Código Universal de Conduta/2021 - consultas/discussão

This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/2021 consultations/Discussion and the translation is 100% complete.
Código Universal de Conduta

Esta página contém tópicos de discussão para o Código Universal de Conduta da "consulta à comunidade" de abril à maio de 2021. Para mais informações, veja a 2021 - página de consultas e a visão geral do Código de Conduta Universal Visão geral do Código Universal de Conduta.

Community Noun project 2280 white.svgCopie as discussões aqui.

A Fudação Wikimedia está procurando ideias para a aplicação do Código Universal de Conduta.

O objetivo desta consulta é ajudar a delinear caminhos claros para que um comitê de redação elabore futuramente propostas, as quais passarão então por uma abrangente revisão da comunidade no final deste ano. As propostas podem integrar processos existentes e/ou caminhos adicionais que possam ser sugeridos. Para mais informações sobre o projeto da UCoC, veja Visão geral do Código de Universal de Conduta .

As discussões em andamento devem ser listadas 2021 - Página de consultas. Há cinco tópicos com várias perguntas para ajudar a iniciar as conversas. O retorno (feedback) fornecido terá um impacto significativo na minuta das diretrizes de aplicação que serão preparadas após o período de comentários.

  • Por favor, não se sinta obrigado a responder a todas perguntas, concentre-se no que é importante ou impactante. Nós entendemos que dar opiniões sobre este tópico pode ser difícil.
  • Embora seja necessário descrever experiências de uma maneira geral, estas discussões não são o lugar para revisitar assuntos previamente decididos, os quais deveriam ter sido tratados em local mais apropriado.
  • Cada tópico tem várias perguntas para ajudar a entender como o Código Universal de Conduta pode interagir com diferentes comunidades.
  • Para respostas a algumas perguntas frequentes, por favor, veja esta página.

Atenção: Se você deseja relatar um incidente específico, por favor, utilize os caminhos existentes. Se este não for um caminho aceitável, será útil delinear em termos gerais porque o processo existente não funciona. Por favor, evite enviar relatórios de incidentes ou apelos a facilitadores ou organizadores. As pessoas que organizam as discussões não são os funcionários que lidam com relatórios de abusos ou solicitações específicas e não são capazes de responder como tal.


Ajuda da comunidade

  1. Como pode ser medida a eficácia dos esforços antiassédio?
  2. Que ações podem ser tomadas e que estruturas devem estar disponíveis para apoiar aqueles que estão sendo alvo de assédio e aqueles que respondem a questões de conduta?
  3. Que redes de apoio formal ou informal estão disponíveis para os colaboradores? O que é necessário para que esses grupos funcionem bem, e que desafios devem ser superados?
  4. Que oportunidades adicionais existem para oferecer apoio efetivo aos colaboradores? O que seria útil no apoio a comunidades, colaboradores, alvos de assédio e ouvidores?


Caminhos para denúncias

  1. Como podem ser melhorados os caminhos de denúncia para os alvos de assédio? Que tipos de mudanças tornariam mais ou menos desafiador para os usuários a apresentação de relatórios apropriados?
  2. Qual é a melhor maneira de garantir o tratamento seguro e adequado de incidentes envolvendo i) pessoas vulneráveis; ii) assédio grave; ou iii) ameaças de violência?
  3. Em sua experiência, quais são as maneiras eficazes de responder àqueles que se envolvem em comportamentos que podem ser considerados assédio?
  4. De que forma as vias de denúncia devem proporcionar mediação, reforma ou orientação sobre comportamentos aceitáveis?


Gerenciando denúncias

  1. Tornar mais fácil a elaboração de relatórios provavelmente aumentará o número de relatórios: de que forma a gestão dos relatórios pode ser melhorada?
  2. Que tipo de recursos adicionais seriam úteis para identificar e lidar com o assédio e outras questões de conduta?
  3. Existem recursos humanos, técnicos, de treinamento ou baseados em conhecimento que a Fundação poderia fornecer para ajudar os voluntários nesta área?
  4. Como devem ser tratados os incidentes que ocorrem além dos projetos da Wikimedia, mas que estão relacionados a eles, tais como reuniões presenciais ou on-line?


Lidando com relatórios

  1. De que forma os relatórios devem ser tratados para aumentar a confiança dos usuários afetados de que as questões serão tratadas de forma responsável e adequada?
  2. Que processo de apelo deve ser implementado se os participantes quiserem solicitar uma revisão das ações tomadas ou não tomadas?
  3. Quando opções de relatórios privados são utilizadas, como o dever de proteger a privacidade e o senso de segurança dos denunciantes deve ser equilibrado com a necessidade de transparência e prestação de contas?
  4. Quais controles de privacidade devem ser aplicados quando do rastreamento de dados em um sistema de relatórios usado para logar os abusadores persistentes ou cross-wiki?


Questões globais

  1. Como devem ser tratadas as questões onde não há um órgão local adequado para responder, por exemplo, alegações contra administradores ou funcionários?
  2. No passado, o movimento global identificou projetos que estão lutando contra dificuldades de neutralidade e questões de conduta: de que forma uma revisão segura e justa poderia ser conduzida nessas situações?
  3. Como um órgão global de resolução de disputas trabalharia com sua comunidade?