Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft/Two-Way Planning/pt

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft/Two-Way Planning and the translation is 83% complete.


Esboço do Plano Anual da Fundação Wikimedia 2022-2023

Nós, os contribuidores Wikimedia, comunidades e organizações, promoveremos nosso mundo coletando conhecimento que represente totalmente a diversidade humana e construindo os serviços e estruturas que permitam a outras pessoas fazerem o mesmo. Nós continuaremos com nossa missão de desenvolver conteúdo como fizemos no passado, e nós iremos mais longe. - da nossa Direção Estratégica

Historicamente, o plano da Fundação Wikimedia tem sido apresentado principalmente como um compartilhamento em mão única de informação do trabalho da organização. Como o planejamento anual deste ano contribui mais explicitamente para a estratégia do movimento mais ampla e de mais longo prazo de 2030, nós passaremos este ano também perguntando a outros que compartilhem metas similares o que eles estão planejando. Conforme desenvolvemos e compartilhamos esboços iniciais deste plano, convidamos outros a compartilhar seus planos também.

Ao longo do tempo, isto pode nos ajudar a visualizar melhor as necessidades, esforços e oportunidades coletivas ao longo das comunidades e identificar mais colaborações que poderiam ser desenvolvidas ou aprofundadas por região, por projeto ou por outra área de interesse.

Nessa Juntos

Barn raising is a fundamental concept in online communities like ours.

[1]

Isso ocorre “quando uma comunidade ativamente decide vir para o mesmo local ao mesmo tempo para ajudar a atingir uma meta específica.” A metáfora vem do esforço coletivo necessário para construir um celeiro de verdade, um processo que é impossível de ser realizado solitariamente e demanda colaboração e boa vontade de uma comunidade.[2]

Wikis são construídas por pessoas se reunindo para atingir algo que uma pessoa não conseguiria sozinha. O planejamento anual da Fundação não é diferente. Conforme nosso movimento mostrou várias e várias vezes, nós somos melhores em lidar com grandes ideias e desafios quando nos juntamos. Um plano bem-sucedido que realmente nos mova para frente não pode ser construído por apenas um CEO, ou apenas uma equipe de liderança, ou apenas um pequeno grupo – mesmo que essas pessoas sejam responsabilizáveis em última análise. É preciso muito mais trabalho e esforço coletivo para moldar as coisas conjuntamente e para cocriar no espírito wiki de colaboração de boa fé.

Esperamos que isto seja um passo nessa direção.

Ler mais →

  1. http://meatballwiki.org/wiki/BarnRaising ; É daí que vêm as “Barnstars” (literalmente “estrelas de celeiro”; conhecidas na Wikipédia em Portugês como “medalhas”), como itens de apreciação por esforços individuais.
  2. Conquanto principalmente reminiscentes da América do Norte rural dos séculos XVIII e XIX, a criação de celeiros é apenas um exemplo de trabalho comunal encontrado em várias sociedades ao redor do mundo. O ideal indonésio de Gotong royong similarmente se refere a carregar fardos juntos, que às vezes é traduzido como literalmente carregar a casa do seu vizinho para um novo local.