Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Reports/RRRR meeting Berlin/pt-br

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Reports/RRRR meeting Berlin and the translation is 100% complete.

300 anos de experiência em Wiki, 40 membros do movimento, 3 dias: uma recapitulação da reunião presencial do grupo de trabalho em Berlim, Alemanha.

Durante três dias em fevereiro, os escritórios da Wikimedia Deutschland em Berlim, Alemanha, fervilharam com intensa atividade. Com atividades do processo de estratégia do movimento, para ser preciso, pois mais de 30 membros dos grupos de trabalho Funções e responsabilidades, Fluxos de receita e Alocação de recursos se reuniram pessoalmente para a realização de workshops, discussão e finalização de um conjunto de perguntas orientadoras que serão usadas para incentivar as recomendações para a mudança estrutural do nosso movimento.

Após meses de reuniões on-line, esta foi a primeira vez que cada grupo se reuniu pessoalmente. E eles não desperdiçaram tempo, foram direto ao assunto e começaram a trabalhar.

Construindo um caminho para o movimento Wikimedia 2030, um Post-It por vez

 
Anna Rees (WMDE) CC BY-SA 4.0

O objetivo primordial do processo de estratégia do movimento é estabelecer a base que nos ajudará a promover a nossa direção estratégica. Nove grupos de trabalho estão atualmente conceituando como seria o nosso movimento em 2030. Essa visão geral sobre o nosso futuro está sendo usada para desenvolver um conjunto de perguntas orientadoras, elaboradas para incentivar respostas sobre quais mudanças precisam ser feitas estruturalmente dentro do movimento.

A reunião presencial em Berlim, Alemanha, deu espaço para os membros dos três grupos acima mencionados formalizarem os seus respectivos escopos de investigação dentro dos seus campos.

Post-Its voaram, marcadores rabiscaram e novas ideias foram lançadas. Os grupos trabalharam num ritmo alucinante e muitas conversas duraram até o anoitecer.

Dissecando o movimento

 

O 1.º dia começou com todos os três grupos se conhecendo, compartilhando as perspectivas que cada um trazia para o grupo e apresentando algumas das difíceis perguntas. Eles variaram de “sequer sabemos por que estamos fazendo isso” para “como medimos o sucesso”. Após o almoço, todos se dividiram em seus respectivos grupos para se concentrarem na área pertinente a cada um e iniciar o brainstorming. O 2.º dia se concentrou em perceber como o movimento está atualmente. As conversas se concentraram em:

  • estruturas do movimento, especialmente as funções das comunidades, afiliadas e da Fundação Wikimedia, e como estas intersectam;
  • definir “equidade”, o que isso significa em um contexto internacional e o que equidade de conhecimento realmente é em termos concretos;
  • modelos de financiamento e fluxos de receita que nos ajudarão a alcançar a nossa visão de 2030.

O 3.º dia foi o dia em que tudo começou a se integrar. Após desconstruir o movimento, os membros do grupo de trabalho começaram a formular as perguntas orientadoras.

Capturando perspectivas globais sobre o nosso movimento global

Um dos maiores desafios desse tipo de trabalho é assegurar que o máximo de pontos de vista sejam considerados. Vários membros do grupo de trabalho falaram sobre assegurar que a sua respectiva comunidade tenha representação no MSPRO como motivação para a sua integração.

Erina Mukuta (Funções e responsabilidades) do grupo de usuários da Wikimedia Uganda, resumiu isso: “Trago a opinião de uma comunidade emergente, uma comunidade que está tentando se encaixar no movimento”.

Sebastian Kersner (Fluxos de receita) da Wikimedia Argentina é novo no movimento global e falou sobre o benefício de compartilhar opiniões com as pessoas envolvidas há longo prazo: “Foi muito útil me reunir pessoalmente com pessoas que têm muita experiência. Sinto que estamos alcançando o nosso objetivo, estou muito feliz”.

Mais perguntas foram feitas do que respondidas. E isso é uma boa coisa!

Após três dias de turbilhão, cada grupo desenvolveu um conjunto de 3 a 10 perguntas orientadoras dentro da sua respectiva área que, então, refinarão na preparação da Cúpula Wikimedia no final de março. Outro resultado? Descobrimos também que o grupo, em conjunto, tem 300 anos de experiência no universo Wikimedia. Uma meta estabelecida no primeiro dia (felizmente) não foi alcançada: não conseguimos parar o nosso arquiteto do processo de estratégia do movimento, Kaarel Vaidla (nos esforçaremos mais na próxima vez). Obrigado a todos que participaram; esperamos que vocês já tenham recuperado o sono!

Qual o próximo passo para os grupos de trabalho?

Todos os nove grupos de trabalho estão trabalhando para finalizar o conjunto de perguntas orientadoras relevante para as suas respectivas áreas temáticas específicas até o início de março. Essas perguntas serão refinadas e retrabalhadas na preparação para a Cúpula Wikimedia (de 29 a 31 de março em Berlim, Alemanha). Na Cúpula, cada grupo de trabalho poderá se envolver com as principais partes interessadas (afiliadas, Fundação Wikimedia e comitês), em seu trabalho, e juntos começarem a desenvolver as recomendações para a mudança estrutural.

Sobre o processo de estratégia do movimento (texto padronizado do MSPRO)

O processo de estratégia do movimento reúne membros do nosso movimento para definir como melhor apoiar a nossa direção estratégica. Para nos ajudar a definir o melhor curso possível, estamos delineando o movimento para identificar as mudanças estruturais necessárias para nos tornarmos a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre.

Como parte disso, o foco está sobre nove áreas temáticas para reunir uma visão de 360° do status atual do movimento Wikimedia: Defesa, Desenvolvimento de capacidades, Saúde da comunidade, Diversidade, Parcerias, Produto e tecnologia, Alocação de recursos, Fluxos de receita, Funções e responsabilidades.

Mais de 90 membros do nosso movimento global formaram nove grupos de trabalho, e cada grupo de trabalho está se concentrando em uma área temática para mapear uma trajetória construída sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade; e para identificar as ferramentas, métodos, recursos e informações necessárias para assegurar a implementação eficaz das mudanças recomendadas.

 
Members of the Roles & Responsibilities, Revenue Streams and Resource Allocation Working Groups. (Martin Kraft CC BY-SA 4.0)