fusos horários. Nós tomaremos nota dos comentários do Meta e das chamadas para moldar um documento final que o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia aprovará em junho.

Prioridade 2: Liderança para nossos times de produto e tecnologia

Eu destaquei em janeiro que as transições de CEOs são disruptivas para a maioria das organizações e as mudanças geralmente continuam após um novo líder ter chegado. Uma das minhas tarefas mais imediatas foi ativamente chegar e apoiar os departamentos de Produto e Tecnologia da Fundação enquanto recrutamos lideranças executivas para estas funções vitais para a missão. Eu passei a maior parte do meu tempo no primeiro trimestre com essas equipes, buscando oportunidades para melhorar nossos meios de trabalho mesmo durante um período de transição de lideranças.

Eu também estudei a história e a evolução dos departamentos de Produto e Tecnologia da Fundação, que foram primeiramente separados em 2015. Apesar do excelente trabalho em ambas as áreas, a distância entre Produto e Tecnologia cresceu em anos recentes. Neste momento, nós seremos mais bem servidos por um único líder servindo como o diretor executivo de produto & tecnologia da Fundação Wikimedia para dividir comigo a responsabilidade de planejar e executar nosso trabalho de ponta a ponta pelo produto e pela engenharia.

Contratar o talento certo neste nível é uma arte e uma ciência. Por enquanto, nós vasculhamos centenas de candidatos em uma busca global por todo o mundo, mas isso continuará sendo um processo contínuo até que encontremos o líder certo. Espero compartilhar mais informações em breve.

Prioridade 3: Nosso Valores

Minha prioridade final tem sido buscar entender como os valores organizacionais da Fundação Wikimedia são vividos na prática. Este processo continua acontecendo. Ao longo dos últimos três meses, eu comecei conversando com os grupos de recursos de funcionários diversos na Fundação, bem como com nosso Conselho de Administração.

Junto com isso, eu continuo a apoiar o processo de governança do movimento, a encontrar com alguns de nossos mais importantes colaboradores no ecossistema do conhecimento livre, e a investir em construir uma parceria mais forte com nossos conselheiros de administração, muitos dos quais também são novos em seus papeis. E eu ainda estou ouvindo e aprendendo - obrigada a todos que ofereceram tempo para conversas e para compartilhar perspectivas variadas. Desde minha chegada, eu venho me comunicando semanalmente com toda a equipe da Fundação Wikimedia e também com o conselho. Eu estou aberta a sugestões de com que frequência vocês querem me ouvir - provavelmente não toda semana!

Maryana

Maryana Iskander
CEO da Fundação Wikimedia