Plano Anual da Fundação Wikimedia/2023-2024/História

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024/History and the translation is 100% complete.

Uma História do Planejamento na Fundação

A Fundação Wikimedia está usando atualmente a Direção Estratégica de 2017 de “Equidade de Conhecimento e Conhecimento Como um Serviço” como a sua bússola para o planejamento plurianual direcionado à estratégia do movimento de 2030.

Esforços iniciais em torno do pensamento estratégico na Fundação foram primordialmente conduzidos por pessoas executivas e pelo Conselho de Administração (por exemplo por meio de análise SWOT). O processo estratégico de 2009–2010 foi o primeiro exercício para buscar opiniões que abrangessem o movimento. Ele “buscava entender e abordar desafios críticos e oportunidades enfrentadas pelo movimento Wikimedia ao longo de 2015”, e “culminou em uma série de prioridades e metas, assim como iniciativas operacionais específicas para a Fundação Wikimedia.” Olhando para trás, o Plano Estratégico de 2010–2015 que resultou disso agora é visto como ambicioso demais, com metas difíceis de atingir.

Em 2012, a diretora executiva Sue Gardner argumentou que a equipe da Fundação estava “sobrecarregada e tendo que cumprir demandas demais” e que “o grande gargalo na Fundação Wikimedia neste momento” não era dinheiro, mas “atenção organizacional”. Sue decidiu afunilar o foco da organização, centralizando seus esforços principalmente em Tecnologia e Concessão de Subsídios. Isto notavelmente levou à criação da Fundação Wiki Educação como uma organização sem fins lucrativos separada, para expandir por conta própria o programa de Educação da Fundação Wikimedia na América do Norte.

Em 2016, a diretora executiva Lila Tretikov começou uma discussão da comunidade sobre uma proposta de uma “Estratégia Interina”. Este processo foi consultivo, pedindo feedback sobre um plano predeterminado em vez de ser cocriado. A Fundação usou este modelo para guiar seus planos anuais por alguns anos.

Em 2017, a diretora executiva Katherine Maher lançou o processo de Estratégia de Movimento, um esforço ambicioso por todo o movimento para determinar uma direção estratégica compartilhada para 2030. Após meses de discussões, pesquisas, entrevistas e eventos (Fase 1), a Direção Estratégica foi apoiada por mais de cem organizações da Wikimedia. Entre 2018 e 2020 (Fase 2), nove grupos de trabalho temáticos compostos de pessoas voluntárias, equipe, afiliados e integrantes do Conselho de Administração prepararam recomendações para o movimento trabalhar rumo à Direção. A lista final de Recomendações (e Princípios relacionados) foi publicada em 2020.

Entre 2019 e 2022, as atividades da Fundação foram organizadas em torno do Plano a Médio-Prazo, uma tentativa de criar um planejamento plurianual para guiar o trabalho da Fundação até uma diretriz mais específica sair das Recomendações da Estratégia do Movimento e sua implementação.

Em 2023, o movimento está agora na Fase 3 da Estratégia do Movimento: implementação por meio de iniciativas priorizadas. Esta última fase é notoriamente afetada pela fadiga da estratégia e perda de impulso. Conquanto as Recomendações sejam consideradas necessárias, elas também são provavelmente insuficientes para cumprir a visão de 2030 do movimento Wikimedia.

Em 2022, a Fundação ancorou seu plano anual de 2022–2023 na Direção Estratégica da Estratégia do Movimento, e agora está buscando alinhar seu planejamento estratégico plurianual de maneira mais próxima da Direção, Recomendações e Princípios da Estratégia do Movimento, e outros guias estratégicos.

Ver também:

  • Estratégia no Meta-Wiki: Uma visão geral de todos os esforços de estratégia relacionados ao movimento Wikimedia, incluindo links para planos estratégicos de outras organizações da Wikimedia.
  • Uma auditoria mais detalhada de processos estratégicos de 2010–2016, escrita antes do lançamento do processo da Estratégia do Movimento de 2017.