Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Visão global/Coordenadores e Grupo Diretor
Coordenadores de grupos de trabalho
Os coordenadores de grupos de trabalho são pontos de contato dentro de cada grupo que asseguram um fluxo de informações eficiente do grupo para as partes interessadas (p. ex., equipe principal, outros grupos de trabalho, afiliadas, comunidades, WMF) e das partes interessadas ao grupo. Dessa maneira, os coordenadores são parte integral do sucesso das discussões estruturais de reforma e das recomendações que devem ocorrer.
A equipe principal contempla as seguintes funções e responsabilidades para os coordenadores:
- Ser o ponto de contato para a equipe principal: passar informações e instruções para o grupo e coletar e transferir feedback do grupo para a equipe principal.
- Participar do grupo de coordenação composto por todos os coordenadores de todos os grupos de trabalho, para assegurar o fluxo e trocar informações entre os grupos; identificar as semelhanças e sinergias entre os grupos e evitar a duplicação de trabalho. Isso também implica na realização de chamadas mensais do grupo de coordenação.
- Coordenar a comunicação dos grupos com as partes interessadas do processo de estratégia do movimento (grupos de trabalho, equipe principal, afiliadas, comunidades, WMF, parceiros).
- Assegurar a realização de reuniões regulares e o envolvimento do grupo, ou trabalhar com a equipe principal para mapear as necessidades do grupo para participação ativa.
- Se for o caso: coordenar com a equipe principal no que diz respeito a todas as questões de disputa, assédio ou ameaças potenciais aos membros do grupo de trabalho (de dentro ou fora do próprio grupo) ou às partes interessadas do processo de estratégia do movimento.
Grupo de coordenação
Grupo de coordenação dos grupos de trabalho:
- Composto por todos os coordenadores dos grupos de trabalho e representantes da equipe principal.
- Reuniões realizadas uma vez por mês.
- O objetivo dessas reuniões é realizar conversas nos grupos de trabalho para:
- compartilhar experiências em diferentes grupos de trabalho e aprender uns com os outros;
- identificar necessidades comuns de suporte (administração, treinamento, viagem, etc.);
- trocar práticas recomendadas (ferramentas, métodos, canais de comunicação, etc.);
- explorar oportunidades de trabalho colaborativas e construir sinergias de trabalho.