EditorVisual/Boletim informativo/2015/Abril

This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2015/April and the translation is 89% complete.


Desde do último boletim, a equipa de edição corrigiu diversos erros e trabalhou na aparência do Editor Visual, do serviço de referências Citoid e suporte para idiomas com requisitos complexos. Relatórios informativos podem ser consultados em on Mediawiki.org. A lista de trabalhos de abril a junho está disponível no Phabricator.

EditorVisual

Sabia que...?

Com o Citoid no EditorVisual, pode clicar no ícone 'livro com marcador' e colar a URL para uma fonte confiável:

Imagem do primeiro diálogo do Citoid

O Citoid procura a referência por si e retorna os resultados. Clique no botão verde "Inserir" para aceitar os resultados e adicioná-los ao artigo:

Imagem dos resultados iniciais do Citoid

Depois de inserir uma referência, poderá alterá-la. Selecione a mesma, clique no botão "Editar" no menu e faça as alterações.

O manual de utilizador tem mais informações sobre como utilizar o EditorVisual.

As reuniões semanais de triagem continuam abertas a voluntários todas as quartas-feiras, às 11:00 (meio-dia) PDT (18:00 UTC). Não precisa de participar na reunião para indicar erros em consideração para o mapa de resolução deste trimestre. Em vez disso, "associe" o erro ao projeto para o trimestre da equipa no Phabricator. Saiba como participar nas reuniões e indiciar erros em mw:Talk:VisualEditor/Portal.

Melhorias recentes

O Editor Visual está agora substancialmente mais rápido. Em muitos casos, editar a página com a ferramenta é mais rápido do que com o editor de wikitexto. O novo sistema melhorou a rapidez de resolução do código em 37% e da rede em 40%.

A equipa de edição está lentamente a adicionar recursos de autopreenchimento para referências. Atualmente, estão disponíveis apenas nas Wikipédias em francês, inglês e italiano. O serviço Citoid utiliza a URL ou o DOI de uma fonte confiável e retorna referências bibliográficas pré-formatadas e preenchidas. Depois de criadas, poderá alterar ou acrescentar informações às referências, da mesma forma que pode editar outra referência no Editor Visual anteriormente inserida. Está planeado incluir o suporte a ISBN, PMID e outros identificadores. Mais tarde, os editores conseguirão melhorar a precisão e reduzir na necessidade de correções manuais ao contribuir com as definições do serviço Citoid para cada sítio.

O Citoid requer TemplateData bem preenchido para as predefinições de citação. Se desejar requisitar esta funcionalidade para a sua wiki, por favor faça o pedido no Phabricator. Inclua ligações para o TemplateData para as predefinições de referências mais importantes na sua wiki.

O menu de inserção de carateres especiais foi melhorado, baseado nos comentários dos utilizadores. Após isto, o Editor Visual foi disponibilizado para todos os utilizadores das Wikipédias da lista da Fase 5 , em 30 de março. Foram afetadas 53 médias e pequenas Wikipédias, incluindo nos idiomas sul-africano, macedónio e mongol.

Work continues to support languages with complex requirements, such as Korean and Japanese. These languages use input method editors ("IMEs”). Recent improvements to cursoring, backspace, and delete behavior will simplify typing in VisualEditor for these users.

The design for the image selection process is now using a "masonry fit" model. Images in the search results are displayed at the same height but at variable widths, similar to bricks of different sizes in a masonry wall, or the "packed" mode in image galleries. This style helps you find the right image by making it easier to see more details in images.

Pode agora agarrar e largar categorias para reordenar a forma como aparecem na página.

A janela pop-up que aparece quando clica numa referência, imagem, ligação ou outro elemento é chamada de "menu de contexto". Disponibiliza informação adicional útil, tal como o destino da ligação ou o nome de um ficheiro. A equipa também acrescentou um botão explícito "Editar" no menu de contexto, que ajuda os novos editores a abrir a ferramenta para alterar o item.

Predefinições invisíveis são assinaladas por um ícone em forma de puzzle para que possa interagir com as mesmas. Os utilizadores também serão capazes de ver e editar âncoras HTML nos cabeçalhos das seções.

Users of the TemplateData GUI editor can now set a string as an optional text for the 'deprecated' property in addition to boolean value, which lets you tell users of the template what they should do instead.

(T90734)

Perspetivas futuras

A inserção de carateres especiais no Editor Visual vai em breve usar a mesma lista do editor de wikitexto. Os administradores de cada wiki também terão a opção de criar uma seção personalizada para carateres usados com frequência no topo da lista. Instruções para personalizar a lista vão ser colocadas em mediawiki.org.

A equipa está a planear um teste do Editor Visual com novos utilizadores na Wikipédia em inglês, para conferir se atingiram os seus objetivos de tornar a ferramenta adequada para esses mesmos editores. A altura da ocasião é desconhecida, mas poderá ser relativamente em breve. (T90666)

Vamos trabalhar em conjunto

  • Partilhe as suas ideias e faça as suas perguntas em mw:VisualEditor/Feedback.
  • Consegue traduzir do inglês para outros idiomas? Por favor, verifique esta lista para saber as traduções necessárias de interface para o seu idioma. Contate-nos para criar uma conta se quiser ajudar!
  • A equipa de pesquisa de design quer saber como trabalham os editores. Por favor, inscreva-se no programa.
  • File requests for language-appropriate "Bold" and "Italic" icons for the character formatting menu in Phabricator.

Subscreva, cancele ou altere a sua subscrição no Meta. Se não está a ler este boletim no seu idioma então, por favor, ajude-nos com as traduções! Subscreva a lista de notificação para Tradutores ou contate-nos diretamente, para que seja possível notificá-lo quando a nova edição estiver pronta. Obrigado!

Elitre (WMF)