This page is a translated version of the page Wiki Loves Pride and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
Para a campanha deste ano, veja Wiki Loves Pride/2021.

Os meses do orgulho e da história LGBT.
No espírito da Wikimedia.

Tradicionalmente, os meses de junho e outubro foram oportunidades para as comunidades lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) em todo o mundo para celebrar a cultura e a história LGBT. Uma oportunidade global para se juntar, discutir e compartilhar o conhecimento das pessoas envolvidas com as comunidades LGBT.

Wiki Loves Pride é organizada pela Wikimedia LGBT

A missão da Wikimedia é capacitar e envolver as pessoas em todo o mundo a coletar e desenvolver colaborativamente conteúdos educacionais abertos e divulgá-lo de forma efetiva e global. O desejo de catalogar e espalhar a cultura e a história LGBT é forte tanto nos movimentos LGBT quanto na Wikimedia.

Wiki Loves Pride

“Wiki Loves Pride” é uma campanha global para expandir e melhorar o conteúdo relacionado à comunidade LGBT em vários projetos da Wikimedia. As atividades da Wiki Loves Pride estão focadas em junho e outubro. Milhares de eventos e celebrações culturais LGBT são realizados em todo o mundo durante o mês de junho. Outubro é em várias nações o Mês da História LGBT (em outros países é em fevereiro - o que pode ser adicionado em anos futuros) e também se celebra a "saída do armário".

É organizado pela Wikimedia LGBT. 2013 foi um ano de "lançamento progressivo" para impulsionar as atividades futuras.

"As Wikis apresentam uma oportunidade poderosa para as comunidades LGBT documentar e compartilhar nossas experiências e conhecimento com o mundo. Quanto mais o movimento LGBT avança, mais importante é que pensemos estrategicamente em preservar nossa história e nossa cultura para futuras gerações." "[A Wikipédia] melhora com a sua compreensão. Como você entende sua estrutura e a forma como ela é criada, você pode tirar mais valor dela. Isso faz parte do que queremos ensinar nas bibliotecas - como obter o máximo de um artigo da Wikipédia e como contribuir com um artigo da Wikipédia."
Gregory Varnum
Ativista LGBT e fundador da WikiQueer
Richard Knipel
Presidente, Wikimedia da cidade de Nova Iorque

O que eu posso fazer?

Quaisquer eventos ou organizações LGBT interessadas em fazer uma atividade ou evento contribuindo com conteúdo a um projeto Wikimedia nos meses de junho e outubro (potencialmente fevereiro no Reino Unido) podem ser abrangidos pela Wiki Loves Pride. Aqui estão alguns exemplos experimentados de projetos similares. Uma atividade pode incorporar elementos de uma ou mais dessas sugestões, ou outras ideias criativas.

Encontros
Simples, mas divertido. Forneça espaço em sua biblioteca para wikimedistas locais encontrarem-se. É uma boa oportunidade para se conhecer e traçar o curso para as futuras colaborações da Wikimedia.
Maratonas de edição
Uma reunião de trabalho. Convide Wikimedistas a reunir seus recursos para uma sessão de edição, geralmente girando em torno de um tema pré-selecionado (como uma coleção particular de bibliotecas ou um tópico de interesse para a comunidade). Uma ótima chance de ver a colaboração em ação e trabalhar com os profissionais.
Oficina
Uma oficina inicial de alfabetização e edição de wiki poderia ser realizada para os funcionários ou como um programa público. Existem muitos wikimedistas com experiência em ensino on-line e pessoalmente.
Fotografia e videografia
Uma imagem fala mil palavras e um vídeo pode falar mais milhares. Fazer fotos e vídeos da cultura e história LGBT disponíveis para uso em todo o mundo aumenta a conscientização das pessoas LGBT.

Interessado?

Você está interessado em se envolver com a Wiki Loves Pride? Quer falar sobre qualquer outro tipo de colaboração de conteúdo LGBT?