Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Organização/Papel da Coordenação de Discussões

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Organize/Discussion Coordinator Role and the translation is 100% complete.
Veja a Lista de Difusão para ver quem já se inscreveu para ser um Coordenador de Discussão para seu grupo organizado.

Passo Um: Registe-se para ser um Coordenador de Discussão e prepare-se para a conversação

Para assegurar-se que estas discussões são inclusivas e inspiram maior participação, nós estamos solicitando voluntários para Coordenador de Discussão de todos os grupos organizados. Estes podem ser membros de grupos ou membros de comunidades entusiásticas que pretendem coordenar discussões. Coordenadores vigiam todos os aspectos da discussão, mas podem delegar certas tarefas(por exemplo, liderar uma sessão de discussão in-person, tomar notas, resumir os pontos chaves) para outros voluntários à medida que se ajustam. Sign up to be a Discussion Coordinator. Receberá posteriormente um convite para orientação de Coordenador de Discussão e a informação de contacto de alguém que poderá alcançar para qualquer questão relacionada com o processo ou discussões.

Quem se pode tornar num Coordenador de Discussão?

Qualquer pessoa pode coordenar uma discussão. Nós convidamos grupos organizados a trabalhar com as respectivas partes interessadas (equipa, voluntários, e contribuidores individuais) a fim de coordenar a quantidade de discussões que pretenderem. Nós estamos solicitando pelo menos um Coordenador de Discussão por grupo para organizar e iniciar a(s) discuss(ão/ões). Nós convidamos igualmente membros entusiastas das comunidades a coordenar suas próprias discussões entre colaboradores individuais. Tipos de discussões podem incluir:

  • Bloco A e Bloco B: O grupo organizado e o seus contribuidores voluntários organizam uma discussão conjunta. Recomendamos que alguém do grupo organizado seja voluntário para exercer o papel de Coordenador de Discussão.
  • Somente Trilha A: Os anfitriões do grupo organizado organizam uma discussão (ou múltiplas discussões) com seu grupo (por exemplo, empregados e Conselho somente ou só membros de um grupo de usuários específicos). Cada grupo organizado designa um (ou mais) Coordandor(a) de Discussão para liderar a coordenação para as discussões para aquele grupo.
  • Trilha B somente: Membros entusiásticos de grupos organizados ou da comunidade se oferecem para ser Coordenadores de Discussão e organizar as discussões entre contribuidores individuais.

Que encargos tem um Coordenador de Discussão?

Os Coordenadores de Discussão supervisionam todas as tarefas a seguir para garantir que as discussões são organizadas e iniciadas mas podem delegar algumas tarefas para outros voluntários para apoio:

  • Convidar membros do grupo, conselho, empregados e comunidade para participar da discussão.
  • Encorajar participantes para ler previamente o "briefing" de estratégia para garantir uma discussão informada e rica.
  • Organize uma discussão usando o guia de discussão (Podes pedir ajuda de voluntários para ajudar a gerenciar discussões presenciais. Papéis de apoio podem incluir: Facilitador, Gerenciador do Tempo e Tomador de Notas.)
  • Publique as notas de discussão em sua língua para o seu projeto local ou a plataforma aonde a sua discussão está acontecendo.
  • Resuma os pontos importantes da discussão.
    • Publique resumos em teu idioma para o seu projeto local ou a plataforma em que a tua discussão está acontecendo.
    • Envie resumos usando o formulário em inglês. Se não podes traduzir ou encontrar um voluntário que possa, envie o resumo em teu idioma local e um contato de idioma ou um voluntário traduzirá por ti.

Que tipo de suporte estarão disponíveis para os Coordenadores de Discussão?

Equipe de apoio de Discussão

Nós estaremos aqui para o apoiar. Quando se registar para coordenar uma conversação, você receberá:

  • um convite para a orientação do Coordenador de Discussão, que proverá mais informação e orientação sobre esse papel
  • informação de contato para alguém que poderá contatar com qualquer pergunta sobre o processo ou discussões

Apoio linguístico:

Porque é importante que nós oiçamos de todos, teremos acima de 17 especialistas em línguas e 3 pessoas de ligação ao Meta-Wiki para:

  • Ajudar a traduzir resumos de discussões da língua local para a língua Inglesa e enviar para Meta
  • ajudar a traduzir resumo de discussões na Meta de Inglês para línguas locais de modos a que o Coordenador de Discussão possa partilhar com os respectivos grupos (isto permitirá discussões nos seus projectos locais para ver o que outras pessoas de outras línguas contribuem)
  • monitore as discussões para ajudar o(a) Líder de Trilha, a equipe de apoio e a equipe central de estratégia responder a comentários inspirados ou destacados
  • outros apoios de tradução conforme necessário

Poderão os Coordenadores de Discussões ainda participar em discussões?

Sim, com certeza. Contudo, lembre-se de não deixar as suas opiniões pessoais guiar a conversa ou enviesar os resumos de discussões.

Se estás no papel de Facilitador (liderando a discussão), a tua prioridade é ajudar a guiar o grupo através da discussão e garantir que a conversa esta sendo capturada adequadamente. Deves deixar o grupo saber claramente quando estás saindo do teu papel como Facilitador e falando como um participante.

Idealmente, se o(a) coordenador(a) deseja ser um(a) participante mais ativo(a), pode pedir a alguém que seja o Facilitador para uma discussão.

Como me posso inscrever para me tornar em Coordenador de Discussão?

Se gostarias de se voluntariar como um Coordenador de Discussão para o seu grupo, por favor se registre aqui. Isso nos permitirá saber que estás planejando uma discussão e nos permitirá lhe apoiar mais nesses esforços. Uma visão geral de todos os grupos e seus Coordenadores de Discussão pode ser encontrada no Mapa de Difusão.

Existem outras oportunidades para se voluntariar para outros cargos que permitam ajudar nas discussões para além do cargo de Coordenador de Discussão?

Sim! Conquanto estamos a pedir por um único Coordenador de Discusão por Discussão com um grupo organizado ou comunidade para supervisionar todas as tarefas necessárias, sabemos que outros podem querer ajudar algumas tarefas (como convidar pessoas para a discussão, tomar notas, ou ajudar a traduzir resumos até ou do Meta). Encorajamos envolvimento em qualquer nível desejado (e temos certeza que os Coordenadores de Discussão apreciarão o apoio extra). Coordenadores de Discussão serão encorajados a ou entrar em contato com o encarregado da língua do seu projeto ou envolver a comunidade local ou temática na wiki, tal que qualquer um interessado pode contribuir pode entrar em contato com eles e oferecer apoio.