Translation requests/WMF/Board of Trustees/Pt:

O Conselho Administrativo da Fundação Wikimedia (Board of Trustees) administra a fundação e supervisiona a alocação e arrecadação de donativos. Os membros do Conselho representam a autoridade corporativa máxima da Fundação Wikimedia Inc. (artigo IV, seção 1 do regimento da Fundação Wikimedia).

O Conselho tem poder para direcionar as atividades da fundação e toma resoluções. Ele também tem autoridade para estabelecer requisitos para membros, disciplinar e suspender membros (artigo III) e para emendar o regimento corporativo (artigo VI).

O Conselho compõe-se de cinco diretores. Desde junho de 2004, dois desses cinco assentos são ocupados por membros eleitos. Em todas as instâncias, o direito a voto foi concedido a todos os membros ativos que encontravam-se elegíveis para sufrágio.

Os atuais membros do Conselho Administrativo são:

Jimmy Wales

Jimmy Wales em Paris.

Jimmy Wales é um empreendedor da Internet e entusiasta do sistema wiki, assim como fundador do projeto Wikipédia.

Jimmy nasceu na cidade de Huntsville, no estado do Alabama, nos Estados Unidos, em 1966, e é formado pelas universidades de Auburn e Universidade do Alabama. Ele trabalhou como Diretor de Pesquisa na Chicago Options Associates, uma firma do mercado futuro e de opções que então ficava na cidade de Chicago. Em meados da década de 1990, ele criou o Bomis, um portal de busca focado em aspectos da cultura pop que foi um dos primeiros a utilizar material livre licenciado pelo Projeto Open Directory.

Em 1999, Jimmy criou o conceito de uma enciclopédia que fosse livremente distribuída. Ele fundou a Nupedia, contratando o filósofo Larry Sanger como editor-em-chefe, bem como a dois programadores, para que criassem softwares para a Nupedia. O projeto, no entanto, falhou, talvez por ter-se estruturado como modelo catedrático com uma hierarquia vertical; ao contrário da Wikipédia, que se pode comparar a um bazar livre. Após dois anos de trabalho com o conceito da Nupedia, a equipe criou a Wikipédia para ajudar a direcionar conteúdo para a Nupedia. A Wikipédia tournou-se um sucesso instantâneo, mas não da maneira como fôra planejada, e a Nupedia foi fechada. Em 2003, Jimmy criou a Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos com sede na cidade de Tampa, Flórida, nos Estados Unidos, para das suporte à Wikipédia e a seus projetos associados.

Em 2004, Jimmy fundou a Wikia. Em meados de 2005, ele foi nomeado como professor associado ao Centro Berkman para Internet e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, e, em outubro de 2005, ele se juntou ao Conselho Diretivo da Socialtext, um provedor de tecnologia wiki para negócios. Jimmy vive na cidade de St. Petersburg, Flórida, nos Estados Unidos, com sua esposa, Christine e filha, Kira.

Florence Nibart-Devouard

Florence

Florence Nibart-Devouard é um dos representantes dos usuários a servir no Conselho Administrativo.

Florence nasceu em Versailles (França). Ela cresceu em Grenoble e, desde então, viveu em diversas cidades francesas, além da Antuérpia, na Bélgica e na cidade de Tempe, no Arizona, Estados Unidos.
Ela é formada em engenharia agrônoma (ENSAIA) e possui, também, um diploma DEA em genética e biotecnologia (INPL). Florence trabalha com pesquisa pública, primeiramente em aprimoramento genético de flores e, secundariamente, com microbiologia, para estudo sobre a possibilidade de correção biológica de solos contaminados por poluição. Até recentemente, Florence trabalhava para uma firma francesa, com desenvolvimento de ferramentas úteis no processo decisório referente à agricultura autosustentável. Ela juntou-se à aventura da Wikipédia em fevereiro de 2002 e é conhecida pelo pseudônimo Anthere.

Florence tem 38 anos de idade e vive na cidade de Clermont Ferrand, com seu marido, Bertrand, e seus três filhos, Anne-Gaëlle, de oito anos, William, de dez anos, e o recém-nascido, Thomas newborn.

Erik Möller

Erik na Wikimania

Erik Möller tem 27 anos de idade e vivem em Berlim, na Alemanha. Ele tem contribuído ativamente para a Wikipédia desde 2001, além de contribuir, também, com o desenvolvimento do software usado pela Wikipédia, o MediaWiki. Erik é jornalista freelance e escritor (Die heimliche Medienrevolution: Wie Weblogs, Wikis und freie Software die Welt verändern), além de administrar projetos de desenvolvimento de softwares ligados ao sistema wiki. Ele é formado em ciência de computação. Além da Wikipédia, Erik procura promover o conteúdo livre, o software livre e uma legislação equilibrada sobre direitos de monopólio sobre propriedade intelectual.

Michael Davis

Michael Davis é formado pela Universidade Williams e pela Universidade de Chicago.

Antigo presidente de operações da Chicago Options Associates, uma firma de mercado futuro e opções da cidade de Chicago, Michael é presidente de operações do serviço de hospedagem wiki para membros de Comunidade, a Wikia, Inc., e vive na cidade de St. Petersburg, na Flórida, Estados Unidos.

Tim Shell

File:TimShell2.jpg
Tim Shell, La Jolla, na Califórnia, em 2003

Tim Shell é um empreendedor da internet com interesse na ordem de auto-organização e descentralização, exemplificados pela Wikipédia. Em 1996, ele se dedicava à obtenção de diploma em ciência de computação quando optou por abandonar o curso e se dedicar aos negócios, unido-se a Jimmy Wales para fundar o Bomis.

Tim já viveu nas cidades de Chicago e de San Diego, além do estado da Flórida, e, atualmente, reside em Las Vegas.

Ex-membros do Conselho Administrativo

Angela Beesley

 
Angela na Alemanha

Angela Beesley serviu como membro do Conselho Administrativo desde junho de 2004. Em julho de 2006, ela anunciou sua renúncia ao cargo, que tornou-se eficaz a partir da eleição de seu sucessor, em 26 de setembro de 2006.

Angela é co-fundadora do serviço de hospedagem wiki para membros de Comunidade, a Wikia, e é vice-presidente de relações comunitárias da Wikia, Inc.

Angela Beesley é co-autora do livro Wikis: Tools for information Work and Collaboration, publicado pela Chandos, Oxford, em 2006.

Antes de seu envolvimento com a Wikipédia, Angela era pesquisadora educacional e desenvolvedora de avaliações estudantis.

Angela nasceu na Inglaterra e já viveu na Alemanha e na Austrália.